Ir para o conteúdo PPGF Ir para o menu PPGF Ir para a busca no site PPGF Ir para o rodapé PPGF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudante de Doutorado em Filosofia da Memória da Université Grenoble Alpes, Juan Álvarez, visita a Universidade Federal de Santa Maria



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebe com entusiasmo o estudante de doutorado Juan Álvarez, proveniente da renomada Université Grenoble Alpes e da Ruhr-Universität Bochum. Álvarez está envolvido em um projeto de doutorado que aborda a (in)compatibilidade entre teorias filosóficas da memória e a hipótese da mente estendida.

Sob a supervisão de Kourken Michaelian e Markus Werning, Álvarez investiga se teorias causais, simulação e funcionalistas da memória podem oferecer ferramentas teóricas para explicar como recursos externos podem ser considerados traços de memória e como esses recursos estão envolvidos nos processos mnemônicos.

A visita de Álvarez é um marco significativo para a cooperação internacional entre Brasil e França, sob o projeto CAPES CofeCub. Este intercâmbio de ideias, centrado na Filosofia da Memória, permite que a UFSM fortaleça seus laços acadêmicos com a Université Grenoble Alpes. A experiência de Álvarez, enriquecida por seu histórico acadêmico diversificado, traz uma perspectiva única e valiosa para o Laboratório de Filosofia da Memória (MemLab-UFSM).

O PPGF-UFSM saúda a visita de Juan Álvarez como uma oportunidade de promover diálogos frutíferos e avanços no campo da Filosofia da Memória, contribuindo assim para a expansão do conhecimento e da colaboração internacional.

A visita de Juan Álvarez à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ganha ainda mais destaque com suas apresentações marcadas no Departamento de Filosofia.

Em 12 de dezembro, Álvarez apresentará uma palestra aberta a todos no Departamento, intitulada “Remembering and relearning: Casting doubt on exclusionism”. Com base em teorias como o simulationismo, causalismo distribuído e minimalismo de traços, ele propõe argumentos condicionais para questionar o “exclusionismo”, argumentando que relembrar pode, em princípio, ser uma instância de lembrar. Álvarez destaca a necessidade de examinar mais de perto o exclusionismo, destacando a importância de considerações metafilosóficas sobre o papel da intuição na teorização filosófica sobre a memória.

Em 13 de dezembro, Juan Álvarez liderará uma mesa redonda para estudantes de graduação e pós-graduação, com o tema “PhD opportunities in France (and Germany)”. Ele oferecerá conselhos e insights sobre a aplicação e realização de um doutorado na França (e Alemanha), abordando requisitos básicos, oportunidades de financiamento, formatos de dissertação, taxas de registro e custo de vida. A mesa redonda proporcionará uma oportunidade única para os alunos esclarecerem dúvidas sobre a vida acadêmica de doutorado na França e Alemanha.

A UFSM celebra a contribuição significativa de Juan Álvarez, não apenas para a pesquisa em Filosofia da Memória, mas também para a orientação e aconselhamento valiosos oferecidos aos estudantes interessados em oportunidades de doutorado internacional. Essa interação promete enriquecer a comunidade acadêmica da UFSM e fortalecer os laços internacionais no campo da Filosofia.”

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-556-5619

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes