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Gamificação no ensino de anatomia humana: artigo do PPGEPT é publicado na Revista Recital



A estudante Pétrin Hoppe Tuchtenhagen, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) da UFSM, teve um artigo publicado na Revista Recital – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG. Intitulado “Tecnologia na sala de aula: gamificação na educação profissional e tecnológica para o ensino de anatomia humana”, o trabalho foi desenvolvido na disciplina de Seminário Temático, com o objetivo de aliar inovação pedagógica e tecnologia no ensino da área da saúde.

Gamificação no ensino de anatomia humana: artigo do PPGEPT é publicado na Revista Recital.
Fonte: Reprodução captura de tela da Revista Recital

Segundo Pétrin, a ideia surgiu ainda na sua primeira formação como técnica em enfermagem. “Naquela época já era evidente a dificuldade dos alunos em aprender anatomia humana, um conteúdo essencial para qualquer profissional da saúde. Mais tarde, no ensino superior, percebi que essa dificuldade persiste, então surgiu a ideia de criar um jogo para tornar esse processo mais leve e divertido”, conta.

A publicação é fruto de um trabalho coletivo, que também envolveu outros autores do PPGEPT e integrantes do NEPESBio – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde, Bioestatística e Tecnologia da Informação, liderado pela professora Angela Isabel dos Santos Dullius. Pétrin participa do grupo desde a graduação em Terapia Ocupacional e, atualmente, também atua como pesquisadora e docente no NEPESBio.

A publicação é fruto de um trabalho coletivo, que também envolveu outros autores do PPGEPT e integrantes do NEPESBio - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde, Bioestatística e Tecnologia da Informação, liderado pela professora Angela Isabel dos Santos Dullius. Pétrin participa do grupo desde a graduação em Terapia Ocupacional e, atualmente, também atua como pesquisadora e docente no NEPESBio.
Fonte: Acervo do NEPESBio.

O processo de escrita do artigo foi construído paralelamente à criação do jogo. “À medida que desenvolvíamos o jogo, íamos registrando cada etapa. Isso facilitou bastante”, explica. Contudo, o principal desafio foi o contexto adverso: o semestre foi marcado por enchentes no estado, o que comprometeu parte do calendário letivo. “Tivemos semanas sem aulas. Mesmo assim, conseguimos concluir o artigo no segundo semestre de 2024”, relata.

Reconhecimento e continuidade: a trajetória do artigo e os próximos passos da pesquisa

Outro ponto desafiador foi encontrar uma revista adequada para submeter um artigo com esse tipo de abordagem. “Quando é um artigo de criação, como o nosso, é mais difícil adaptar o conteúdo às exigências da revista. Mas felizmente fomos aprovados logo após o envio, ainda em 2024/2. A publicação veio agora, em maio, em uma edição especial da Recital.”

A publicação representa não apenas um reconhecimento do trabalho, mas também a consolidação do que é desenvolvido dentro do PPGEPT. “Esse artigo é um produto real de uma disciplina e mostra o quanto conseguimos produzir com dedicação. Ele reforça a importância da pesquisa aplicada dentro da educação profissional e tecnológica”, avalia.

O PPGEPT e o NEPESBio têm papel fundamental na formação de pesquisadores e no desenvolvimento de soluções inovadoras para a educação profissional e tecnológica em saúde.

O PPGEPT e o NEPESBio têm papel fundamental na formação de pesquisadores e no desenvolvimento de soluções inovadoras para a educação profissional e tecnológica em saúde.
Fonte: Assessoria do PPGEPT

E o caminho não para por aqui. Pétrin segue pesquisando o tema em seu projeto de mestrado, focado na construção de dispositivos educacionais que possam contribuir para o ensino em saúde. “Queremos continuar criando recursos que ajudem a transformar a sala de aula”, conclui.

Texto: Kleysa Gomes, bolsista de Assessoria de Comunicação do PPGEPT.

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