Ir para o conteúdo PPGAUP Ir para o menu PPGAUP Ir para a busca no site PPGAUP Ir para o rodapé PPGAUP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Iniciou o Censo da Pós-Graduação stricto sensu pela CAPES



Iniciou no dia 3 de dezembro de 2025 o Censo da Pós-Graduação stricto sensu, realizado pela CAPES/MEC* através da Plataforma Sucupira.

participação de todos os envolvidos é muito necessária, pois os dados coletados pelo Censo são essenciais para manter a qualidade, garantir recursos, fortalecer o programa de pós-graduação e influenciar decisões nacionais sobre ciência e educação.  

A coleta dos dados do ano-base 2025 tem o prazo de preenchimento até 26 de fevereiro de 2026

O Censo da PG foi  instituído pela Portaria CAPES n.º 99, de 9 de abril de 2024, e objetiva a coleta anual sistematizada de informações sobre os programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no país e tem as seguintes finalidades:

1)    subsidiar a promoção de políticas públicas na pós-graduação stricto sensu;
2)    fornecer informações estatísticas e indicadores que apoiem o planejamento e a gestão dos programas de pós-graduação;
3)    promover o acesso à informação e a elaboração de relatórios sobre a situação da pós-graduação no país; e
4)    atender às diretrizes e metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).

👉  Mas quem deve responder ao Censo da PG stricto sensu?
Devem responder, todos que na data de 27 de novembro estiveram regularmente vinculados ao PPGAUP, ou seja devidamente cadastrados na Plataforma Sucupira e que são:
=> pós-graduandos matriculados em cursos de mestrado e doutorado;
=> docentes permanentes e colaboradores;
=> pesquisadores em estágio pós-doutoral;
=> coordenadores de Programas de Pós-Graduação (PPGs) com vínculo ativo no sistema.
Cada grupo de respondentes terá um formulário adaptado ao seu perfil e às suas atividades acadêmicas, composto por perguntas de múltipla escolha com definições e orientações para garantir a correta interpretação. O tempo médio para responder é de 5 minutos.
 

👉  Como responder ao Censo da PG stricto sensu?
– Acessar a Plataforma Sucupira em: https://sucupira.capes.gov.br/.
– No canto superior direito da tela vá em “Entrar” e clique em “CAPES”, faça o login com CPF e senha de acesso ao sistema CAPES.
– Caso seja o 1º acesso à Plataforma Sucupira, clique em “Não é registrado” e proceda com o seu cadastro no sistema CAPES. 
– Após o cadastro, acesse a Plataforma Sucupira – https://sucupira.capes.gov.br/, clique em “CAPES”, faça o login com CPF e senha de acesso.
– Em seu portal individual, “Pessoal”, clique no banner na cor amarela em “Responder agora”. As funcionalidades estarão disponíveis conforme o seu perfil (aluno, professor, coordenador, etc).
– Ao finalizar não esqueça de enviar. 👏

– Outra opção é acessar Plataforma Sucupira e usar o acesso do gov.br.

📽️ Acesse também o Tutorial Censo da Pós-Graduação: Como responder ao questionário.

Informações importantes🚨:
* O Censo é obrigatório e de natureza declaratória, mas não há sanções diretas para indivíduos que não responderem.
* Deverá ter um mínimo de 95% de preenchimento por programa de pós-graduação (PPG) para que o censo seja considerado completo.
Os dados do censo tem caráter estatístico, agregado e anonimizado, sem qualquer possibilidade de identificação de pessoas ou exposição de informações individuais, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
* A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) responsável por expandir e consolidar a pós-graduação no Brasil.

Censo da PG.png
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-528-2758

Publicações Recentes