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Estudos Linguísticos

Língua, Sujeito e História

Linguagem no Contexto Social

Esta Linha de Pesquisa reúne pesquisadores em torno desta tríade conceitual, buscando ler, descrever e interpretar diferentes processos de constituição dos sentidos sobre a língua no contexto brasileiro, tendo como base abordagens enunciativas e discursivas de cunho materialista. Ela se caracteriza, também, pelo estudo interpretativo de instrumentos linguísticos que descrevem a história da língua falada/escrita no Brasil procurando traçar uma memória discursiva para entender, por conseguinte, como eles engendram um imaginário sobre a língua e procurando compreender os seus processos de historicização na região e sua relação com as línguas que aqui estão postas, bem como seus diversos movimentos e deslocamentos sofridos ao longo dos tempos, até a caracterização de uma língua dita regional, incluindo como objeto também a história das políticas de línguas.

 

Projetos de Pesquisa:

A produção de sentidos a partir da relação língua, sujeito e história na circulação do conhecimento linguístico – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Amanda Eloina Scherer
Da História e da Política: as línguas, as fronteiras e as instituições – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Eliana Rosa Sturza
Categorías, parámetros y dispositivos técnico-operativos en fonología (1870-2010): historiografía, metodología, epistemología – Coordenador: Prof. Dr. Estanislao Sofia
Português Antigo do Rio Grande do Sul etapa II: língua e história – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Evellyne Patricia Figueiredo de Sousa Costa
Discurso, poder e políticas da (in)visibilidade – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Marluza da Rosa
Língua, Política e História – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Taís da Silva Martins
Sócio-História Linguística do Rio Grande do Sul: manuscritos oitocentistas e novecentistas – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Tatiana Keller
A constituição do sujeito na e pela língua: investigações acerca do processo de gramatização, manutenção e atualização do saber nos e sobre os instrumentos lingüísticos – Terceira Fase – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Verli Fátima Petri da Silveira

Esta Linha de Pesquisa se define como um campo de investigação científica interdisciplinar que reúne pesquisas e pesquisadores dedicados à produção de conhecimento sobre linguagem, práticas discursivas e letramento em contextos sociais/institucionais, especificados por sua configuração epistemológica, social e/ou cultural, pela especialização de estruturas e recursos de organização social, pelos papéis sociais, pelas práticas identitárias e pelas representações constituídas entre os sujeitos. As pesquisas do grupo focalizam gêneros variados (didáticos, acadêmicos, profissionais, midiáticos, eletrônicos, escolares, jurídicos etc.), com texto verbal e/ou não-verbal. Para tanto, associam os quadros teóricos de base sócio-cultural, sócio-histórica e sociorretórica, da Linguística Sistêmico-Funcional e da Análise Crítica do Discurso. As relações que se estabelecem entre práticas discursivas, relações e atividades sociais em diferentes comunidades de prática são analisadas nas dimensões de uso, ensino e aprendizagem, uma vez que os pesquisadores atuam na formação docente e na formulação de abordagens de análise no campo da linguagem. 

Projetos de Pesquisa:

Leitura e escrita em língua portuguesa na perspectiva sistêmico-funcional – Fase 2 – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Cristiane Fuzer
Formação de professores de Língua Portuguesa e Prática de Análise Linguística: do objeto de ensino a uma abordagem didático-pedagógica – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Francieli Matzenbacher Pinton
Práticas de letramento(s) em diferentes comunidades disciplinares: descrição, análise e recontextualização pedagógica na educação básica – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Francieli Matzenbacher Pinton
Práticas orais no ensino de língua portuguesa: oralidade, gêneros orais públicos e interação no contexto escolar da Região Central do Rio Grande do Sul – Coordenador: Prof. Dr. Gil Roberto Costa Negreiros
Análise crítica da multimodalidade: ciência da linguagem para os multiletramentos – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Graciela Rabuske Hendges
Formação inicial de professores de Língua Inglesa com foco na pedagogia dos letramentos e na pedagogia crítica de gêneros – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Kirchhof Ticks
Línguas na escola: formação colaborativa de professores de português e inglês para o ensino dos multiletramentos no contexto escolar – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Kirchhof Ticks
Escrita acadêmica em diferentes comunidades de prática – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Patricia Marcuzzo
Análise Crítica de Gênero de testes de inglês como língua estrangeira – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Patricia Marcuzzo
Mídia, Política e Gramática Sistêmico-Funcional-Fase II – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Sara Regina Scotta Cabral
Investigação de diretrizes para orientar a produção de materiais didáticos digitais para cursos online em uma perspectiva sistêmico-funcional com foco em gêneros e multiletramentos – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Susana Cristina dos Reis