Estudos Linguísticos
Língua, Sujeito e História
Abriga projetos na área da história da produção do conhecimento lingüístico, a partir de uma perspectiva discursiva e enunciativa, analisando instrumentos lingüísticos bem como outras textualidades.
Dr. Amanda Eloina Scherer;
Dr. Eliana Rosa Sturza;
Linguagem no Contexto Social
Esta se define como um campo de investigação científica interdisciplinar que reúne pesquisas e pesquisadores dedicados à produção de conhecimento sobre linguagem, práticas discursivas e letramento em contextos sociais/institucionais específicos.
Dr. Cristiane Fuzer;
Dr. Désirée Motta-Roth;
Dr. Graciela Rabuske Hendges;
Dr. Luciane Kirchhof Ticks;
Dr. Sara Regina Scotta Cabral.
Linguagem e Interação
Investiga, descreve e interpreta diferentes processos de constituição dos fenômenos discursivos construídos em torno da interação social, tendo como base abordagens sociointeracionistas (ênfase na construção discursiva da subjetividade e intersubjetividade) e socioconstrucionistas (ênfase na construção discursiva dos fenômenos sociais institucionalizados).
Dr. Marcia Cristina Corrêa;
Dr. Marcos Gustavo Richter;
Dr. Maria Tereza Nunes Marchesan;
Dr. Vaima Regina Alves Motta.
Estudos Literários
Literatura, Comparatismo e Crítica Social
Estudo da obra literária através de sua relação com outras obras, sistemas literários e espaços geográfico-culturais.
Docentes credenciados:
Dr. André Soares Vieira
Dr. Dionei Mathias
Dr. Lawrence Flores Pereira
Dr. Luciana Ferrari Montemezzo
Dr. Marcus De Martini
Dr. Maria Eulália Ramicelli
Dr. Pedro Brum Santos
Dr. Rosani Ursula Ketzer Umbach
Dr. Vera Lúcia Lenz Vianna da Silva
Literatura, Cultura e Interdisciplinaridade
Os conceitos chave que intitulam esta linha, cultura e interdisciplinaridade, lançam as bases epistemológicas para organizar os debates teórico-metodológicos que derivam da natureza múltipla dos artefatos culturais com os quais ela lida. A linha Literatura, cultura e interdisciplinaridade caracteriza-se pela heterogeneidade de formação e atuação de pesquisadores, que operam interdisciplinarmente em suas respectivas especialidades. Os olhares disciplinares – sociológico, filosófico, discursivo, crítico etc. – mediados pela base conceitual da linha – articulam objetos de estudo a partir das relações entre literatura, cultura e sociedade. Propõem-se quatro eixos temáticos que se interpenetram: 1) Narratologias verbais e visuais; 2) Teoria e crítica da contemporaneidade; 3) Poéticas interartes: traduções e interpretações; e 4) Teorias feministas, estudos de gênero e crítica queer.
Docentes credenciados:
Dr. Anselmo Peres Alós
Dr. Enéias Farias Tavares
Dr. Gérson Luis Werlang
Dr. Raquel Trentin Oliveira
Dr. Renata Farias de Felippe