Ir para o conteúdo PPGDCH Ir para o menu PPGDCH Ir para a busca no site PPGDCH Ir para o rodapé PPGDCH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

14ª Semana de Conscientização sobre o Ruído de Santa Maria – INAD/2021.



Extensão em Ação: Ruído, atenção para conscientização!

No dia 28 de abril de 2021, será comemorado o International Noise Awareness Day (INAD), reconhecida, no Brasil, como Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, cujo lema será “Proteja a sua audição, proteja a sua saúde”.

Em alusão ao INAD, o Programa de Extensão do CCS/UFSM, “Ruído nosso de cada dia: Fonoaudiologia e interdisciplinaridade na construção do conhecimento científico-cultural e na promoção da saúde”, coordenado pela Profa Valdete Alves Valentins dos Santos Filha, no período de 26 a 30 de abril de 2021, promoverá a 14a Semana de Conscientização sobre o Ruído na Cidade de Santa Maria/RS, no formato virtual.

O INAD tem por objetivo conscientizar a população brasileira sobre o ruído e seus efeitos. Através das ações na semana do INAD será possível esclarecer sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído social e/ou ocupacional gerado pelas atividades diárias, além de fomentar questões relacionadas à saúde e qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos, visto que os prejuízos causados pelo excesso de ruído são imensos e não respeitam faixa etária.

Em nossa cidade, a campanha é realizada por iniciativa dos cursos de Fonoaudiologia e Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e a atuação ativa e brilhante de uma Comissão Organizadora composta de alunos de Graduação dos Cursos de Fonoaudiologia e Engenharia Acústica, e de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM, além da parceria externa do Curso de Medicina da UESC (Bahia), abrangendo o ensino, a pesquisa e a extensão. Um grupo consciente dos danos evitáveis causados pelo excesso de poluição sonora com anelo de propor soluções e desenvolver ações de promoção de saúde, por meio de uma campanha ativa e persistente junto à comunidade santa-mariense. Além disso, o INAD na unidade acadêmica pretende fortalecar a interdisciplinaridade entre os cursos, incentivando uma maior preocupação e engajamento dos alunos com a problemática do ruído.

Em apoio ao combate à Pandemia da COVID-19, as atividades deste ano se manterão nas nossas redes sociais, por meio de ações educativas inovadoras, baseada em uma série de conteúdos interativos de conscientização sobre o ruído e os seus efeitos deletérios, como folder, vídeos, tik tok, paródias, atividades, Quiz e enquetes sobre o tema em foco; além de material educativo, disponibilizados nos sites de escolas da cidade, de cursos da UFSM e da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, parceiros da nossa Campanha.

“Fique em Casa” e acesse conhecimento!!! Sejam todos bem-vindos ao INAD SM 2021!!!

Os conteúdos podem ser acessados nos perfis da frente regional (INAD Santa Maria) e da frente nacional (INAD Brasil), por meio dos links:

Instagram:

INAD Brasil – Santa Maria/RS (@inadbrasilsm)

INAD Brasil (@inad.brasil)

TikTok:

INAD Santa Maria (@inadbrasilsm) TikTok | Watch INAD Santa Maria’s Newest TikTok Videos

Youtube:

https://youtube.com/channel/UC5qhPr4A4g1Q1ddZUypDegA

Facebook:

INAD Brasil SM | Facebook

INAD Brasil | Facebook

Site da Campanha Nacional:

INAD Brasil – INAD – Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído

Conscientização em ação de extensão, educação para todo cidadão!!!

Teste os seus conhecimentos:

https://docs.google.com/presentation/d/19H1HZm2m2d27aO5-ELm1sRxxFnNCZXNrsrZX3LnC29s/edit?usp=sharing

A ciência agradece a sua participação:

Contribuição dos Estudantes:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdU_e7YCd82pzvuV6eBbOUBX_zJCXt2rILWhSSkZdCcFA0pqw/viewform

Contribuição dos Professores:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSekKnRnt-Wo84QUF8eu4uREhswXoqpeS7JbjhIByB2aGrD40g/viewform

Ciência para todos:

https://doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1740

Realização: Comissão Organizadora da 14ª Semana de Conscientização sobre o Ruído de Santa Maria (RS) – Professores e Alunos de Graduação de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Engenharia Acústica e de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM, de Graduação de Medicina da UESC/Bahia(Parceria Externa).

E-mail para contato: inadsantamaria@gmail.com

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-523-529

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes