Ir para o conteúdo Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação Ir para o menu Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação Ir para a busca no site Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação Ir para o rodapé Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1 – Biodinâmica e Pedagogia do Movimento

Descrição/Caracterização: Esta área de concentração contempla a produção do conhecimento relativo aos aspectos biológicos, comportamentais, pedagógicos e socioculturais do movimento. Estuda os fundamentos teórico-metodológicos da Educação Física escolar e não escolar, o esporte nas suas diferentes nuances e a saúde através do movimento humano em variados contextos e diferentes populações.

Linha de Pesquisa 1:  Biodinâmica do esporte, da atividade física e da saúde

Estuda os aspectos agudos e crônicos das alterações neuropsicomotoras, fisiológicas, bioquímicas, biomecânicas e funcionais decorrentes da atividade física e do esporte. Abrange procedimentos metodológicos voltados para a prevenção e promoção em saúde e também do treinamento físico em diferentes populações e contextos.

Professores:

Daniela Lopes dos Santos
Felipe Pivetta Carpes
Fábio Lanferdini
Fernando Copetti
Luiz Fernando Freire Royes

Linhas de Pesquisa 2: Pedagogias das práticas corporais e esportivas

Considerando as múltiplas teorias, investiga os aspectos socioculturais e pedagógicos das práticas corporais e esportivas, com estudos que tratam do trabalho pedagógico, escola, representações corporais e de gênero, educação da criança, jovens e adultos, políticas públicas de esporte e lazer e saúde que emergem de distintos contextos sociais.

Professores:

Angelita Alice Jaeger
Gustavo de Oliveira Duarte
João Francisco Magno Ribas
Lorenzo Iop Laporta
Maristela da Silva Souza
Maria Cecília Camargo
Rosalvo Luis Sawitzki

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 2 – Reabilitação Funcional

Descrição/Caracterização: Abrange a investigação e análise dos processos de prevenção, diagnósticos e terapêuticos da funcionalidade, com o intuito de expandir o conhecimento e promover ações mais qualificadas na área da reabilitação.

Linha de Pesquisa 1: Processos de prevenção, avaliação e reabilitação cardiorrespiratória e metabólica

Propõe-se a estudar os aspectos fisiopatológicos e os instrumentos de avaliação das disfunções cardiorrespiratórias e metabólicas. Consiste na investigação e análise voltadas à prevenção e à reabilitação funcional em pessoas acometidas por disfunções cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas.

Professores:

Antônio Marcos Vargas da Silva
Isabella Martins de Albuquerque
Luis Ulisses Signori
Rodrigo Boemo Jaenisch

Linha de Pesquisa 2: Processos de prevenção, avaliação e reabilitação musculoesquelética e neurofuncional

Visa investigar os processos que envolvem a fisiopatologia e a avaliação das disfunções musculoesqueléticas e neurológicas. Abrange a análise dos processos voltados à prevenção, à manutenção e ou ao aprimoramento da funcionalidade de sujeitos acometidos por disfunções musculoesqueléticas ou neurológicas.

Professores:

Felipe Barreto Schuch
Guilherme Silva Nunes
Gustavo Orione Puntel
Hedioneia Maria Foletto Pivetta
Luis Ulisses Signori
Melissa Medeiros Braz