1. Acessar o portal de processos da UFSM clicando no link https://portal.ufsm.br/documentos/mainMenu.html .
2. Clicar no botão processos.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/516/2022/06/1.png)
3. Digitar o número do processo ou o nome do interessado e clicar em “pesquisar”.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/516/2022/06/2.png)
4. Clicar no botão com o desenho da pasta para acessar as informações do processo escolhido.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/516/2022/06/3.png)
5. Nesta página você verá algumas informações sobre o processo, como situação e movimentação atual.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/516/2022/06/4.png)
6. Clicar na seta ao lado de tramitações, para ver os encaminhamentos dados pelos setores por onde o processo passou, ou de documentos inseridos, para ver quais documentos constam no processo.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/516/2022/06/5.png)
7. Como o processo não está na sua caixa postal, você poderá ver os documentos que não estiverem com restrição de acesso e os despachos de tramitação, clicando no nome do documento, que aparece na cor azul.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/516/2022/06/6.png)
8. Clicando em algum despacho de tramitação, você poderá ver o que o setor escreveu sobre o processo.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/516/2022/06/7.jpg)
9. Nas tramitações, clicando no botão com desenho do envelope, ao lado de cada etapa de tramitação, você poderá ver o mesmo despacho, de cada setor por onde o documento passou.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/516/2022/06/8.png)