Ir para o conteúdo PPGART Ir para o menu PPGART Ir para a busca no site PPGART Ir para o rodapé PPGART
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Pesquisa: Arte e Visualidade

Imagem Multiplicada– Arte e Ecosofia

A Proposta de contribuição como professor na linha de pesquisa Arte e Visualidade do PPGART / Mestrado em Artes Visuais iniciou em 2014 com o projeto Imagem Multiplicada que em 2018 foi ampliada para Imagem Multiplicada: Arte e Ecosofia. O projeto tenciona contribuir na instauração de um pensamento crítico e de discussão em torno às formas de produção artísticas atuais que tenham como referente processos de obtenção e impressão de imagens e que discutam questões ambientais. A ênfase está em investigações operadas (ou que mantenham resquícios) de processos de impressão da imagem tradicionais, mecânicos e foto mecânicos. Essa característica “low-tech” é entendida como procedimento e proposição, como potencializadora de modos de fazer arte que instiguem a consciência artística na produção contemporânea. Seja em circunstancias de atuação híbrida ou por permeação simples, pretende-se possibilitar um amplo espaço no qual as investigações possam reconhecer elementos significativos no campo da arte e ecologia, inter-relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais, tecnológicos, profissionais e pessoais que associados a processos de subjetivação, repercutem na constituição de diferentes poéticas visuais.

Coordenadora: Helga Corrêa

Pesquisa e produção da Arte em Momentos Específicos

Este projeto, caracteriza-se por desenhar as condições para a produção de momentos – específicos de atuações poéticas, refletindo a cerca das transformações possíveis em diferentes situações e acontecimentos. O diferencial é a aproximação as formas de produçnao como momentos que a cada momento se diferenciam, que a obra em si, se dá não somente por uma finalização em algum suporte, mas por momentos em relação a espaços, contextos, relações com o publico e com o entorno produtivo. No decorrer do projeto, vislumbrou-se como estrutura fomentadora da pesquisa, a organização de ventos de arte para que obras que se dão por momentos específicos possam ser potencializadas. Desta forma, performances, intervenções, ações, objetos e documentações, passam a fazer parte das formas de arte produzidas, assim como os próprios eventos arte. Então como momentos, a arte não é elaborada somente no espaço em que esta se da a ver, mas na projeção de conexões entre momentos de materialização em diferentes suportes, lugares e possivelmente, até mesmo sob a interpretação de diferentes autores.

Coordenadora: Rebeca Lenize Stumm

Pintura Contemporânea: Possibilidades e Processos

O presente projeto congrega investigações prático-teóricas sobre processos artísticos de criação em pintura, efetuadas por alguns membros do GPICTO – Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos. Abrange pesquisas artísticas autorais dos participantes sobre práticas, técnicas, materiais e processos pictóricos tradicionais ou alternativos, com experimentações e análises de suas possibilidades poéticas. Poderá incluir, também, as conexões da pintura com outras áreas do conhecimento e com técnicas, linguagens e processos artísticos variados. Além da produção artística, serão efetuadas leituras, discussões de textos e livros, englobando conceitos e artistas contemporâneos e/ou da história da arte, passíveis de relação com a prática pictórica dos membros do grupo. Ocorrerão exposições, participações em eventos e publicações dos resultados.

Coordenadora: Karine Gomes Perez Vieira