Manual de Acessibilidade: Orientação Espacial no Campus da UFSM
Este manual faz parte do resultado da dissertação “Análise de orientação espacial no campus da Universidade Federal de Santa Maria”, de mesmo autor e orientadora, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, pela Universidade Federal de Santa Maria.
O objetivo do manual é indicar diretrizes projetuais que melhorem as condições de orientação espacial no campus da UFSM. Entretanto, as diretrizes aqui expostas podem ser aplicadas em qualquer lugar cujas mesmas problemáticas forem identificadas.
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O projeto Gurias de Energia se originou dentro do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM em parceria com o PROPAR da UFRGS com pesquisadoras mulheres com formação em Arquitetura e Engenharia Civil, e em contato com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena de Santa Maria – RS. Este projeto pretende o desenvolvimento de atividades escolares para os anos iniciais (1º ao 5º ano) que trabalhem com temáticas da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo. As atividades propostas tem relação com as disciplinas de matemática, geografia, história e também desenvolvimento de tópicos de cidadania, como a relação com a cidade e a sustentabilidade. As atividades são norteadas pela apresentação de uma mulher como profissional expoente nas áreas da STEAM. PROJETO DE EXTENSÃO GURIAS DE ENERGIA – Nº 058082
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Women and occupations in science, technology, engineering, arts and mathematcis: activity booklet
The presence of women in STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) careers is still lower than the male counterpart. Several programs worldwide have encouraged women projects on STEAM when still young girls, so they feel more confident on pursuing careers on such fields. ABOUT THE PROJECT Urbanism Undergraduate course at UFSM in partnership with PROPAR/UFRGS by means of female bachelors in Architecture and Civil Engineering. The Vicente Farencena Elementary School in Santa Maria, RS, was the first institution to embrace the proposed activities in this community project, which aims at developing activities for the early years (1st to 5th grade) that work with themes of Architecture, Urbanism and Landscape Architecture. The proposed activities are related to the disciplines of mathematics, geography, history, and also the development of civic-related topics, such as the relationship with the city and sustainability. The activities are guided by the presentation of a woman as a prominent professional in the STEAM field.
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A arquitetura bioclimática na obra de Emil Bered: análise de três projetos de edificações multifamiliares no município de Porto Alegre (RS)
A dissertação de Quétilan Rodrigues Domingues, orientada por Ana Elisa Moraes Souto, gerou os seguintes produtos:
– Quadro comparativo entre aspectos presentes nas edificações estudadas
– Quadro de relação entre os fechamentos opacos e transparentes das fachadas ativas da edificação
Estratégias bioclimáticas passivas e econômicas
Esta cartilha faz parte do projeto e extensão “Moradia autoconstruída: ações para promoção da eficiência energética e do conforto ambiental”, registrado no Portal de Projetos da UFSM sob o número 057400. Nasceu a partir da constatação de que as estratégias bioclimáticas passivas de baixo custo incorporadas ao projetos de habitações autoconstruídas podem aumentar o conforto térmico e visual dos usuários, bem como, a eficiência energética das habitações. É um produto da dissertação de Graziane da Silva Brum, orientada por Giane de Campos Grigoletti.