Ir para o conteúdo PPGF Ir para o menu PPGF Ir para a busca no site PPGF Ir para o rodapé PPGF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Instruções: Docência Orientada

Processo de docência orientada (estágio de docência)

 Descrição

O estágio de docência é uma atividade curricular para discentes de pós-graduação (obrigatória para bolsistas) que se apresenta como disciplina denominada “Docência Orientada”, sendo definida como a participação de discente de pós-graduação em atividades de ensino na educação superior da UFSM, servindo para a complementação da formação pedagógica dos pós-graduandos.

ABERTURA DO PROCESSO
A abertura deste processo deve ser feita pelo discente de PG no Portal do Aluno.
O aluno anexa o plano de docência (modelo elaborado de acordo com cada curso) no PEN, assina o documento e envia para assinatura do orientador e, posteriormente, ao responsável pela disciplina. O pen será enviado ao curso de PG de origem do discente para aprovação do plano pelo colegiado e será enviado para o departamento da disciplina do curso da graduação.

Tramitação do processo
1 – O discente abre o PEN no portal do aluno e assina o plano de docência anexado e envia para assinatura de seu orientador.
2 – Orientador assina o plano e encaminha para assinatura do docente responsável pela disciplina da graduação.
3 – O docente responsável pela disciplina da graduação assina e envia para o curso de PG de origem do discente.
4 – O curso de PG acrescenta o PEN na pauta das reuniões do colegiado para analise e homologação do plano.
5 – Após aprovação, o PEN é enviado para homologação no colegiado do Departamento da disciplina.
6 – Retorna ao curso de PG para registro e efetivação de registro acadêmico e oferta da disciplina da docência orientada.
7 – Retorna ao discente para conhecimento e autorização da matrícula na disciplina de docência orientada e, posteriormente, anexar o relatório de docência orientada (quando aplicável no curso).
8 – Retorna ao curso para registro acadêmico da docência orientada, se finalizado, arquive-se.

NORMATIVA BASE

RESOLUÇÃO N. 018/2008 – Regulamenta o Programa Especial para Participação em Atividade de Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Federal de Santa Maria, por docentes de outras IES, bolsistas recém-doutores, alunos de pós-graduação e revoga a Resolução 013/08.

Artigo 42 do Regimento Geral de Pós-Graduação da UFSM:
Art. 42 O estágio de docência é uma atividade curricular para discentes de pós-graduação que se apresenta como disciplina denominada “Docência Orientada”, sendo definida como a participação de discente de pós-graduação em atividades de ensino na educação superior da UFSM, servindo para a complementação da formação pedagógica dos pós-graduandos.
§ 1o Os discentes de cursos de Mestrado poderão totalizar até dois créditos e os discentes de cursos de Doutorado até quatro créditos nessa disciplina, para integralização curricular.
§ 2o Para os efeitos deste regimento, serão consideradas atividades de ensino:
I – ministrar um conjunto pré-determinado de aulas teóricas e/ou práticas que não exceda a trinta por cento do total de aulas da disciplina;
II – auxiliar na preparação de planos de aula e/ou atuar no atendimento extra-classe aos discentes;
III – participar em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos; e
IV – aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como estudo dirigido, seminários, etc.
§ 3o Por se tratar de atividade curricular, a participação dos discentes de pós-graduação no Estágio de Docência não criará vínculo empregatício e nem será remunerada.
§ 4o As atividades de ensino desenvolvidas pelo discente de pós-graduação em Estágio de Docência Orientada, devem ser desenvolvidas sob a supervisão do professor responsável pela disciplina ou por outro professor de carreira do magistério superior, designado pelo departamento de ensino no qual a disciplina está vinculada.

Observação: A definição de que as atividades do Plano de Docência devem ser limitadas a “no máximo 30% da CH da disciplina” tem a finalidade garantir que o docente seja o responsável pela maior parte da CH desta disciplina da graduação. Dessa forma, este limite máximo de CH de docência aplica-se para o total das atividades de docência previstas na disciplina, não havendo restrição quanto ao número de alunos.

Exemplo: É possível que dois alunos realizem docência orientada na mesma disciplina da graduação, desde que ambos os planos de docência sejam aprovados pelo departamento e desde que sua CH frente a discente de pós-graduação, somada, não ultrapasse 30% da CH da disciplina. Neste contexto de 2 alunos, uma disciplina de 60h teria no máximo 18h destinada a docência orientada e cada discente poderia exercer 9h frente a turma. Como a disciplina de docência orientada prevê 15h, elas podem ser ocupadas com atividades extraclasse, a critério do PPG ao qual está vinculado o aluno e constando do plano de docência.

MODELOS DOS DOCUMENTOS

 

MODELO solicitação estágio docência

MODELO solicitação estágio docência

relatório final estágio docência

relatório final estágio docência