Líderes: Dr. Reges Toni Schwaab e Drª Ângela Maria Zamin
Dedicado a problematizar a comunicação e o jornalismo a partir de lugares outros que possam emergir da exploração de diferentes leituras de textos clássicos do campo e da escuta aproximada das práticas midiáticas e suas transformações. Congrega estudos que fazem a travessia entre o reconhecimento e a escrita do espaço, do tempo e do outro, tomados como elementos que restam nos estudos da área, como lugares de começar, como passagens para alcançar o jornalismo no contemporâneo. O Resto – Laboratório de Práticas Jornalísticas realiza encontros periódicos para discussão de textos, debate de questões pertinentes aos temas de interesse e para socialização dos resultados das investigações vinculadas ao Grupo. Reúne pesquisadores docentes e discentes interessados nos lugares teóricos demarcados pela proposta do Laboratório.
Linhas de pesquisa:
Estudos de gênero e práticas de comunicação: Tem como objetivo produzir conhecimento sobre os atravessamento das questões de gênero nas práticas de/da comunicação;
Jornalismo, contemporaneidade e reconhecimento: Visa produzir conhecimento sobre jornalismo nas interfaces do discurso, da narrativa e na relação com o tempo presente e seus temas emergentes.
Práticas Jornalísticas: Objetiva produzir estudos sobre produtos e processos jornalísticos a partir de diferentes registros sobre as práticas e fazeres da área.