Dr.ª Juliana Petermann – O ensino e a aprendizagem de criação publicitária (em andamento desde 2013)
Descrição: Diante das complexidades e flutuações do mercado publicitário e do que diz respeito à formação de um sujeito criativo, atentamos para a necessidade de averiguar as disciplinas de criação publicitária e suas correlacionadas. Consideramos a área de criação publicitária enquanto instituição, recorrendo de início a demarcação de um lugar institucional visto sobre as perspectivas de campo sugeridas por Bourdieu. Diante da complexidade do campo, projetamos a necessidade de descortinar o olhar do publicitário professor, que antemão, não foi preparado formalmente para discutir a pedagogia em seu referencial crítico. Acrescenta-se a isso a premência do debate sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Publicidade e Propaganda. Como nós professores nos (com)portaremos em sala de aula diante da iminente atualização das DCNs? Por isso, não devemos deixar de examinar como estamos ensinando Publicidade e, por extensão, como estamos nos qualificando para ensinar diante das novas diretrizes. Parece-nos inócuo atualizar as diretrizes curriculares se o processo de ensino-aprendizagem não avançar em paridade. Para tanto, o professor deve estar preparado. Assim, esta investigação possui como eixo o ensino de criação publicitária, ou seja, as práticas de professores em disciplinas da área de criação publicitária, tendo a sala de aula como campo de observação e a cartografia como perspectiva de orientação metodológica, visto que se trata de um objeto complexo de investigação. Portanto, a partir do panorama apresentado, o problema de pesquisa se impõe: quais são as práticas institucionalizadas no ensino de criação publicitária e como se constitui o habitus do professor, considerando especialmente os capitais simbólico e cultural? Todavia, para responder a questão-problema é indispensável conhecer o fazer em sala de aula em instituições educacionais. Assim, a ida a campo prevê a coleta de materiais didáticos e a gravação em áudio e vídeo de aulas de disciplinas cuja finalidade é o ensino de criação publicitária em quatro instituições públicas (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; Universidade Federal do Paraná – UFPR; e Universidade de São Paulo – USP) e em outras três instituições particulares (Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc; Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM; Universidade Tuiuti do Paraná – UTP). Para tanto definimos como objetivo geral: Analisar, nas Instituições de Ensino Superior investigadas, as práticas pedagógicas institucionalizadas nas disciplinas da área da criação publicitária e o modo como se constitui o habitus dos professores, a partir dos capitais simbólico e cultural.