Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora e alunos da UFSM lançam Dicionário Compartilhado resultante do projeto “Vivências: a produção de sentidos na Escola Paulo Freire”



Alunos da E.E.E.F. Paulo Freire que participaram do projeto estarão no campus para uma sessão de autógrafos
A Profa. Dra. Verli Petri (DLV/PPGL/UFSM) e os integrantes do projeto de extensão
“Vivências: a produção de sentidos na Escola Paulo Freire”, com alunos da Graduação em
Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, se reunirão para o lançamento
do dicionário compartilhado, fruto de encontros quinzenais do grupo com crianças e jovens da
Escola Paulo Freire, durante o ano de 2022. No evento, estarão presentes alunos-autores do
livreto, integrantes do corpo docente da escola e comunidade acadêmica. O lançamento será
no dia 12 de dezembro, às 9h, no miniauditório do PPGL (Prédio 16).
Destaca-se que a transformação do dicionário compartilhado em livro impresso aconteceu
em virtude do apoio do Departamento de Letras Vernáculas e da Direção do Centro de Artes e
Letras da UFSM. Foram impressos 60 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente aos
envolvidos no projeto e autografados pelos autores no dia do lançamento. Posteriormente,
será disponibilizado gratuitamente em formato PDF para os interessados em conhecer o
trabalho.

O projeto:
A elaboração de verbetes de maneira compartilhada deu forma ao dicionário, dando
voz aos estudantes e desenvolvendo estratégias de leitura e escrita, conforme o objetivo do
projeto, que visa provocar a produção de verbetes para compor com os alunos um dicionário
compartilhado com palavras e sentidos que circularam no grupo social ao qual pertencem, ao
longo do ano. Verbetes como “corpo”, “pódio” e “sonho” foram produzidos durante os
encontros, nos quais os sentidos eram evocados a partir da experiência de estar junto, de criar
algo compartilhado. Ao total foram 36 verbetes em que a ortografia proposta pelos alunos foi
preservada

Além dos sentidos em circulação no cotidiano, foi realizada a ampliação da temática
para promover reflexões sobre como as palavras tiveram alterações de sentidos durante a
pandemia do novo coronavírus, atendendo também a um dos objetivos de um projeto de
pesquisa maior, coordenado pela Profa. Verli Petri e apoiado pelo Edital Universal do CNPq.
As atividades do projeto consistiram em momentos de planejamento, desenvolvimento
e avaliação contínua, buscando a realização de atividades lúdicas de leitura e produção textual
que provocassem a interação com o grupo. Integrando o roteiro de atividades, os alunos
realizaram uma visita cultural à UFSM, na qual foi possível conhecer uma exposição de arte,
a biblioteca central, o planetário e o Corpus – Laboratório de Fontes de Estudos da
Linguagem.
Como balanço final do projeto no ano de 2022, foi avaliado que crianças e jovens
puderam experimentar o lugar de autoria, sentiram-se ouvidos pela Universidade, ao mesmo
tempo que os integrantes do projeto e a Profa. Dra. Verli Petri puderam desenvolver
atividades e aprender com eles. Assim, a Universidade cumpre seu papel social buscando
significar a realidade social de comunidades menos favorecidas economicamente e que tem
muito a dizer. Vale a pena conferir!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-559-3212

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes