Ir para o conteúdo PPGAUP Ir para o menu PPGAUP Ir para a busca no site PPGAUP Ir para o rodapé PPGAUP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Defesa de Dissertação

A dissertação deve constituir-se em um trabalho próprio, inédito, redigido em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, encerrando uma contribuição relevante para a área do conhecimento.

A estrutura e apresentação da dissertação deve respeitar o manual de elaboração da MDT 2021 – Manual de Dissertações e Teses da UFSM

Na defesa de dissertação, a Comissão Examinadora apreciará, principalmente, a capacidade revelada pelo candidato em conduzir a defesa de seu trabalho, e em avaliar criticamente os resultados de seu trabalho teórico e experimental

A banca examinadora da dissertação será composta pelo orientador do aluno e mais dois examinadores, doutores, com pelo um deles externo à UFSM. Ainda, deverá contar com um examinador suplente e, caso tenha, coorientador. (Preencher formulário de informações Banca enviar a secretaria do programa por email)

Quando o orientador e coorientador estiverem presentes na comissão examinadora de defesa de dissertação, tese ou trabalho de conclusão, esta comissão contará com mais um membro efetivo, e o coorientador não participará da atribuição do conceito final.

A presidência dos trabalhos na comissão examinadora será exercida pelo professor orientador. Na impossibilidade de participação do professor orientador, o coorientador poderá presidir os trabalhos de defesa.

Na impossibilidade de participação do orientador e do coorientador na substituição, o orientador deverá comunicar oficialmente à coordenação do programa, indicando os motivos e sugerindo o seu substituto. O professor indicado deverá ter a aprovação do colegiado do programa para presidir os trabalhos de presidente na defesa de dissertação.

A prova de defesa de Dissertação realizar-se-á em local público, organizado e divulgado à Comunidade pelo Discente e Coordenação do PPGAUP. Caso o assunto tenha caráter sigiloso deverá ser requerido antecipadamente.

A abertura do processo de defesa de dissertação de mestrado deve ser efetuada pelo aluno via Portal Estudantil com pelo menos 20 dias de antecedência da data da defesa.

Mais informações e o tutorial em: Solicitação de Defesa.

Após a defesa final da dissertação de mestrado e efetuada as correções propostas pela banca examinadora, o trabalho deverá ser entregue para fins de solicitação da emissão do diploma de Mestre em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

Mais informações AQUI -> Orientações para a Entrega do Trabalho de Conclusão de Curso – Dissertação

Para as defesas de projeto de pesquisa, TCC, exame de qualificação, dissertação ou tese que contenham informações sigilosas, e/ou passíveis de solicitação de direitos de propriedade intelectual, com o parecer favorável do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a defesa deverá ser fechada ao público.

Nesse caso, os membros da comissão examinadora externos ao programa exercerão suas atividades mediante assinatura do termo de confidencialidade e sigilo, que ficará de posse da coordenação do respectivo programa.

O requerente (o orientador preferencialmente) deve abrir primeiramente um processo de registro de propriedade intelectual (251.2) via PEN. Após as orientações iniciais e o deferimento pela Agittec da UFSM,  a equipe da PI-TT, o discente poderá abrir o processo de defesa fechada, sendo orientado a solicitar à banca examinadora a assinatura de um termo de confidencialidade e sigilo.
 

Dúvidas podem sanadas pelo fone 55 3220 8887 – Agittec com a Coordenadoria de Propriedade Intelectual (PI-TT)

Passo a Passo para a Solicitação de Defesa Fechada|
Orientações Sobre Defesas Sigilosas

Fonte: Regimento Geral de Pós-Graduação da UFSM