Ir para o conteúdo PPGE Ir para o menu PPGE Ir para a busca no site PPGE Ir para o rodapé PPGE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 20 março 2007 - 11:22 | Última modificação: 16 setembro 2020 - 15:28
Ouvir
DIVERSIDADE SEXUAL E IGUALDADE DE GÊNERO

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria

27/03/2007 18:45 - 31/08/2007 22:30

Descrição
Bem vind@ à página do Curso de Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero,

O Núcleo de Atividades Especiais de Extensão e Serviços -NAEES e o grupo INTERNEXUS, do Centro de Educação da UFSM, com o apoio da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, (SECAD/MEC), Direção do Centro de Educação e Programa de Pós Graduação em Educação PPGE (UFSM), estão promovendo o “Curso de Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero”,

O referido Curso tem como objetivos principais: Propiciar a reflexão e análise das práticas docentes de cada professor@  envolvida no curso, ao que tange às questões de gênero e diversidade sexual; Subsidiar os  professor@s para uma abordagem dialógica, em sala de aula, sobre questões de gênero e diversidade sexual; Propiciar vivências Interdisciplinares.

A programação consiste de Conferências, Oficinas, Implementações na Escola e um Seminário Final de Avaliação. O referido curso esta sendo desenvolvido de Março a Agosto do corrente ano.

Neste espaço você terá acesso às contribuições dos participantes, às fotos dos encontros e a um conjunto de informações que têm como objetivo ampliar o diálogo entre interessad@s na construção de um Brasil livre do preconceito e da homofobia.

Para que possamos ter um espaço não apenas de qualidade de discussão, mas também de fácil acesso, contamos com suas críticas, sugestões ou contribuições.

A equipe do NAEES e do grupo de pesquisa INTERNEXUS


NOTA IMPORTANTE – As informações aqui contidas não representam, necessariamente, as opiniões e posições do NAEES e da SECAD/MEC, sendo de responsabilidade de seus respectivos autores.


CRÍTICAS, SUGESTÕES, COMENTÁRIOS

PESSOAL estamos disponibilizando, aos participantes do Curso Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero, uma síntese das sugestões, críticas e elogios elaborados pelos mesmos.

Questionário Final

         Foi sugerido que transformássemos o curso numa especialização em sexualidade; foi sugerida uma maior integração entre participantes e palestrantes durante as conferências (o que poderia ter sido resolvido com questionamentos para os palestrantes); Alguns levantaram a hipótese de uma continuação do curso no próximo semestre.

O ponto alto do curso ficou por conta das diferentes abordagens feitas no decorrer do curso (oficinas, intervenções artísticas, filmes, textos, revista eletrônica…).

Outra sugestão foi que as oficinas fossem mais voltadas a Educação Básica, o que entendemos como desnecessário já que o trabalho do professor é realizar esta transposição didática e mediar as implementações das mesmas.

 Quanto às conferências, os participantes sinalizaram que o excesso de leitura por parte dos conferencistas não foi agradável, no entanto, a diversificação dos materiais utilizados e a recepção da equipe organizadora foram muito elogiadas.

Entrevistas

         Por vezes se repetiram às sugestões dos questionários finais quanto à continuação do curso, em torná-lo uma especialização, até mesmo à distância para os que não são de Santa Maria; enfatizaram novamente que as oficinas deveriam ter sido mais voltadas à Educação Básica e acrescentaram que o curso deveria ter tido maior divulgação nas escolas (neste aspecto temos certeza que não houve falha de nossa parte, já que entramos em contato com a 8ª CRE e SMED, bem como com as prefeituras de Faxinal do Soturno, Silveira Martins e Agudo); Foram solicitados diálogos sobre experiências em sala de aula, (o que estava previsto para o seminário de socialização, momento em que os professores relataram suas implementações nas escolas); Alguns participantes solicitaram acesso às bibliografias utilizadas (o que estava disponível na Revista Eletrônica [www.ufsm.br/naees] e também em pasta no Xérox do CE). Foi sugerido que mantivéssemos contato com todos os participantes após o término do curso, o que pretendemos dar conta com o acesso à Revista Eletrônica (e que entendemos não acontecer de forma efetiva em função da falta de cultura dos professores na utilização das TIC´s ).

         Os elogios foram efusivos no que se refere à dinâmica utilizada nas oficinas, isto é, por sua dialogicidade, rompendo com o domínio da fala do professor, já que se constitui em espaço de fazer junto, de convivências de representações/concepções sem a idéia de uma única verdade.

         A gratuidade foi outro aspecto elogiado, apesar de não criar um comprometimento dos participantes com o curso – que por não estarem pagando faltaram sem justificativa, o que de certa forma prejudicou o andamento do curso.

Também foi registrada como ponto positivo a competência dos palestrantes e a grande motivação que era passada por alguns.

  As críticas ficaram por conta da falta de debates, falta de intervalos, falta de materiais no xerox, não gostaram de algumas encenações que foram apresentadas… Alguns participantes, inclusive disseram que faltou a receita de como trabalhar em sala de aula, outros questionaram o uso de termos muito técnicos nas conferências. Sobre isso pensamos que não devemos trabalhar com receitas, posto que fosse subestimar a competência do profissional professor na sua tarefa de mediar aprendizagens e propor formas de ensinar. No Seminário Final de Socialização foi possível perceber como os professores têm condições de realizar essas mediações e avançar na construção de alternativas para sala de aula, mesmo quando se trata de abordar temáticas tão complexas como as referentes à DIVERSIDADE SEXUAL E A IGUALDADE DE GÊNERO.

Enfim, gostaríamos de agradecer as contribuições dos professores e demais participantes que com suas sugestões, elogios e críticas nos auxiliam no aperfeiçoamento de futuros cursos de formação continuada.

Atenciosamente,

                                   Equipe do NAEES


Artigos
Palestra Conferida no Seminário Geral de Socialização
Artigo apresentado na semana acadêmica do Centro de Educação
Contato

Núcleo de Atividades Especiais de Extensão e Serviços(NAEES)

Estamos abertos a sugestões, críticas, questionamentos e agradecimentos. Para isso, você pode entrar em contato através de nosso correio eletrônico (naees.ce@gmail.com) ou do telefone (55) 3220-9482 ou ainda pessoalmente, na sala 3237 do prédio do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Localização

Universidade Federal de Santa Maria

Roraima - 1000 - Camobi - Prédio 16

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Galeria de fotos