Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores do Poscom participam dos encontros da SBPJor 2025

Evento ocorre de 5 a 7 de novembro na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná



A comunidade acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) integra as discussões do 23.º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), que acontece de 5 a 7 de novembro de 2025 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná.

Nesta edição, o tema central é “O Jornalismo diante das desigualdades e conflitos no Sul Global”. Referência nacional entre pesquisadores do campo acadêmico do Jornalismo, o evento reúne investigadores em diferentes estágios de formação, buscando promover uma reflexão pluralista sobre os problemas emergentes da área. 

Além de sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos, a programação conta com conferências, mesas de debate, palestras, seminários, reuniões, lançamento de livros e entrega de prêmios. 

De forma integrada e simultânea ao 23.º SBPJor, ocorrem o 15.º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor) e o 3.º Encontro Internacional de Pesquisa sobre Jornalismo (REIJor). Este último é organizado em parceria com uma rede de laboratórios de pesquisa, que incluem o Grupo de Estudos em Jornalismo (EJOR), vinculado ao Poscom/UFSM, sob coordenação da professora Laura Strelow Storch.

Confira os trabalhos do Poscom/UFSM: 

 

Trabalhos no 23.º SBPJor

A invisibilidade da comunicação de riscos na cobertura do desastre climático do RS –  Alice Balbé (Universidade do Minho), Eloisa Beling Loose (UFRGS), Josemari Quevedo (UFSM)  e Nadja Nobre (UFRGS);

A Patemização no Contexto da Catástrofe Climática de 2024 no RS – Gabriele da Silva Bordin (UFSM);

Jornalismo de Proximidade e Suas Finalidades: Proposta teórico-metodológica sobre sentidos acionados em reportagens do Matinal – Amanda Spohr Demamann (UFSM);

Jornalismo (in)dependente: pautas e modelo de negócio – Natalie Pereira Soares (UFSM);

Midiatização e narrativas contra hegemônicas: Práticas amadoras profissionais no jornalismo de proximidade – Aline Roes Dalmolin (UFSM) e Paola Martins Jung (UFSM);

Quando as fontes entram em cena: estudo sobre o documentário da RBS TV um ano após a enchente de 2024 no RS – Carine Massierer (UFRGS), Cláudia Herte de Moraes (UFSM) e Gabriella de Barros (UFRGS);

Uma proposta de periodização da Teoria do Gatekeeping – Laura Strelow Storch (UFSM) e Bruna Eduarda Meinen Feil (UFSM).

Trabalho no 15.° JPJor

Agenciamento em Crise: A cobertura jornalística das enchentes no Rio Grande do Sul à luz da teoria ator-rede – Thaiani Cardoso Bandeira (UFSM).

Trabalho no 3.° REIJor

As fronteiras do jornalismo em GZH: Uma análise do profissionalismo no contexto da metrificação – Laura Strelow Storch (UFSM), Paola Martins Jung (UFSM) e Laura Coelho de Almeida (UFSM).

 

Texto: Gabriela Schmalfuss Borges | Doutoranda (Poscom/UFSM)

Revisão: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4524

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes