Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Memória e História como objeto de ensino: o grupo PET LETRAS e mestrandas do PPGL/UFSM participam da IV Feira Municipal do Livro de Silveira Martins



Durante os dias 06 e 07 de dezembro de 2019, ocorreu na cidade de Silveira Martins a IV Feira do Livro Municipal e o lançamento do novo Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins. Nesta ocasião, foi lançado um vídeo sobre a cidade de Silveira Martins, atividade planejada e organizada por acadêmicos do Programa de Educação Tutorial (PET Letras) em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Savegnago e com a direção do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão UFSM – Silveira Martins.

O grupo PET Letras atua conforme a tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Durante seus 9 anos de existência já desenvolveu diversos projetos pensando na qualificação dos acadêmicos e atuando de maneira significativa na sociedade. No ano de 2019, o grupo PET Letras e duas mestrandas do PPGL/UFSM desenvolveram atividades do  projeto “Memória e História como objeto de ensino em uma escola municipal de Silveira Martins” na turma do 7º ano da Escola João Frederico Savegnago, que resultaram na realização de  um vídeo produzido pelos alunos, onde são narradas histórias da cidade e das suas atrações turísticas (exibido nesta feira),  e também na elaboração de um material impresso intitulado: “Gaspar: expressões silveirenses”, material que reúne vocabulários e expressões da Região da Quarta Colônia em Silveira Martins-RS.

Destacamos que o principal objetivo deste projeto é resgatar a história e a memória da língua de colonização italiana, muito presente na vida destes sujeitos, além de proporcionar aos alunos um lugar de autoria e visibilidade.

Link para assistir ao vídeo: https://farol.ufsm.br/video/memoria-e-historia-como-objeto-de-ensino-iv-feira-municipal-do-livro-de-silveira-martins

Equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto: 

 Profa.Dra. Taís S. Martins (DLCL/PPGL/Laboratório Corpus/Tutora PET Letras)

 Acad. Alessandra Stefanello (PET Letras)

Acad. Camilla Cruz (PET Letras)

Acad. Jaíne da Silva (PET Letras)

Acad. Janys Ballejos Cruz (PET Letras)

Acad. Robson Severo (PET Letras)

Acad. Victoria Almeron (PET Letras)

Mestranda Carolina Piovesan (PPGL)

Mestranda Liliane Monteiro  (PPGL)

 

Informação divulgada por: PET Letras/ Laboratório Corpus
e-mail para contato:  petlabcorpus@gmail.com 
Ramal: 8986 (DLCL/UFSM)  ou 8956 (Lab. Corpus)
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-559-1614

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes