Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisa em Escola Pública de Santa Maria estabelecendo relações entre a Universidade e a comunidade em geral



No dia 16 de outubro, na Escola Básica Estadual Érico Veríssimo, os resultados de um dos projetos da JAI JOVEM – UFSM foram apresentados para a comunidade escolar. O trabalho intitulado “A importância da escola pública na formação das pessoas: histórias de vida na e da EBE Érico Veríssimo”, desenvolvido pela aluna Andressa Mello, sob orientação das professoras Mariane Brandão (EBE Érico Veríssimo) e Verli Petri (DLV-PPGL/UFSM), tem como objetivo incentivar a comunidade escolar a buscar seus sonhos, via a realização de um resgate da história de vida de ex-alunos da Escola Pública.

Capturar
Prof.ª Mariane Brandão apresentando os objetivos do trabalho à comunidade escolar

A pesquisa, realizada in loco com alunos egressos da Escola Básica Estadual Érico Veríssimo, teve início com um chamamento realizado pela rede social Facebook, utilizada como recurso tecnológico educacional e social. As informações gerais buscadas foram: nome, idade, época em que estudou na Escola; de modo mais específico, foi perguntado: “De que forma a escola foi importante para a sua vida?”; “Como é a sua vida hoje (pessoal e profissional)?” Posteriormente, foi feita seleção, edição e construção de um arquivo dos depoimentos. Participaram da pesquisa 23 sujeitos, 5 por meio de depoimento em vídeo e 18 de depoimento escrito e foto.

Dentre os resultados da pesquisa, destacam-se, na parte profissional: ex-alunos cursando ou formados em Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Administração, Enfermagem, Sistemas para Internet, Engenharia Florestal, Educação Especial, Direito, Filosofia, Educação Física, Publicidade e Propaganda, Odontologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Agronomia, Pedagogia, Especializações, Mestrado, Doutorado; bem como profissionais em atuação: Policiais Civis, Policiais Militares, Barbeiros, Profissionais de Limpeza e Serviços Gerais, Coordenadores de Loja, Tatuadores, Costureiras, Profissionais da Beleza, Fotógrafos, Professores e Funcionários Públicos, Professores de universidades particulares, de cursos técnicos e de cursos pré-vestibulares, e, ainda, funcionários de empresas privadas em diversas áreas.

Quanto à vida pessoal, foram conhecidas histórias de amizades e até mesmo de amor que começaram na Escola e se mantêm vivas; histórias de constituição de famílias; histórias de pessoas que são felizes com suas conquistas e salientam a importância que a Escola teve em suas formações pessoais a partir dos conhecimentos e valores adquiridos para que pudessem chegar onde estão hoje.

As participantes do JAI JOVEM – UFSM afirmam que, por meio da pesquisa, foi possível mostrar a importância da Escola para que seus alunos possam encontrar seu lugar na sociedade, tanto na continuidade dos seus estudos quanto na busca de uma profissão que os realize e de uma vida pessoal feliz, reforçando assim que a Escola Pública é de qualidade e que os seus alunos podem chegar onde eles quiserem. 

Professoras Mariane Brandão (EBE Érico Veríssimo) e Verli Petri (PPGL/UFSM)
Prof.ª Mariane Brandão (EBE Érico Veríssimo) e Kelly Guasso (Doutoranda do PPGL/UFSM e ex-aluna da EBE Érico Veríssimo)

Diante da premiação dos alunos da EBE Érico Veríssimo na JAI JOVEM, a professora Mariane Brandão declara: “Orgulho define! É lindo ver nossos jovens, nossos alunos da Escola Pública dentro da UFSM mostrando seus trabalhos e aprendizagens. O conhecimento produzido dentro da escola precisa ser divulgado. Essas iniciativas são importantes para mostrar o quanto o trabalho pedagógico é feito com qualidade!”

 

Colaborou com o texto a doutoranda do PPGL Kelly Guasso.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-559-1487

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes