A partir do dia 13 de outubro de 2025, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passará a utilizar exclusivamente os endereços institucionais (@ufsm.br e @acad.ufsm.br) para o envio de mensagens pelo Sistema de Notificações.
A medida tem como objetivo centralizar e padronizar os canais de comunicação, além de reforçar a segurança e a confiabilidade na entrega das informações. Com a mudança, as mensagens não serão mais encaminhadas para e-mails pessoais, como Gmail, Outlook ou Yahoo.
Para continuar recebendo todas as informações institucionais, servidores(as) devem verificar se o e-mail cadastrado no Portal do RH é o institucional, acessando a aba Dados Cadastrais e selecionando a opção Atualizar Contatos. Já os(as) estudantes podem realizar a alteração pelo Portal Estudantil, em Meus Dados > Alterar endereço e contato de emergência.
Em caso de dúvidas sobre o acesso ao e-mail institucional, o suporte técnico da UFSM está disponível para orientações.
A mudança é coordenada pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da universidade.