O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM) celebra a conquista do egresso Eno Renato Geiss, que teve seu artigo publicado na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), classificada como Qualis A2. O trabalho resulta da pesquisa desenvolvida em sua dissertação de mestrado e marca um importante reconhecimento acadêmico.

Intitulado “A Educação Profissional e Tecnológica na 20ª CRE: o impacto das metodologias de ensino implementadas durante a pandemia de COVID-19”, o estudo foi realizado em coautoria com as professoras Leila Maria Araújo Santos e Melina de Azevedo Mello, ambas do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM).

A motivação para a pesquisa nasceu da vivência de Eno Renato como docente na rede estadual de ensino, especialmente durante o período de pandemia. O artigo analisa os métodos de ensino aplicados na Educação Profissional e Tecnológica e os protocolos de saúde adotados no período, destacando a importância de uma organização pedagógica clara para docentes e discentes.
Desafios e reconhecimento
Entre os maiores desafios enfrentados no processo, Eno Renato destaca a necessidade de condensar a dissertação que tinha mais de 120 páginas em um artigo de no máximo 25 páginas, conforme as exigências da revista. “Foi extremamente desafiador selecionar as partes mais relevantes da pesquisa. Gostaria de destacar, também, o trabalho em equipe com minhas orientadoras, que foi essencial para alcançar os resultados obtidos”, afirma.
Link do artigo: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16481
Após dois anos de análise pela editora, a notícia da publicação trouxe enorme satisfação pessoal e profissional. “Esse reconhecimento trouxe um sentimento de realização indescritível. Não tenho palavras para descrever tamanha sensação de dever cumprido. Deixo meus agradecimentos especiais às minhas orientadoras por todo o apoio durante esse processo.”
Contribuição do PPGEPT
Para o egresso, a experiência no PPGEPT foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e sua trajetória acadêmica. “Com a experiência e o conhecimento das minhas orientadoras, todas as mudanças ocorridas ao longo da pesquisa contribuíram para o aperfeiçoamento do trabalho como um todo. Além disso, a colaboração dos colegas foi de extrema importância para o resultado final.”
Eno Renato também deixou um conselho aos atuais mestrandos: “Paciência e resiliência. Durante o percurso, surgem muitas mudanças e sentimentos diversos. É fundamental confiar na experiência dos orientadores e manter foco nos objetivos. O PPGEPT transformou minha vida pessoal e profissional para melhor e creio que a sua também.”