Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área Restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa lança duas obras na 53ª Feira do Livro de Santa Maria



Começa hoje, em Santa Maria, a 53ª edição da Feira do Livro. Durante 16 dias, além da comercialização de livros, o município será palco de apresentações artísticas, lançamentos de obras, rodas de conversa e diversas atividades culturais na Praça Saldanha Marinho e em outros pontos da cidade.

Como ocorre nos últimos anos, o Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participa novamente da programação com o lançamento de duas publicações.

A primeira é o e-book Cultura e Desenvolvimento: Diálogos e Deslocamentos, que reúne reflexões sobre as múltiplas interfaces entre cultura, desenvolvimento e as transformações da sociedade contemporânea. A obra apresenta diferentes perspectivas teóricas e experiências que evidenciam o papel da cultura na construção de territórios, identidades e processos de desenvolvimento, promovendo um diálogo interdisciplinar sobre os desafios e as possibilidades dos deslocamentos sociais, culturais e simbólicos. Organizado por Elisa Lübeck, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Luciomar de Carvalho e Mônica Maria Celestina de Oliveira, o livro conta com textos de pesquisadores de diversas regiões do Brasil e de países como Argentina, Espanha, México, Moçambique e Portugal.

A segunda obra é o e-book Trajetórias de Pesquisa: Estratégias Investigativas nos Estudos Culturais, de autoria de Flavi Ferreira Lisbôa Filho e Mauricio Rebellato. O livro reúne fundamentos teóricos e percursos metodológicos aplicados a pesquisas em Comunicação e Patrimônio Cultural, sistematizando mais de 30 experiências desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades da UFSM. A publicação oferece referências para pesquisadores, estudantes e demais interessados na compreensão e interpretação dos processos culturais contemporâneos.

O lançamento das duas obras será realizado no dia 20 de agosto, às 18h, na Feira do Livro de Santa Maria. O evento é gratuito e aberto ao público.

Texto: Mauricio Rebellato
Imagem: Victor Cesar Rodrigues Carvalho

Card de divulgação do lançamento do livro "Cultura e Desenvolvimento: Diálogos e Deslocamentos", com fundo em tom bege claro e detalhes gráficos em formas geométricas coloridas (verde, azul, laranja e vermelho) nas laterais. Na parte superior esquerda, há um selo laranja com a palavra "LANÇAMENTO". Logo abaixo, aparece o título do livro em destaque: "Cultura e Desenvolvimento", seguido do subtítulo "Diálogos e Deslocamentos". À direita, consta a organização da obra por Elisa Lubeck, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Luciomar de Carvalho e Mônica Maria Celestino de Oliveira. Na metade inferior esquerda, há a imagem de dois exemplares do livro em perspectiva, com capa predominantemente branca e elementos gráficos coloridos na lateral. A capa traz o título da obra e o logotipo do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades. À direita dos livros, em destaque, lê-se: "Lançamento na Feira do Livro de Santa Maria". Abaixo, acompanhadas por ícones ilustrativos, estão as informações do evento: Data: 20 de agosto (quinta-feira); Horário: 18h; Local: Praça Saldanha Marinho, Santa Maria – RS. Na parte inferior da imagem aparecem os logotipos da FACOS-UFSM e do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades. O design utiliza tipografia em tons de marrom, vermelho e laranja, com visual limpo e institucional.
Convite para lançamento na Feira do Livro de Santa Maria
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4909

Publicações Recentes