Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Membro da coordenação do GECAP realiza defesa de dissertação intitulada “Bringing Leaders’ Threat Perceptions Back In: The United States Balancing Policy Towards Iran’s Nuclear Program (2009-2020)”



No dia 11 de dezembro de 2023, a Mestra Luiza Delaflora Cassol, membro da coordenação e pesquisadora do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizou a defesa de sua dissertação intitulada “Bringing Leaders’ Threat Perceptions Back In: The United States Balancing Policy Towards Iran’s Nuclear Program (2009-2020)”. A comissão avaliadora foi composta pelos Professores Doutores Júlio César Cossio Rodriguez (UFSM), como orientador; Igor Castellano da Silva (UFSM), como coorientador; e Andrés Malamud (Universidade de Lisboa); e Peter Vale (Universidade de Pretória) como avaliadores externos.

  

A tese desenvolvida pela pesquisadora foi dívida em dois artigos, o primeiro, de caráter teórico, intitulado como “Bringing the Leaders’ (Threat Perceptions) Back In: A Realist Theoretical Assessment”, buscou refletir o debate intra-realista dando uma contribuição para a divisão prolongada entre teorias de política externa e teorias de política internacional.

O segundo artigo, de caráter empírico, intitulado “From U.S. to Iran: Balancing Threat Perceptions of the Iranian Nuclear Program (2009-2020)”, reflete acerca das contribuições empíricas ao aplicar o modelo de avaliação de percepção de ameaças com o objetivo de se compreender o comportamento de equilíbrio na política dos Estados Unidos (EUA) em relação ao Irã.

Em seu trabalho, a pesquisadora defende que os pressupostos do realismo neoclássico podem explicar efetivamente o comportamento estatal, em especial quando relacionado a compreensão do comportamento de equilíbrio em razão da percepção de ameaça entre EUA e Irã, no qual para testar tais contribuições, avalia a conexão entre “(1) níveis de ameaça do programa nuclear e de mísseis do Irã; (2) percepção de ameaça das elites governantes; e (3) estratégias de equilíbrio”. Em termos metodológicos, Cassol utilizou a análise de conteúdo, explorando comparativamente as declarações de decisores das gestões de Barack Obama (2009-2017) e Donald Trump (2017-2020) para elucidar a percepção de ameaça iraniana e as estratégias de equilíbrio favoritas incorporadas por cada administração.

Por, Guilherme Schmeling

Em breve o trabalho estará disponível na íntegra no Manancial – Repositório Digital da UFSM.

Para acompanhar os trabalhos já realizados da pesquisadora, acesse aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-2012

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes