As egressas do PPGE&D, Jéssica Antunes de Oliveira e Lauana Rossetto Lazaretti, publicaram recentemente um artigo na revista Nova Economia, classificada com Qualis A2. Intitulado “Programa Criança Feliz: uma avaliação de impacto sobre indicadores de violência escolar”, o estudo é coautorado pela professora Kalinca Léia Becker.
Publicado no volume 35, número 1 (2025) da Nova Economia, o artigo propõe-se a medir o impacto do PCF sobre indicadores de violência escolar entre as escolas localizadas em municípios que aderiram ao programa para o 5o e o 9o ano do ensino fundamental, utilizando a metodologia de diferenças em diferenças instrumentadas (DDIV). Os resultados indicam que as escolas dos municípios que aderiram ao PCF possuem indicadores de violência escolar mais baixos. Também foi possível observar pelo estudo que a magnitude dos coeficientes é maior nos casos mais brandos de violência e de maior impacto para o 5o ano. Os resultados se mantêm robustos a testes de placebo e a diferentes amostras.
Pensando que a violência gera altos custos para a sociedade, tanto em termos de vidas perdidas, gastos com saúde e também em termos de produtividade, o potencial do PCF em reduzir a violência nas escolas, no longo prazo, pode ajudar na formação de uma sociedade com maior qualidade de vida para as pessoas, mais segura e mais produtiva e menos desigual.
A publicação está disponível na íntegra no site da revista Nova Economia:
🔗 https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8643