Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

123º Seminário de Estudos Avançados – O estudo da obra de Ferdinand de Saussure: problemas teóricos, filológicos e editoriais



O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (PPGL-UFSM) receberá, na semana do três ao dia sete de junho, o Professor Estanislao Sofia, para uma série de atividades de pesquisa, formação e reuniões de trabalho. O referido Professor é pesquisador do Center for the History of Linguistics – KU Leuven-FWO-Volkswagenstiftung (http://c-h-l.be/) e estará na UFSM para visitar o Centro de Documentação e Memória, mais especificamente, os Fundos Documentais e o Acervo, que dizem respeito à nossa história disciplinar. Estanislao Sofia tem larga experiência em pesquisa inovadora e uma produção consistente acerca da história do conhecimento sobre a língua e a linguagem, principalmente no tocante à edição de manuscritos de linguistas da modernidade. Ele é membro do comitê científico do Círculo Ferdinand de Saussure (em Genebra, desde 2012 (http://www.cerclefdsaussure.org/index.php/le-cercle/comite-du-cercle), membro da equipe Génétique des textes et théories linguistiques – Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), CNRS, França (http://www.item.ens.fr/index.php?id=578105). Fez seu doutorado no domínio das Ciências da Linguagem – Linguística e Fonética Geral na Université Paris Ouest – La Défense – Nanterre, França, apresentando a tese Le problème de la définition des entités linguistiques chez Ferdinand de Saussure. Frequenta, como pesquisador, vários Acervos de linguistas como: Saussure, Benveniste, Meillet, Vendryes, entre outros, portanto, é um conhecedor com profundidade teórica e prática sobre tal problemática. Tem uma produção com qualificação internacional, com artigos, capítulos de livros, organização de livros e livros em editoras universitárias na Bélgica, França, Inglaterra, Itália, Suíça e, também, Brasil, mais recentemente. Como sabemos, o PPGL-UFSM tem se destacado, desde 2015, na constituição de Acervos e Fundos Documentais, inaugurando, a partir da realização da Escola de Altos Estudos em Semiologia Geral (Edital EAE CAPES 2016), um Centro de Documentação e Memória com três Fundos Documentais de pesquisadores importantes para a história disciplinar de nossa área no sul do país. Além do que o PPGL dispõe de um Acervo artístico dedicado ao trabalho do pesquisador inglês Michael Phillips, que recriou na contemporaneidade os livros iluminados de William Blake, (re)produzindo matrizes de impressão em cobre e impressos de texto e imagem em papel linho, por exemplo. Portanto, com a vinda do Professor Estanislao Sofia estamos objetivando fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização em nosso campo do conhecimento e, também, estimular a formação de uma rede de pesquisa internacional vinculada ao PPGL, com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica e dar maior visibilidade internacional ao que fazemos.

Sua vinda tem a promoção de: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Letras, Linha de Pesquisa Língua, Sujeito e História, Departamento de Letras Clássicas e Linguística, Laboratório Corpus e Centro de Documentação e Memória.

As inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/…/1FAIpQLScz0cZaHpyOiNT_om…/viewform.

Programação completa

Página do Laboratório Corpus no Facebook 

 

 


Publicações Recentes