Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Publicidade, Criação e Ensino

Líder: Drª. Juliana Petermann

Estão vinculadas ao grupo as seguintes pesquisas: 1) Mecanismos de institucionalização e legitimação da criação publicitária 2) O subcampo da criação publicitária, a constituição do habitus e seus mecanismos de institucionalização, desde a formação acadêmica até a atuação no mercado publicitário.

Linhas de Pesquisa:

– Práticas Criativas em Publicidade: Averiguar os esquemas de institucionalização tanto na academia quanto no mercado da criação publicitária, conduzidos pelas perspectivas do habitus e dos capitais que este aciona: social, cultural e econômico. Por meio de uma movimentação exploratória e cartográfica, investigar o subcampo da criação publicitária, realizando movimentos de idas e vindas entre a academia e o mercado de trabalho, a partir dos seguintes platôs: Platô 1: questões de gênero no ensino; Platô 2: questões de gênero no mercado de trabalho; Platô 3: expectativa de atuação profissional; Platô 4: realidade de atuação no mercado; Platô 5: novas possibilidades de atuação para profissionais da criação publicitária e novas configurações de agência; Platô 6: a elaboração de anúncios publicitários frente às exigências contemporâneas que dizem respeito à diversidade, do ponto de vista acadêmico; Platô 7: a elaboração de anúncios publicitários frente às exigências contemporâneas que dizem respeito à diversidade, do ponto de vista mercadológico.

– Práticas Pedagógicas no Ensino de Criação Publicitária: Compreender, nas Instituições de Ensino Superior investigadas, as práticas pedagógicas vigentes que englobam as disciplinas da área de Criação Publicitária. Analisar, as práticas pedagógicas institucionalizadas e compreender o modo como se constitui o habitus dos professores, a partir dos capitais simbólico e cultural. Discutir e salientar novas experiências educacionais que corroboram com os processos criativos e novas representações simbólicas do saber publicitário.