Ir para o conteúdo PPGAUP Ir para o menu PPGAUP Ir para a busca no site PPGAUP Ir para o rodapé PPGAUP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acordo CAPES: Publicação em periódicos de impacto em Acesso Aberto sem Taxas de Processamento de Artigos (APCs)

As editoras parceiras são: Elsevier, Springer Nature, Association for Computing Machinery (ACM), American Chemical Society (ACS), Royal Society Publishing (RSP), Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e Wiley.



Já é possível publicar em Acesso Aberto em periódicos de alto impacto internacionais sem custos.

Os Acordos Transformativos firmados pela CAPES permitem que pesquisadores vinculados a universidades publiquem em Acesso Aberto (AA) sem pagar as Taxas de Processamento de Artigos (APCs)Article Processing Charges.

As editoras parceiras são: Elsevier, Springer Nature, Association for Computing Machinery (ACM), American Chemical Society (ACS), Royal Society Publishing (RSP), Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e Wiley.

Os requisitos a atender para o pagamento da APC para publicação com acesso aberto, são:
⇒ Ter registro ativo com programa de pós-graduação da UFSM como docente, discente ou egresso ou das demais instituições participantes, ou ser agente público da instituição.
⇒ Possuir identificador ORCID cadastrado no sistema meusdados.capes.gov.br.
⇒ Ser autor ou coautor da publicação.
⇒ Submeter o artigo utilizando um e-mail institucional.
⇒ Autorizar, obrigatoriamente, o acesso aberto a licença Creative Commons CC-BY no ato da submissão. 

O pagamento das Taxas de Processamento de Artigo (APC) para publicação dos artigos científicos de autores brasileiros acontece a partir de contratos assinados pela CAPES com editoras científicas internacionais. O objetivo é dar visibilidade e promover o acesso à produção científica e tecnológica nacional, além de assegurar a igualdade de oportunidades entre cientistas e garantir a divulgação de pesquisa de qualidade realizada no Brasil. 

As regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo estão definidas pela Capes pela Portaria n° 120/2024. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict), criado por meio da Portaria n° 275/2023. 

A UFSM também possui o Portal de Periódicos UFSM que pode conter revistas sem taxa de submissão. 

Para solicitar siga o passo a passo:
⇒ Acessar o Portal de Periódicos da CAPES, periodicos.capes.com.br.
⇒ Selecionar em “Acesso Aberto” a opção “Pagamento de Artigos (APC)”.
⇒ Então, ir em “Acordos Vigentes” e escolher a Editora.
⇒ Em cada editora, clique em “Saiba mais” e ou “Periódicos Elegíveis” para verificar quais periódicos estão inclusos no acordo. 

Os Acordos Transformativos, também conhecidos como “Read & Publish” ou “Ler e Publicar”, são acordos com editoras científicas que permitem redirecionar os recursos financeiros que antes eram destinados à assinaturas de periódicos em novas assinaturas que incluem, juntamente com a leitura, a opção de publicação em periódicos de impacto. São uma inovação nos modelos de contratação entre instituições e editoras científicas, projetados para facilitar a transição do acesso por assinatura ao modelo de acesso aberto (Open Access). Esses acordos são estratégicos para superar barreiras financeiras e estruturais, buscando integrar os custos de assinatura e publicação. Assim, promovem um sistema mais sustentável e acessível para a disseminação de pesquisas. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-528-2777

Publicações Recentes