Ir para o conteúdo Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação Ir para o menu Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação Ir para a busca no site Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação Ir para o rodapé Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coorientação

Primeiramente o aluno precisará assinar o termo de concordância de assinatura eletrônica conforme tutorial a seguir: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf , caso ainda não tenha.

Caso o Coorientador pretendido não seja da UFSM e não tenha cadastro como usuário externo, precisará fazer o cadastro clicando no link https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/servicos/cadastro-de-usuarios-externos/ e no botão “solicitar serviço”. Após o recebimento da confirmação do cadastro precisará concordar com o termo de assinatura eletrônica, conforme tutorial https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf.

Após obter a confirmação da assinatura eletrônica, o aluno deve abrir o processo eletrônico de Processo de Coorientação no portal de processos: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html
O aluno precisará entrar com login (matrícula) e senha (senha do portal do aluno), clicando em “anônimo” e “Login”

PARA ABERTURA DO PROCESSO PELO ALUNO

1. Clicar em “Novo” e “Processo”


2. Escolher o “Tipo documental” do processo: “Processo de coorientação para aluno de mestrado/doutorado (134.331)”.

– No campo procedência aparecerá o nome do aluno.
– O aluno pode complementar a descrição, se quiser, e clicar em salvar.

3. Clicar em “Adicionar” e “enviar” para anexar ao processo a solicitação de coorientação, contendo justificativa, em formato PDF, conforme modelo.

4. No tipo documental escrever: Solicitação de coorientação de aluno de mestrado/doutorado”. Escolher o documento, marcar: “gerado eletronicamente”, “sem autenticação”; “assinar o documento?” marcar “sim” e clicar em “adicionar”.

5. Fazer o mesmo procedimento para incluir o curriculo lattes do coorientador pretendido

6. Depois de incluir todos os documentos, o aluno deve clicar em salvar.

7. Inserir o vínculo (discente) e a senha do portal do aluno e clicar em “ok”.

8. Clicar em “tramitar”

9. Em “próximo passo”, o “Destino inicial” será a divisão de protocolo. No “Despacho”, digitar “Encaminhar para o professor (nome do orientador do aluno)”. Clicar em “Tramitar”.


PARA TRAMITAÇÃO PELO ORIENTADOR
– O orientador deve assinar o documento “Solicitação de Coorientação” incluído pelo aluno, clicar em tramitar e escrever no despacho que está de acordo com a solicitação.

– O processo deve ser tramitado para o coorientador pretendido.

PARA TRAMITAÇÃO PELO COORIENTADOR PRETENDIDO

– O coorientador pretendido precisará acessar a caixa postal da UFSM, assinar o documento “Solicitação de Coorientação” incluído pelo aluno, clicar em tramitar e escrever no despacho que está de acordo com a solicitação.
– O processo deve ser tramitado para unidade CURSO-PROGRAMA PG EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO E REABILITAÇÃO (Código 09.10.07.00.0.0).