Os projetos de pesquisas do PPGAUP são alinhados aos objetivos estratégicos do PDI 2016-2026 da UFSM e à área de concentração chamada Paisagem Cultural e Sustentabilidade.
A participação dos docentes do PPGAUP nos projetos está disponibilizada a seguir pela linha de pesquisa a qual o(a) docente coordenador pertence, porém muitos dos projetos envolvem pesquisadores das duas linhas e de outras áreas de atuação, apresentando o caráter multidisciplinar.
Os projetos de pesquisa na UFSM podem ser acessados pelo Portal de Projetos da UFSM.
Planejamento, Projeto e Fundamentos do Ambiente Construído
[Em breve]
[Em breve]
Design e Território Projeto UFSM nº 061511)
A pesquisa tem por objetivo fomentar a reflexão sobre como o design e a arquitetura podem contribuir para o desenvolvimento dos territórios. Nesse sentido, busca sistematizar conhecimentos que permitam a apropriação dos conceitos de cultura, identidade e território; analisar o papel do design e da arquitetura na apropriação do espaço público; e promover estudos interdisciplinares que fundamentem ações e iniciativas projetuais voltadas para a valorização territorial.
Para saber mais, clique no título do projeto.
Arquitetura e Patrimônio Cultural (Projeto UFSM nº 057284)
O presente projeto que é uma continuidade de estudos/projetos anteriores, pois caracteriza-se como sendo guarda-chuva, se propõe a realizar e a promover, por meio de subprojetos (vinculados a teses, dissertações, Trabalhos Finais de Graduação, Iniciação Científica e outros), estudos com fontes bibliográficas, documentais, digitais, edilícias e espaços urbanos, que envolvam especialmente temáticas relativas ou que se relacionam direta ou indiretamente com a arquitetura e o urbanismo. Trabalhar inventários, mapa de danos, museus, edificações, espaços públicos, praças e jardins, escolas, com imigração, com trajetória social e política, com identidade e memória, com educação patrimonial, turismo, desenvolvimento de produtos (objetos, roteiros turísticos, sítios), etc., procurando perceber o quão importante e significativo é a questão patrimonial na sociedade local, regional, nacional e mundial. Com isso, a proposta do presente projeto, que tem um caráter amplo, se presta a uma gama de continuidade e novas investigações, com um campo aberto a ser explorado. E, neste panorama, estarão privilegiados os temas como inventários, mapeamento de danos, turismo, acervos museográficos, cor na arquitetura, imigração regional e local, o indivíduo e o coletivo, a trajetória e as redes de poder e sociais, a educação patrimonial como política e metodologia, às relações internacionais, entre outros. Com isso, a temática proposta deste projeto guarda-chuva vincula-se a linha de pesquisa Arquitetura e Patrimônio Material pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da UFSM e a linha Educação, Patrimônio Cultural e Planejamento Urbano e Ambiental da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) relacionada a interinstitucionalidade. Em sua continuidade, integra pesquisadores e estudantes de diversos níveis de ensino e universidades. Para finalizar, em uma perspectiva de inserção social, internacionalização e qualidade, este Projeto procura abranger e inspirar projetos de extensão e atividades de ensino, em que reúne profissionais e estudantes da graduação e da pós-graduação e da comunidade, como egressos.
Para saber mais, clique no título do projeto.
Sistematização para Gestão de Processos de Projeto (Projeto UFSM nº 050039)
A pesquisa tem por objetivo fomentar a reflexão conceitual, teórica e metodológica acerca da necessidade da gestão do processo de desenvolvimento de projetos. Visa o desenvolvimento de ações de capacitação voltadas à sistematização e modelagem para o gerenciamento do processo projetual (pré-projetação, projetação e pós-projetação) tais como a elaboração, formalização e organização de procedimentos gerenciais, treinamentos, implementação e acompanhamento de projetos.
Para saber mais, clique no título do projeto.
[Em breve]
[Em breve]
Este projeto de pesquisa tem por objetivo geral INVESTIGAR as necessidades e desejos humanos manifestados no ambiente construído através de projetos de sinalização. Esta pesquisa é caracterizada como aplicada [quanto à sua natureza]; qualitativa [quanto à abordagem do problema]; exploratória [quanto aos objetivos] e seguirá as etapas de Contato com o Problema, Coleta de Informações, Análise e Reflexão, Projeto Gráfico, Implantação e Supervisão. A investigação será desenvolvida com base em estudos teórico/práticos e nos fatores projetuais, que permitam aos estudantes realizar análises e projetos de design gráfico ambiental de modo integrado entre Design e Arquitetura. Os resultados esperados dizem respeito ao incentivo de estudos interdisciplinares nas temáticas da sinalização, design gráfico ambiental e wayfinding voltados à prática projetual de designers e arquitetos; promoção de conhecimentos que auxiliem nas ações e projetos de sinalização; fortalecer a tríade ensino/pesquisa/extensão.
Para saber mais, clique no título do projeto
[Em breve]
[Em breve]
[Em breve]
Processos Projetuais Centrados nos Usuários (Projeto UFSM nº 053934)
Este projeto de pesquisa pretende investigar processos projetuais centrados nos usuários a partir de avaliações de espaços a partir do ponto de vista das pessoas, de atividades de projeto e experiências didáticas, considerando as premissas das três áreas de conhecimento acima citadas. Acredita-se que será possível sistematizar formas de projetar que se adequem às necessidades dos usuários.
Para saber mais, clique no título do projeto.
[Em breve]
Tecnologias e Sustentabilidade do Ambiente Construído
A crescente complexidade dos sistemas sociotécnicos (SST) tem implicações no projeto e gestão em diferentes áreas, incluindo a saúde e segurança. Assim, as diretrizes e métodos para projeto e gestão desses sistemas devem ser compatíveis com tal complexidade, considerando aspectos do sistema homem-máquina e as particularidades de cada contexto. A dinamicidade dos espaços laborais juntamente com a diversidade dos seres humanos precisa ser considerada para que ambientes e atividades sejam compatíveis com aqueles que os utilizam, garantido qualidade de vida e produtividade de modo equilibrado aos envolvidos nesses sistemas. Desse modo, o presente projeto tem como objetivo analisar SST sob a perspectiva da Ergonomia e Engenharia de Segurança. Dando suporte a este objetivo maior, três outros objetivos específicos são almejados: (i) identificação das características presentes no contexto dos mais diferentes SST; (ii) identificação e proposição de recursos de projeto e gestão que possam ser utilizados junto a SST; e, (iii) identificação e proposição de ações que promovam o desenvolvimento da Ergonomia e Engenharia de Segurança, de modo a garantir mecanismos para lidar com as situações normais e inesperadas características de seu dia-a-dia. Para tal, a pesquisa foi estruturada em cinco metas principais, a saber: (a) levantamento bibliográfico e estudo sobre Ergonomia e Engenharia de Segurança em SST nos mais diferentes setores; (b) estudos de campo para levantamento das características dos SST e práticas de projeto e gestão em SST; (c) realização de avaliações com grupos focais e discussões para validar os resultados; (d) apresentação de relatório final contendo os principais resultados evidenciados e a ações propostas e executadas para a promoção da Ergonomia e Engenharia de Segurança nesses sistemas; e, (e) publicações de artigos a serem submetidos a revistas e conferências nas várias áreas pertinentes ao escopo do projeto. Como resultados esperados, de modo geral, vislumbra-se a melhoria na eficiência na gestão desses SST, em especial no que tange as questões de saúde e segurança, a partir da incorporação dos aspectos de Ergonomia e Engenharia de Segurança nos projetos de suporte a esses sistemas.
Para saber mais, clique no título do projeto.
Fabricação Digital: Uso de Tecnologias para o Design de Produtos (Projeto UFSM nº 060470)
Neste projeto pretende-se realizar estudos através da Fabricação Digital, através de experimentações para o desenvolvimento de projetos de produtos e pesquisas aplicadas. Com isso, objetiva-se aprimorar a formação acadêmica do Curso de Desenho Industrial, através do ensino e pesquisa nesta área de tecnologia e inovação. Estudos com manufaturas aditivas e subtrativas, bem como com diferentes materiais serão realizados durante todo o período do projeto, através de experimentos, desenvolvimento e fabricação. Este projeto está vinculado ao NOVA LAB – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade em Design (DI/CAL/UFSM).
Para saber mais, clique no título do projeto.
EcoDesign: análise e reciclagem de materiais problemáticos (Projeto UFSM nº 060472)
O projeto está relacionado com atributos de sustentabilidade no desenvolvimento de projetos de EcoDesign, principalmente no que tange a análise e reciclagem de materiais considerados problemáticos, ou seja, aqueles provenientes de resíduos sólidos urbanos que não possuem interesse econômico em serem recuperados. Desse modo, pretende-se aperfeiçoar a formação acadêmica do Curso de Desenho Industrial com as crescentes demandas contemporâneas de foco no desenvolvimento sustentável, abrangendo aspectos econômicos, sociais e ambientais, através de análises de caracterização e experimentação de resíduos por meio do Design. Este projeto está vinculado ao NOVA LAB – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade em Design (DI/CAL/UFSM).
Para saber mais, clique no título do projeto.
O projeto subdivide-se em vários projetos específicos, alguns já concluídos como o estudo de impactos ambientais de coberturas verdes, o estudo de conforto visual de salas de aula e em HIS multifamiliares, estudos analíticos de ventilação natural em salas de aula, desempenho térmico de HIS m, sistematização de dados climáticos para fins de projeto de edificações para a cidade de Santa Maria e região, habitação autoconstruída e proposição de diretrizes, entraves e potencialidades da assistência técnica em HIS (ATHIS), dentre outros.
O projeto tem o envolvimento de alunos de Graduação; Mestrado acadêmico; Mestrado profissionalizante e de Doutorado. Alguns dos nomes são: Daiana Fauro de Oliveira, Matheus Carnelutti de Souza, Paula Scherer, Ana Kellem Dias de Medeiros; Gabriela Meller; Elaíse Gabriel; Graziane da Silva Brum; Júlia de Oliveira Maffini; Bruna Zambonato; Jamille Brito Borges; Mylena Teixeira Proença; Ingrid Garcia Cortes; Laura Ravalha Lorenzoni; Camila Matheus Behenck e Darvin Patias Lima de Mattos.
Para saber mais, clique no título do projeto.
Este projeto de pesquisa se insere nas etapas de modelagem e simulação de produtos das áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo e design. Configura-se como um estudo de métodos de modelagem e simulação, onde pretende-se entender e caracterizar alguns métodos a partir de pesquisa básica. Pretende-se também desenvolver protótipos com as técnicas estudadas, realizar testes e simulações. Espera-se, com a realização desta pesquisa, obter conhecimento teórico e prático das fases de modelagem e simulação pertencentes ao processo de desenvolvimento de produto, além de construir um conjunto de modelos reais e virtuais (geométricos e de dados) dos objetos e fenômenos estudados.
Para saber mais, clique no título do projeto.
Resumo: As ETAs (Estações de Tratamento de Água) existem para tornar a água bruta em potável e própria para o consumo humano, animal e industrial. O processo de tratamento da água produz um grande volume de lodo, resíduo excedente desse processo. O lodo, normalmente é descartado em aterros sanitários ou, ilegalmente, em rios, lagos, córregos e demais locais inapropriados para esse fim. Essas alternativas de descarte não são sustentáveis e podem acarretar diversos danos ambientais, econômicos e sociais. Novas alternativas estão surgindo para dar utilidade aos resíduos gerados nas ETAs e uma delas é incorporá-lo na composição de tijolos de solo-cimento. Os tijolos de solo-cimento têm como matéria prima o solo, o cimento e a água e têm algumas vantagens econômicas e construtivas. Assim, o lodo que é um resíduo totalmente descartado no meio ambiente, poderia ter maior utilidade na área da construção civil, caso fosse usado como matéria na composição de tijolos de solo-cimento. Portanto, esse projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica do uso do Lodo de ETA da Corsan/SM em tijolos de solo cimento. Todos os estudos indicam que a incorporação do lodo de estações de tratamento de água em tijolos de solo-cimento é possível, mas a composição do lodo influencia diretamente nas propriedades mecânicas e tecnológicas dos tijolos de solo-cimento. Logo, cada composição de lodo requer novos estudos e ensaios, pois as propriedades do tijolo de solo-cimento são distintas conforme as características do lodo que o compõe.
Para saber mais, clique no título do projeto.
Projeto Contemporâneo (Projeto UFSM nº 062339)
O objetivo principal deste projeto é promover estudos entre diferentes áreas de conhecimento no desenvolvimento de produtos e/ou artefatos contemporâneos, envolvendo discentes e docentes das áreas de Design, Arquitetura e áreas afins. Os projetos pretendidos se desenvolverão através de processos inovadores com o uso de diferentes tecnologias, métodos, experimentações e aplicações, por meio de pesquisas técnico-científicas, ensino e extensão. Este projeto está vinculado ao NOVA LAB – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade em Design (DI/CAL/UFSM).
Para saber, clique no título do projeto.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar e analisar um conjunto de práticas de gestão e estratégias empresariais especificamente adaptadas para empresas e profissionais de arquitetura. O setor de arquitetura enfrenta desafios únicos relacionados à criatividade, inovação, cumprimento de prazos e controle de qualidade, o que exige abordagens de gestão diferenciadas para assegurar eficiência e competitividade. Por meio de revisões de literatura, análise de estudos de caso, entrevistas, entre outras técnicas, pretende-se contribuir cientificamente produzindo publicações, ciclos de palestras e materiais que possam contribuir com uma gestão eficiente e eficaz nas empresas de arquitetura. Também profissionais liberais poderão fazer uso dessas técnicas e práticas de gestão investigadas e analisadas. Os sistemas de gestão desempenham um papel fundamental na modernização e otimização das práticas administrativas e financeiras dos arquitetos. A importância da gestão administrativa e financeira para os arquitetos também está relacionada à sua capacidade de enfrentar os desafios do mercado competitivo e em constante mudança. Uma gestão administrativa eficiente possibilita a otimização dos processos internos, garantindo que a equipe esteja alinhada, bem-informada e preparada para lidar com os desafios do dia a dia. Além disso, uma gestão econômica/financeira sólida permite que os arquitetos planejem seus investimentos, recursos e custos, mitigando riscos financeiros e tomando decisões informadas para alcançar o crescimento sustentável do negócio. Com a gestão administrativa e financeira adequada, os arquitetos podem focar em sua criatividade e inovação, ao mesmo tempo que asseguram que seu escritório seja uma empresa bem-sucedida e rentável. Em um cenário competitivo, a capacidade de gerir com eficiência as operações e os recursos financeiros é um aspecto importante e decisivo para a sustentabilidade do negócio. Aliada a estes aspectos, a gestão de pessoas é de extrema importância para a formação empreendedora dos arquitetos, pois ela complementa as habilidades técnicas e criativas desenvolvidas durante o curso com competências essenciais para o exercício da profissão de forma eficiente e ética. Assim, esse projeto trata-se de um “projeto chapéu” que visa, também, contribuir com as diretrizes do PPGAUP.
As pesquisas em qualidade, produtividade, segurança e sustentabilidade nos processos produtivos têm sido uma área de grande interesse para pesquisadores e organizações que buscam melhorar sua eficiência e reduzir seus impactos ambientais. A qualidade é essencial para garantir a satisfação do cliente e a competitividade no mercado. A produção, por sua vez, é fundamental para aumentar a eficiência dos processos produtivos e reduzir os custos, aumentando a rentabilidade das empresas. A segurança no trabalho é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, bem como evitar acidentes que são prejudicais às pessoas e a própria organização. A sustentabilidade, por fim, é um tema cada vez mais importante para empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental e contribuir para um mundo mais sustentável. Os alunos que se envolvem em atividades de pesquisa também têm a oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, desenvolver habilidades de liderança e de comunicação, além de aprender a trabalhar sob pressão e com prazos apertados. Essas habilidades são extremamente valorizadas no mercado de trabalho. O presente projeto tem como objetivo principal realizar ações de pesquisa, através de um grupo de professores e alunos, relacionadas aos sistemas de produção e gestão de operações com ênfase em qualidade, produtividade, segurança e sustentabilidade empresarial. A equipe será composta por professores do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas e por alunos de graduação e/ou alunos de pós-graduação do curso de Engenharia de Produção e/ou de outras engenharias. Como resultados, espera-se gerar contribuições que propiciam às organizações gerenciar melhor seus processos produtivos e contribuir para sua sustentabilidade e fazer publicações em eventos e periódicos dos achados das pesquisas. Além disso, estas pesquisas potencializam gerar novos conhecimentos e soluções inovadoras que podem ser aplicadas em diferentes setores da economia.
[Em breve]
[Em breve]
[Em breve]
[Em breve]