





Entre os dias 1 e 4 de julho de 2025, esteve aberta na Sala de Exposições SIPEH (prédio 74E), para visitação, a mostra artística Arquivos Sensíveis: derivas, corpos e processos, organizada pela Profª Drª Helga Correa (PPGART/UFSM) e a Profª Drª Talita Esquivel (PPGART/UFSM), com curadoria da doutoranda da Pós-graduação em Artes Visuais, Vanessa Cristina, e expografia do mestrando do mesmo programa, Leonardo Penna.
A exposição é produto da disciplina Metodologia de pesquisa em Artes Visuais e combina as diferentes investigações poéticas dos 12 discentes da turma, apresentando trabalhos em videoarte, instalação e tridimensionais.
A partir das discussões em aula e das pesquisas individuais de cada artista-pesquisador, conceptualizou-se a ideia da exposição. São expostos os trabalhos de Aline Dal Pont, Amanda Malí, Andressa Freitas (Avel), Dani Queiroga, Douglas Medeiros, Erick Leal, Ingra Schmitt (Ash), Isadora Forner, Jéan Linck, Leonardo Penna, Luana Furtado e Rodrigo Mattos.
A Sala de Exposições SIPEH, local que cada vez mais recebe atividades como a da exposição, fica localizada ao lado da Biblioteca Setorial do CCSH, abaixo do prédio dos Laboratórios de Humanidades (74E). Seu espaço permite um trânsito que, alinhado à curadoria e expografia, realmente convida a exploração de cada canto e cada trabalho artístico presente.