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Egressa do PPGPET publica artigo sobre transformações vivenciadas pelos sujeitos da EJA-EPT (PROEJA FIC)



A egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGPET/UFSM), Rosimara Cargnin, publicou o artigo “As transformações vivenciadas pelos sujeitos da EJA-EPT (PROEJA FIC)” na revista Contexto & Educação, da Editora Unijuí, em uma edição especial de 2025, em coautoria com as pesquisadoras Mariglei Severo Maraschin e Giselda Mesch, ambas da UFSM. O trabalho é um recorte da dissertação de mestrado de Rosimara, orientada pela professora Mariglei.

A egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGPET/UFSM), Rosimara Cargnin, publicou o artigo “As transformações vivenciadas pelos sujeitos da EJA-EPT (PROEJA FIC)” na revista Contexto & Educação, da Editora Unijuí, em uma edição especial de 2025.
Fonte: Reprodução Revista Contexto & Educação

O artigo analisa as transformações vivenciadas pelos sujeitos da EJA-EPT, destacando mudanças que vão além do espaço escolar, alcançando aspectos pessoais, profissionais e familiares. “As transformações se deram na integralidade do sujeito, modificando também seu entorno”, afirma Rosimara. A publicação busca divulgar a relevância dessa política pública e o impacto social da EJA-EPT.

Leia mais: Gamificação no ensino de anatomia humana: artigo do PPGEPT é publicado na Revista Recital

Integração que Transforma: Educação como Caminho para Inclusão e Valorização do Trabalhador

Rosimara destaca que a integração entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional e Tecnológica amplia oportunidades, promove a inclusão social e valoriza as trajetórias dos trabalhadores-estudantes. “Essa união facilita a inserção no mundo do trabalho e potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional”, aponta.

O artigo foi desenvolvido a partir da experiência no Grupo de Pesquisa Transformação, coordenado pela professora Mariglei. O grupo estuda políticas públicas e trabalho pedagógico na EPT, com atuação em áreas como EJA, Educação Inclusiva, Ensino Médio Integrado e Mulheres na EPT. “O Transformação é muito mais que um grupo de pesquisa; é um espaço de troca, colaboração e transformação”, destaca Rosimara.

Logomarca do Grupo de Estudos e Pesquisa Transformação – Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dedicado à análise crítica e à produção de conhecimento sobre práticas e políticas educacionais voltadas à formação integrada e emancipadora.
Fonte: Reprodução Grupo de Pesquisa Tranformação

A trajetória de Rosimara no PPGPET teve início em 2021, após cursar disciplina como aluna especial, e culminou com a defesa de sua dissertação. Segundo ela, “o Programa foi um divisor de águas na minha vida. As transformações que observei nos sujeitos da EJA-EPT também aconteceram comigo”. Para Rosimara, a publicação do artigo representa a consolidação de um esforço coletivo e um retorno à sociedade: “Ratificamos a necessidade de ofertar a EJA-EPT como política pública, que ultrapasse os muros institucionais e alcance efetivamente quem dela necessita.”

Texto: Kleysa Gomes, bolsista de Assessoria de Comunicação do PPGEPT.

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