Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

01 de maio de 2018



Signo, v. 43, n. 78, 2018 – Literatura e Educação: perspectivas e
tendências contemporâneas

O dossiê « Literatura e Educação: perspectivas e tendências
contemporâneas » busca  reunir artigos que tragam para o cenário de
debate as pesquisas que levem em conta a interface Literatura e Educação,
problematizando e aprofundando as discussões  sobre o ensino da literatura
na Educação Básica. Desse modo, serão bem vindos trabalhos de diferentes
correntes teóricas, bem como dos diferentes espaços de atuação na
Educação Básica.
As organizadoras desse número serão as professoras doutoras Eliane Debus
(UFSC) e Rosane Cardoso (UNISC). As submissões devem ser realizadas até 01 de maio de 2018, sendo o lançamento previsto para setembro de 2018.

Mais informações estão disponíveis em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/index
 
 

 

FLUXO CONTÍNUO

 

REVISTA FEMINISMOS – Trimestral, B3 em Letras

Tema: Mulheres, Gênero e Feminismos

Mais informações:http://www.feminismos.neim.ufba.br/index.php/revista/about/submissions

 

 

Revista Scripta Uniandrade, editada pelo programa de pós-graduação em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE. Os autores devem ser, no mínimo, doutorandos para poder publicar. A revista acolhe artigos que tenham a literatura como ponto de partida em suas mais diversas relações com outras artes e mídias. A seção Varia aceita artigos em fluxo contínuo.

Mais informações: http://plataforma9.com/…/chamada-da-scripta-uniandrade-lite.

 

 

Revista DLCV – Língua, Linguística e Literatura está aberta para a submissão de novos artigos em fluxo contínuo. (B2)

Mais informações: http://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv

 

 _____________________________________________________________________________________

 

 

 A revista Criação & Crítica n. 18 convida-os a submeter artigos para o dossiê:

 

O cru, com açúcar, o cozido, com afeto: a mesa e o imaginário alimentar na literatura

 

 

 

Páris, ao querer comer o que não podia no banquete, causou uma guerra – cujas repercussões serão fundamentais para a literatura ocidental. Da gula de Páris, nasce a epopeia, da gula de Páris, nasce a tragédia.
 

 

Base da literatura ocidental, as cenas coletivas de alimentação mostram o elo entre a comensalidade e práticas culturais. Retratar o alimento, seu preparo, ingredientes, sabores, o envolvimento coletivo em uma refeição, o prazer ou a melancolia da mesa vazia, constituem metáforas, retratos da memória ou mesmo representações coletivas de práticas, muitas vezes relativas ao próprio ato poético. Comer ou ser comido, por exemplo, era uma questão recorrente nos contos de fadas. Jogar migalhas de pão para achar o caminho de volta ao lar e acabar encontrando uma casinha feita de doces talvez seja uma das imagens alimentares mais marcantes na memória coletiva.
 

 

O poder simbólico da alimentação, mais que anedota cultural, é evidência do vínculo entre comida e código linguístico, na medida em que o alimento, seu preparo e os modos de consumo são determinados por uma gramática, capaz de interferir diretamente nas formas de significação, como mostrou Lévi Strauss em O cru e o cozido.
 

 

Convidamos a todos a enviar artigos que explorem a correspondência entre a comida e a literatura, compreendendo o alimento em sua contribuição ao aparato simbólico da obra literária, ao modo como o autor retrata a memória e as representações coletivas, a alimentação como linguagem e imagem. Outras relações entre a comida, a fome, a prática comensal e a literatura, sem esquecer a mistura de ingredientes literários com outras artes também são bem vindas.

 

A revista Criação & Crítica aceita igualmente textos de temática livre, resenhas, traduções e textos de crítica literária de caráter experimental que tensionem os limites do gênero acadêmico. Os textos podem ser escritos em português, francês, espanhol e inglês. As contribuições devem ser enviadas através do site , de acordo com as normas da revista, até o dia 31 de março de 2017.

 

Revista Criação & Crítica Qualis B2 ISSN: 1984-1124
ttp://www.revistas.usp.br/criacaoecritica
Departamento de Letras Modernas – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 18 – Cidade Universitária, Campus Butantã – São Paulo-SP
E-mail: criacaoecritica@gmail.com
Telefone:+551130914077
Visite também a nossa página no facebook:http://www.facebook.com/criacaoecritica

 

Equipe Editorial Revista Criação & Crítica

 

_____________________________________________________________________________________

 

 

Chamada para publicação Nº 12 , v.1, 2017

 

LITERATURAS DA AMÉRICA PLATINA

A chamada Nº 12 da Web Revista Linguagem Educação e Memória (ISSN: 2237-8332), propõe um diálogo sobre temas transversais da Literatura da América Platina (região formada por Argentina, Paraguai e Uruguai). Concebemos o universo expressivo da Literatura da América Platina como uma trama capaz de interpretar e sintetizar, de modo complexo, a cultura da região. Nesta literatura converge o olhar crítico, focado em aspectos da realidade político-social da região, e a estima pela capacidade de criação de sua cultura. A modernidade baudelereiana se baseia na própria dualidade do homem para se realizar, dualidade esta que se faz presente na cultura local. É impossível pensar na América Latina enquanto única, ela mais do que outra coisa é uma sucessão de dualidades, é, retomando o conceito de García Caclini, híbrida. Um lugar que se construiu por um processo hibridação de várias culturas. Desta forma propomos acolher neste número da revista leituras sobre a literatura criada na América Platina.

Para além do dossiê temático a Web Revista Linguagem Educação e Memória também acolhe para avaliação artigos, ensaios e resenhas nas diversas áreas dos estudos literários, em caráter de tema livre.

As contribuições devem ser submetidas na página da Web Revista Linguagem Educação e Memória: http://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/index

Data limite para submissão no sistema: 15/06/2017.

 

Editores:

Prof. Me. Andre Rezende Benatti (UEMS/PPGLEN – UFRJ)

Profª Ma. Livia Santos de Souza (UNILA/PPGLEN – UFRJ)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-559-508

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes