A egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGPET/UFSM), Rosimara Cargnin, publicou o artigo “As transformações vivenciadas pelos sujeitos da EJA-EPT (PROEJA FIC)” na revista Contexto & Educação, da Editora Unijuí, em uma edição especial de 2025, em coautoria com as pesquisadoras Mariglei Severo Maraschin e Giselda Mesch, ambas da UFSM. O trabalho é um recorte da dissertação de mestrado de Rosimara, orientada pela professora Mariglei.

O artigo analisa as transformações vivenciadas pelos sujeitos da EJA-EPT, destacando mudanças que vão além do espaço escolar, alcançando aspectos pessoais, profissionais e familiares. “As transformações se deram na integralidade do sujeito, modificando também seu entorno”, afirma Rosimara. A publicação busca divulgar a relevância dessa política pública e o impacto social da EJA-EPT.
Leia mais: Gamificação no ensino de anatomia humana: artigo do PPGEPT é publicado na Revista Recital
Integração que Transforma: Educação como Caminho para Inclusão e Valorização do Trabalhador
Rosimara destaca que a integração entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional e Tecnológica amplia oportunidades, promove a inclusão social e valoriza as trajetórias dos trabalhadores-estudantes. “Essa união facilita a inserção no mundo do trabalho e potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional”, aponta.
O artigo foi desenvolvido a partir da experiência no Grupo de Pesquisa Transformação, coordenado pela professora Mariglei. O grupo estuda políticas públicas e trabalho pedagógico na EPT, com atuação em áreas como EJA, Educação Inclusiva, Ensino Médio Integrado e Mulheres na EPT. “O Transformação é muito mais que um grupo de pesquisa; é um espaço de troca, colaboração e transformação”, destaca Rosimara.

A trajetória de Rosimara no PPGPET teve início em 2021, após cursar disciplina como aluna especial, e culminou com a defesa de sua dissertação. Segundo ela, “o Programa foi um divisor de águas na minha vida. As transformações que observei nos sujeitos da EJA-EPT também aconteceram comigo”. Para Rosimara, a publicação do artigo representa a consolidação de um esforço coletivo e um retorno à sociedade: “Ratificamos a necessidade de ofertar a EJA-EPT como política pública, que ultrapasse os muros institucionais e alcance efetivamente quem dela necessita.”
Texto: Kleysa Gomes, bolsista de Assessoria de Comunicação do PPGEPT.