- Ênfase em Poéticas Visuais
Arte e cultura: a transversalidade dos-nos-pelos corpos performativos
Assim, a presente investigação pretende ser um projeto guarda-chuva que esteja imerso no trânsito, no diálogo, no amalgamar de saberes oriundo dos campos das Artes, dos saberes do-no-pelo e sobre o corpo em estado de arte, bem como articular proposições transdisciplinares, próprias dos encaminhamentos fronteiriços. Portanto, a proposta foi elaborada devido à intensão de produzir/difundir conhecimentos instaurados e instauradores de experiências performativas dos-nos-pelos-sobre os corpos-arte investigativos. As experiências promovidas, aqui, são buscadas em processos culturais diversos que transitam desde movimentos sociais, intervenções e ativismo político até manifestações oriundas de manifestações religiosas, festivas, entre tantos. Estes estudos prático-teóricos em poéticas visuais estão concentrados nos pressupostos da arte contemporânea.
Coordenadora: Gisela Reis Biancalana
Imagem Multiplicada– Arte e Ecosofia
A Proposta de contribuição como professor na linha de pesquisa Arte e Visualidade do PPGART / Mestrado em Artes Visuais iniciou em 2014 com o projeto Imagem Multiplicada que em 2018 foi ampliada para Imagem Multiplicada: Arte e Ecosofia. O projeto tenciona contribuir na instauração de um pensamento crítico e de discussão em torno às formas de produção artísticas atuais que tenham como referente processos de obtenção e impressão de imagens e que discutam questões ambientais. A ênfase está em investigações operadas (ou que mantenham resquícios) de processos de impressão da imagem tradicionais, mecânicos e foto mecânicos. Essa característica “low-tech” é entendida como procedimento e proposição, como potencializadora de modos de fazer arte que instiguem a consciência artística na produção contemporânea. Seja em circunstancias de atuação híbrida ou por permeação simples, pretende-se possibilitar um amplo espaço no qual as investigações possam reconhecer elementos significativos no campo da arte e ecologia, inter-relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais, tecnológicos, profissionais e pessoais que associados a processos de subjetivação, repercutem na constituição de diferentes poéticas visuais.
Coordenadora: Helga Corrêa
Transversalidades em pintura: possibilidades poético-visuais na arte contemporânea
Este projeto congrega investigações prático-teóricas sobre processos artísticos de criação em pintura, realizadas por membros do GPICTO – Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos – UFSM/CNPQ, cujos encontros ocorrem no LAPICTO – Laboratório de Processos Pictóricos, localizado no Prédio 40 – Centro de Artes e Letras – CAL, UFSM. Abrange pesquisas artísticas autorais dos participantes sobre práticas, técnicas, materiais e processos pictóricos tradicionais ou alternativos, com experimentações e análises de suas possibilidades poéticas, envolvendo, também, os atravessamentos entre a pintura e outras áreas do conhecimento ou outras linguagens artísticas. Isso aponta para o potencial transversal da pintura na arte contemporânea, considerando a multiplicidade de processos e seus entrecruzamentos poéticos, articulados a conceitos da história e teoria da arte e da pintura, bem como o seu potencial reflexivo e discursivo na contemporaneidade, podendo envolver atravessamentos entre a pintura contemporânea e a história da arte, os gêneros pictóricos tradicionais, problematizando temas transversais, que entrecruzam os processos criativos em pintura, sendo coerentes com a arte, o contexto e o sujeito contemporâneo. Assim, cabe indagar: como colocar em trabalho as possibilidades poético-visuais da pintura, na arte contemporânea, focando nas transversalidades de práticas e sentidos que a atravessam?
Coordenadora: Karine Gomes Perez Vieira
- Ênfase em História, Teoria e Critica de Arte
Arte figurativa na contemporaneidade: entre processos e significados da imagem
Este projeto investiga a arte figurativa na contemporaneidade. Tem o objetivo de desenvolver e organizar estudos em poéticas visuais; e estudos em história, teoria e crítica da arte a partir de temáticas relacionadas a imagens com ênfase na representação naturalista. Utiliza, como métodos preferenciais, abordagens analíticas derivadas da iconografia de Erwin Panofsky na área teórica, e a poiética de René Passeron na área das práticas. Almeja, entre os resultados esperados, orientar subprojetos práticos, e teóricos relacionados às figurações artísticas buscando ampliar o conhecimento de aspectos relacionados aos processos e significados dessas imagens.
Coordenador: Altamir Moreira
Arte nas margens: estrangeiridades e (des)localizações
A proposta do projeto é pesquisar as distintas espacialidades, estrangeiriades e (des)localizações que são produzidas na arte contemporânea, tendo como resultado tensões entre o local e o global e o individual e o social. Sugere-se que o imaginário e as subjetividades interferem na projeção artística, tanto em artistas como em curadores(as). Nesse contexto, a arte (re)produz fronteiras e (in)definições tanto territoriais quanto topográficas, assim como incertezas conceituais. A estrangeiridade acontece tanto na perspectiva de quem observa a partir das margens, quanto naqueles indivíduos que não se reconhecem no espaço, tendo que buscar ou inventar códigos para determinar as suas ações (AMMANN, 1996-97). A percepção ou o questionamento em torno de si surge especificamente em uma situação fronteiriça, onde o(a) sujeito não se identifica ou conscientiza a sua estrangeiridade (ANZALDÚA, 1989). Esse estranhamento que permite olhar a partir das margens, criando um enquadramento privilegiado, pode ser categorizado também como uma condição queer (BLANCA, 2011). Essa forma de (des)localização artística interfere nas formas de produção da arte contemporânea (BLANCA, 1999). Os projetos curatoriais contribuem para a expansão das estrangeiridades em contextos de mundialização. Entendem-se as exposições como dispositivos de produção de conhecimento. As mostras de arte que surgem a partir dos margens, ou seja, que possuem como escopo a inter e transnacionalização, confrontam o nacional, levantando problemas de ordem identitária e de coexistência. O espaço museográfico, como um margem, permite que artistas ampliem as formas estéticas regionais com a intenção de dialogar com os(as) Outros(as). O projeto de pesquisa contempla como objeto de estudo tanto projetos curatoriais, como práticas artísticas que possuem como preocupação o território, a estrangeirdade, a identidade e a intersubjetividade.
Coordenadora: Rosa Maia Blanca Cedillo
Teoria, Crítica e Mediação em Arte Contemporânea: processos e produtos criativos
Este projeto de pesquisa tem como objetivo aprofundar o estudo e a investigação qualitativa em e sobre teoria, crítica e mediação das Artes Visuais, num viés decolonial. Diante disso, se insere na memória e na história da Arte e de seu ensino de modo a contribuir para o debate geopolítico de alteridade, da ancestralidade, identidade e apropriação. Neste sentido, intenta suscitar investigações acerca de e na produção de artistas e professores de Artes Visuais a partir de obras de Arte e visualidades na América Latina, especialmente os que não estão em registro oficial. Como procedimento metodológico, busca a interação entre os diferentes tipos de Pesquisa Baseada nas Artes Visuais, de modo contextual, crítico e reflexivo, dando espaços para autores e fronteiras, demonstrando discursos por intermédio da análise e do registro, re(a)vendo os processos criativos, o ensino de Arte e a mediação nos diferentes espaços formais e não formais, entre escola e museu, entre ateliê e oficina, revisitando as produções e ações no desenvolvimento de percursos que colaboram para o campo da Teoria, Crítica e Mediação em Artes Visuais.
Coordenadora: Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos