Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

I Seminário Internacional Saberes do Sul Global

Técnico-Científicos Publicado: 2 junho 2023 - 10:49 Última modificação: 25 setembro 2023 - 21:13 Ouvir

Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM - Santa Maria, RS - Santa Maria

23/11/2023 08:00 - 25/11/2023 20:00

Notícias do Evento sissul2023

Prorrogação Final do Prazo de Submissão de Trabalhos e Atividades do I SISSUL
O I Seminário Internacional Saberes do Sul Global divulga a prorrogação final do prazo para submissão de trabalhos e atividades para o dia 24 de setembro de 2023, com o…
22/09/2023 - 16:16
Prorrogação do Prazo de Submissão de Trabalhos e Atividades do I SISSUL
O prazo para submissão de trabalhos e atividades do I Seminário Internacional Saberes do Sul Global foi prorrogado para 22 de setembro 2023, com o objetivo de ampliar a participação…
16/09/2023 - 18:56
Chamada para Submissão de Trabalhos e Atividades do I SISSUL
O I Seminário Internacional Saberes do Sul Global divulga a Chamada para Submissão de Trabalhos e Atividades, aberta até 15 de setembro 2023. O evento, que ocorrerá entre os dias…
29/08/2023 - 18:39
Descrição

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) estará promovendo o seu I Seminário Internacional Saberes do Sul Global (SISSUL 2023) entre os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2023, na Universidade Federal de Santa Maria, localizada na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Como atividades propostas, o evento propiciará a apresentação de Trabalhos Científicos, Mesas Redondas Internacionais, Workshops de Formação e um espaço destinado às Vivências de Práticas Extensionistas.

No dia 23 de novembro (Quinta-feira), ocorrerá a abertura do evento, com credenciamento e oferta de Workshops Formativos na parte da manhã; à tarde ocorrerá a Apresentação de Trabalhos e à noite a Solenidade de Abertura e a Mesa redonda Internacional I.

No dia 24 de novembro (Sexta-feira), ocorrerá a oferta de Workshops Formativos pela parte da manhã, Fóruns de Diálogos Transversais durante a tarde, e à noite as Mesas Redondas II e III.

No dia 25 de novembro (Sábado), ocorrerá na parte da manhã e da tarde um espaço integrativo destinado às Vivências Extensionistas de projetos vinculados ao programa de Pós-Graduação e ao Curso de Graduação em Relações Internacionais. Para o encerramento, está programado um Happy Hour/Atividade Cultural na parte da noite.

O evento ocorrerá presencialmente nos dias supracitados e será transmitido gratuitamente ao público pelo canal do PPGRI/UFSM no YouTube.

O edital com maiores informações está disponível (aqui).

Programação
23/nov 24/nov 25/nov
Manhã WORKSHOPS DE FORMAÇÃO

presencial

WORKSHOPS DE FORMAÇÃO

presencial

VIVÊNCIAS
EXTENSIONISTAS
presencial
Tarde APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

híbrido

FÓRUNS DE DIÁLOGOS TRANSVERSAIS

presencial

VIVÊNCIAS
EXTENSIONISTAS
presencial
Noite ABERTURA E MESA REDONDA INTERNACIONAL I

híbrido

MESA REDONDA INTERNACIONAL II e III

híbrido

HAPPY HOUR / ATIVIDADE CULTURAL

presencial

Workshops de Formação:

Minicursos dinâmicos, de viés interdisciplinar, que colaborem para o desenvolvimento de inovação e originalidade em práticas de pesquisa, ensino e extensão. Serão oferecidas atividades que contribuam com a formação em uma ou mais das seguintes competências: 

  • Pesquisa – Métodos e ferramentas de pesquisa de caráter interdisciplinar que envolvam acesso a novas tecnologias digitais e comprometimento com impacto social.
  • Ensino e Formação – Novos métodos de engajamento e dinamização do ensino com impactos diretos ou indiretos à pós-graduação;
  • Extensão e Impacto Social – Estratégias e métodos de construção de atividades de extensão integradoras.

Apresentação de Trabalhos:

Painéis de apresentação de resultados de atividades de pesquisa, ensino e extensão, concluídas ou em andamento, com foco prioritário no compartilhamento de experiências e na divulgação científica. Além de fomentar a indissociabilidade de pesquisa-ensino-extensão, os painéis inovarão ao propor formato horizontal, priorizando o diálogo entre os presentes e a integração de diferentes níveis de formação (graduação e pós-graduação). As sessões serão alocadas em três eixos temáticos interdisciplinares, a saber: Instituições e Desenvolvimento; Política e Sociedade Global; e Segurança, Estratégia e Defesa. 

Serão estimuladas pesquisas comprometidas com a realidades do Sul Global. Ou seja, os trabalhos selecionados devem ter fundamentação de problemática própria dessas regiões; problematização de suas causas, características e/ou alternativas de solução com base em engajamento crítico sobre seus impactos sociais; e refletir sobre ações sociais e de políticas públicas necessárias para a transformação social da realidade analisada. Recursos digitais serão utilizados como forma de propagar o diálogo para fora dos muros da universidade. Entre eles, destacam-se painéis em formato híbrido com acesso e transmissão ao vivo em canais digitais e a submissão complementar de vídeo curto por parte dos participantes em que resumem de maneira simples os resultados e impactos sociais de seus trabalhos científicos. Além da publicação de resumos expandidos, os anais do evento contarão com a disponibilização dos vídeos de divulgação científica.

Fóruns de Diálogos Transversais:

Fóruns interdisciplinares, horizontais e de diálogo aberto sobre ideias, iniciativas e experiências de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para o impacto social da universidade e da pós-graduação. Entre os fóruns propostos, destacam-se: Fórum Inovação e Empreendedorismo; Fórum Conexões com Sociedade Civil; e o Fórum  Amparo a Políticas Públicas. Cada fórum foca em nós específicos da rede de impacto social da pós-graduação (conforme nova ficha de avaliação da CAPES). Para os fóruns serão convidados atores e entidades importantes do setor e pesquisadores com experiências na área. O foco será a troca de experiências sobre como fortalecer redes e conexões entre Universidade e sociedade e a criação de ideias e propostas de destacado impacto social.

Vivências Extensionistas:

Mostras e atividades interativas pontuais e contínuas (durante todo o evento) com projetos de extensão vinculados ao PPG e a outras unidades e subunidades da UFSM  que foquem em questões prementes do Sul Global (direitos, justiça, segurança, desenvolvimento, inclusão, representatividade, educação, etc.).

Mesas Redondas Internacionais: 

Mesas de diálogo sobre ciência no Sul Global e seu impacto social com palestrantes internacionais. As mesas redondas terão enfoque nas experiências de relevantes pesquisadores internacionais com o impacto social de suas pesquisas e experiências com atividades de extensão e ensino inovador.

Inscrição

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A submissão de trabalhos e atividades ocorrerá entre os dias 11 de agosto e 24 de setembro de 2023 conforme o edital.

Link para o edital disponível (aqui).

Link para o formulário de submissão de trabalhos e atividades disponível (aqui).

INSCRIÇÕES 

As inscrições para a participação no evento e o pagamento, tanto como ouvinte presencial ou apresentador, ocorrem entre os dias 09 de outubro e 03 de novembro de 2023. Para a modalidade Ouvinte (online), o formulário para registro de presença será disponibilizado aos participantes no canal do PPGRI no YouTube durante as apresentações.

A solicitação de ressarcimento do valor pago no ato da inscrição poderá ser realizada por meio do e-mail (sissul@ufsm.br) caso a justificativa estiver contida nas seguintes afirmativas: (i) não aprovação de trabalho submetido; e (ii) problemas de saúde (mediante envio de atestado médico em anexo).

RESUMO

  • Submissão de trabalhos e atividades: de 11 de agosto a 24 de setembro de 2023
  • Inscrições e pagamento: de 09 de outubro a 03 de novembro de 2023

Contato

PPG RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Centro de Ciências Sociais e Humanas
Av. Roraima, nº 1000
Cidade Universitária
Bairro Camobi
CEP: 97105-900
Prédio 74C – Sala 4161

E-mail: sissul@ufsm.br

Localização

Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM - Santa Maria, RS

Av. Roraima - 1000 - Camobi - CCSH

Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul