Ir para o conteúdo PPGF Ir para o menu PPGF Ir para a busca no site PPGF Ir para o rodapé PPGF
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Voluntas – Revista Internacional de Filosofia do PPGFil



Agora o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM tem uma revista oficial: conheça a Voluntas

Criada em 2010, a revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer foi resultado de uma iniciativa de pós-graduandos em Filosofia e logo tornou-se o periódico da Sociedade Schopenhauer do Brasil (Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft). Publicada semestralmente e com temática exclusiva voltada para a filosofia schopenhaueriana, a revista tem como objetivo publicar artigos originais, resenhas, traduções e entrevistas da área da Filosofia. A novidade é que, recentemente, a proposta, o título e a vinculação da revista foram renovados: Voluntas: Revista Internacional da Filosofia – agora o periódico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM (Mestrado e Doutorado) -, manterá o mesmo ISSN, continuará publicando trabalhos sobre o pensamento schopenhaueriano em Fluxo Contínuo como atividade da Sociedade Schopenhauer, mas passará a publicar também pesquisas sobre os mais variados temas, autores ou correntes da Filosofia. O estímulo da repaginação surgiu da necessidade de manter e melhorar a qualidade que foi classificada pela última avaliação do Qualis/CAPES no estrato B1. Juntamente com essas mudanças, o Portal de Periódicos da UFSM passa a hospedar a Voluntas.
A partir de 2019, os números da revista serão divididos em duas partes: um Dossiê temático e uma Seção de fluxo contínuo intitulada Estudos Schopenhauerianos. Os Dossiês de temas diversos relacionados à Filosofia serão alternados de acordo com os interesses das três linhas de pesquisa do PPGF-UFSM: 1) Ética normativa, metaética e ética aplicada; 2) Linguagem, realidade e conhecimento; e 3) Fenomenologia e compreensão. Além disso, em 2019 a periodicidade da Voluntas torna-se quadrimestral, passando a publicar três números anuais. Informações, como políticas, chamadas abertas e novas normas de submissão, estão disponíveis aqui, na nova página do periódico. Os 16 números anteriores da revista estão sendo migrados aos poucos para a nova plataforma. Enquanto isso, eles permanecem disponíveis no antigo site.
A edição 17 da Voluntas (Vol. 9, N. 1) foi lançada na sexta-feira, 13 de julho de 2018, e já está disponível no Portal de Periódicos. Este número é composto por boa parte das conferências apresentadas por pesquisadores brasileiros, alemães, italianos e japoneses durante o VIII Colóquio Internacional Schopenhauer, realizado em dezembro de 2017, em Curitiba-PR. Para efetuar o cadastramento e ter acesso à revista, clique aqui e vá até o final da página. Abaixo do texto de apresentação, clique em “cadastrar” e escolha se deseja cadastrar-se como leitor(a), autor(a) ou ambos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-556-3540

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes