Abriu no dia 31 de outubro de 2025 (sexta-feira), a mostra fotográfica “Não Estou Lá”, do artista Victor Hugo Cecatto, com curadoria da Profª Drª Reinilda Minuzzi (PPGART/UFSM). A mostra se constitui como uma homenagem aos 40 anos de trabalho do artista, que faleceu inesperadamente no começo de 2025. O evento acontece no Acervo Artístico da UFSM e conta com uma abertura no dia 31 de outubro, às 15h30.
Victor Hugo Cecatto foi designer, cenógrafo e fotógrafo gaúcho, com graduação em Administração (UFSM, 1980-1984) e estudos no antigo curso de Comunicação Visual (UFSM, RS, 1984-1988), atual Desenho Industrial. Viveu em Los Angeles de 1989 a 1992, onde frequentou cursos de extensão na University of California Los Angeles (UCLA) nas áreas de fotografia/computação gráfica, e trabalhou no renomado laboratório fotográfico L.A. Photoworks. Em seus trabalhos, mescla
fotografia, edição de imagem e design. VHC Começou sua carreira profissional como fotógrafo, só depois passando a atuar também como designer gráfico. Victor Hugo ilustrou diversos livros, campanhas publicitárias, bem como fotografou e ilustrou capas de CDs de obras musicais no cenário nacional e internacional, como: Lulu Santos, Adriana Calcanhoto, Gabriel o Pensador, Paulinho Moska, Raimundos, Cidade Negra, Fernanda Abreu, Wagner Tiso, entre outros. No teatro trabalhou como designer e fotógrafo com diretores como Gerald Thomas, Clarissa Freire, Diogo Villela, Guilherme Leme, Marcus Alvisi, Ernesto Picolli, Ulysses Guimarães, João Fonseca, Alexandre Reinecke, Victor Garcia Peralta, entre outros. Em arquitetura desenvolveu projetos cenográficos e de design de superfície com Maneco Quinderé, Chicô Gouvêa, Cadas, Maurício Nóbrega, entre outros.
Na mostra, veremos trabalhos individuais de Victor Hugo Cecatto (VHC), sendo esses um conjunto de produções realizadas entre 1984 e 2024, com cerca de 70 fotografias de temas variados. Formado na UFSM, com percurso que inclui experiência no exterior, Victor Hugo foi profissional da área e atuante na cena cultural do país, sobretudo no Rio de Janeiro, onde viveu e trabalhou por mais de duas décadas. A proposta foi submetida pela Profª Reinilda Minuzzi a um Edital do Acervo Artístico UFSM em 2023, sendo então realizada alguns meses após sua data prevista.
O Acervo Artístico fica localizado atrás do prédio da Biblioteca Central da UFSM, Campus Sede em Camobi, e a mostra fica aberta para visitação durante todos os dias da semana, das 9h às 17h.