Ir para o conteúdo PPGF Ir para o menu PPGF Ir para a busca no site PPGF Ir para o rodapé PPGF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM comemora aprovação de projeto para pesquisa sobre Enativismo em edital do CNPq



Recursos de R$ 446 mil viabilizarão estruturação de laboratório multiusuário para experimentos inovadores em Filosofia da Mente

O ano se encerra com excelentes perspectivas para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No último dia 15 de dezembro de 2022, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou na Chamada Pró-Humanidades a concessão do aporte financeiro de R$ 446 mil para o projeto Enativismo: Desenvolvimentos e Desafios, sob coordenação da professora adjunta e pesquisadora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, Nara Miranda de Figueiredo. O projeto teve nota máxima em todos os critérios avaliados e sua execução terá vigência de dois anos. Estão envolvidos na pesquisa 24 pesquisadores de seis universidades, localizadas em quatro diferentes países (Brasil, Estados Unidos, Austrália e País Basco).  

Entre as metas do projeto está a instalação de uma infraestrutura multiusuária de pesquisa no laboratório situado no prédio dos Laboratórios de Humanidades (SIPEH2, CT-INFRA 02/2010), onde serão realizados workshops e as pesquisas empíricas com as metodologias Prisma e Microfenomenológica.

“É um trabalho que já vem sendo burilado há anos, e neste momento encontrou as pessoas certas e as circunstâncias perfeitas para se solidificar como uma iniciativa verdadeiramente colaborativa”, comemora Nara.

Enativismo é uma abordagem recente da cognição, segundo a qual os sistemas vivos são fundamentalmente relacionais: suas experiências significativas e valorativas emergem da interação dinâmica entre processos orgânicos e ambientais. A pesquisa tematiza a compreensão enativista de processos cognitivos individuais e interativos. Mais especificamente de processos linguísticos, lógicos, fenomenológicos e éticos, que compõem os quatro núcleos de investigação do projeto, coordenados pelos professores Nara Figueiredo, Frank Sautter, Róbson Reis e Marcos Fanton, respectivamente. A delimitação dos núcleos se justifica pela própria teoria, que considera a produção de sentido e a normatividade como condições básicas da vida. Os núcleos abordarão questões relacionadas à emergência do significado e do simbolismo, aos seus aspectos fenomênicos e às suas dimensões normativas.

A hipótese do projeto é de que a teoria pode ser estendida para explicar a cognição de ordem elevada, por exemplo, na linguagem e no raciocínio,  a partir da premissa de que a experiência significativa é intrínseca às interações entre organismo e ambiente, implicando que os processos de alta ordem resultam da complexidade da interação agente-ambiente-agente. Para oferecer evidências da plausibilidade desta hipótese, haverá quatro focos metodológicos: desenvolvimento teórico, revisão de escopo, experimentos em interatividade e experimentos em fenomenologia.

Entre as instituições de ensino colaboradoras estão, além da UFSM, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Do exterior, serão parceiras a University of the Basque Country (UPV, Espanha), o Franklin and Marshall College (F&M, Estados Unidos) e a University of Wollongong (UoW, Austrália).

 

Fazem parte do projeto, Nara Figueiredo, Elena Cuffari, César Meurer, Vitória Coelho, Hanne de Jaegher, Eros Carvalho, Róbson Reis, Bernardo Ainbinder, Eder Santos, Marcelo Lopes, Alexandre Gründling, Emiliano Chagas, Vitória Aloraldo, Glenda Satne, Frank Sautter, Marcos Silva, Bruno Mendonça, Felipe Abrahão, Marcos Fanton, Raquel Canuto, Camila Barbosa, Flávio Williges, Paola Mantovani, Eduardo de Medeiros. Na equipe, 04 pesquisadores são bolsistas PQ do CNPq. Nos últimos 05 anos, esse grupo publicou um total de 103 artigos em revistas internacionais, 67 em revistas nacionais (Qualis A1 e A2), 15 livros nacionais, 13 livros internacionais, 32 capítulos de livros nacionais e 40 capítulos de livros internacionais. Uma performance robusta na área da Filosofia. Além disso, a equipe está motivada na direção de uma pesquisa colaborativa e interdisciplinar. “Um time e tanto!”, ressalta a coordenadora.

 

Por Roberta Pschichholz

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-556-5186

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes