Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançados em 2014

E book Midiatização da tragédia de Santa Maria

Midiatização da tragédia de Santa Maria
Tipologia: E-book
Resumo: A coletânea apresenta 27 autores, 25 brasileiros e dois atuando no estrangeiro (Argentina e Estados Unidos), de dez diferentes instituições de pesquisa e está composta por 18 textos, que se dedicam a analisar a midiatização do incêndio na Boate Kiss, uma catástrofe biopolítica de nosso tempo.
Referência: Ada Cristina Machado Silveira; FAUSTO NETO, A.; KEGLER, Bruno; DALMOLIN, A. R.; ORELHANA, C.; GUIMARÃES, I.P.; BARROS, J. Midiatização da tragédia de Santa Maria. 1. ed. , 2014.
 
TICs para inclusão social: cidadania, educação ambiental e agroecologia
Tipologia:
Resumo:
Referência: Ada Cristina Machado Silveira. TICs para inclusão social: cidadania, educação ambiental e agroecologia. 1. ed. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2014. v. 1. 88p.
 
Educação ambiental: cidadania e agroecologia
Tipologia:
Resumo:
Referência: Ada Cristina Machado Silveira; HILLIG, C. Educação ambiental: cidadania e agroecologia. 1. ed. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2014. v. 1.
 
Livro Imagem. estratégia discurso e sentido
 
Imagem: estratégia, discurso e sentido
Tipologia: E-book
Resumo: O Ebook é uma iniciativa dos participantes do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Imagem Fabiano Maggioni, Doutor, Magnos Cassiano Casagrande, Mestre (ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da UFSM), e do Professor Dr. Adair Caetano Peruzzolo, coordenador do grupo de pesquisa e professor do POSCOM/UFSM. Esta publicação faz circular uma dúzia de textos, cujo objeto empírico é a imagem. Dois deles são de pesquisadores que participaram de avaliações e prestigiaram os trabalhos do grupo, Norberto Minguez e Ximena A. Carreras Doallo. Os outros dez são textos de participantes efetivos do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imagem, com análises de objetos de suas respectivas áreas de formação: “Jornalismo, Tevê e Foto” e “Publicidade e Propaganda”. O Ebook é fruto de um esforço coletivo, os que estudaram, os que pesquisaram, os que estimularam e os que tornaram possível pelos recursos alocados. Persegue-se o objetivo de fazer circular ideias para ensejar trocas de teorias e metodologias que façam avançar a análise e compreensão desta questão nuclear da nossa cultura, que é a imagem.
Referência: Adair Caetano Peruzzolo; MAGGIONI, F.; CASAGRANDE, M. C. Imagem: estratégia, discurso e sentido. 01. ed. Santa Maria: FACOS UFSM, 2014. 205p
 
Livro Documentário e o Brasil na Segunda Guerra Mundial
Documentário e o Brasil na Segunda Guerra Mundial: o antimilitarismo e o anticomunismo como matrizes sensíveis
Tipologia: Livro
Resumo: O autor investiga a representação da FEB e dos ex-combatentes brasileiros no cinema documentário contemporâneo dos anos de 1990 e 2000, compreendendo a relação desses filmes com a memória da FEB e da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Em 60 anos de pós-guerra, o cinema brasileiro visitou o passado dos ex-combatentes tendo (res)sentimentos de outros tempos como matéria-prima, ora encarregando-se de desmistificar a memória de uma FEB vitoriosa e heroica por meio da ironia – como artifício narrativo –, ora travando uma luta contra o esquecimento e a denegação. Documentário e o Brasil na Segunda Guerra Mundial é um livro sobre cinema e história, sobre filmes que nos ensinam que o documentário é um “lugar” onde trincheiras são erguidas para o embate com as memórias e os ressentimentos de outros tantos tempos que não o agora da produção cinematográfica.
Referência: Cassio dos Santos Tomaim. Documentário e o Brasil na Segunda Guerra Mundial: o antimilitarismo e o anticomunismo como matrizes sensíveis. 01. ed. São Paulo, SP: Intermeios; FAPESP, 2014. 314p.
 
Livro Pesquisa em comunicação
Pesquisa em comunicação: olhares e abordagens
Tipologia: Livro
Resumo: O livro Pesquisa em comunicação: olhares e abordagens reúne nove capítulos de pesquisadores que contribuem, a partir de sua experiência de pesquisa e com questionamentos inovadores, para ampliar a discussão metodológica no campo da comunicação. A partir do pressuposto de que é o objeto que demanda o percurso metodológico em qualquer pesquisa propõe olhares e abordagens possíveis de acordo com a formação teórica e epistemológica dos autores.
Referência: Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello; RUBLESCKI, A. S. Pesquisa em comunicação: olhares e abordagens. 1. ed. Santa Maria: FACOS/UFSM, 2014. v. 1. 232p.
 
Livro Estudos de Recepção Latino Americanos
Estudos de Recepção Latino-Americanos: métodos e práticas
Tipologia: Livro
Resumo: Este libro toma la posta de los publicaciones previas, también fruto de las presentaciones y discusiones articuladas en el marco del Grupo de Trabajo (GT) “Estudios de Recepción” de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). Como en los anteriores (Orozco, 2002; Jacks, Piedras y Sánchez, 2006), este libro constituye un esfuerzo de selección de los trabajos presentados en el XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, realizado em Montevideo, Uruguay, en Mayo de 2012.
Referência: Veneza Mayora Ronsini; COGO, D.; Repoll, J. Estudos de Recepção Latino-Americanos: métodos e práticas. 1. ed. Belatterra: Institut de la Comunicació – Universitat Autònoma de Barcelona, 2014.