Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

WebRP: Práticas de Relações Públicas em suportes midiáticos digitais

Líderes: Dr.ª Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello e Dr.ª Daiana Stasiak.

O grupo objetiva sistematizar atividades de pesquisa na área de Relações Públicas com enfoque no estudo das estratégias de comunicação aplicadas aos suportes de comunicação digital, especialmente a internet. As pesquisas nesta área tornam-se necessárias, pois o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação faz com que os meios de comunicação deixem de ser utilizados como meros canais transmissores e passem a caracterizar uma ambiência, que oferece inúmeras possibilidades interativas, onde emissor e receptor hibridizam-se em suas funções. Esse contexto traz a necessidade de discutir a materialidade de um novo tipo de estratégia de comunicação institucional, que se manifesta nas teias da rede, está presente nas práticas cotidianas da atividade de Relações Públicas e reconfigura as lógicas de produção de sentido entre organizações e públicos. Os estudos do grupo WebRP são norteados pelo objetivo geral que busca contribuir para a consolidação das pesquisas na área de Relações Públicas com ênfase na comunicação digital, principalmente através da internet, considerada um dispositivo midiático; Com relação aos objetivos específicos pretende-se: – elaborar uma tipologia das estratégias de comunicação utilizadas por organizações em portais institucionais e mídias sociais como blogs e twitter; – identificar os tipos de interatividade com os públicos através da internet; analisar as lógicas emergentes nas práticas de comunicação organizacional; e propor atualizações da teoria e da práxis das Relações Públicas a partir das análises realizadas.

Linhas de pesquisa:

– Estratégias de comunicação em portais institucionais e mídias sociais digitais: objetiva mapear e tipificar as estratégias de comunicação utilizadas por organizações em portais institucionais e mídias sociais digitais como blogs e twitter.