Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Produtos das Dissertações

Produtos gerados pelas pesquisas de mestrado do PPGTER

Mapeamento e utilização dos laboratórios de informática educacionais nas escolas do campo da 8ª CRE. Autores: Cintia Moralles Camillo e Liziany Müller Medeiros (Orientadora). Janeiro de 2019. [Arquivo]

 

Potencialidades do uso do moodle na gestão educacional de bolsas capes do sistema Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria. Autores: João Juliano Monteblanco Castro e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Fevereiro de 2019. [Arquivo]

 

Implementação de sistema de autoatendimento acadêmico por meio de terminais de acesso como ferramenta de gestão educacional e administrativa na Universidade Federal de Santa Maria. Autores: Marcos Vinicius Dutra Alencastro e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Fevereiro de 2019. [Arquivo]

 

O uso do avea moodle na capacitação da gestão das secretarias administrativas das unidades de ensino da UFSM. Autores: Alexandre de Souza Javorsky e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Fevereiro de 2019. [Arquivo]

 

Role playing game (RPG) no ensino fundamental: uma aventura em busca do desenvolvimento psíquico e intelectual. Autores: Karine Josieli Köning Meyer e Taís Fim Alberti (Orientadora). Fevereiro de 2019. [Arquivo]

 

Recursos Educacionais Abertos: Estudo de Caso da Editora Aberta EduMIX –PE/UFSM. Autores: Raquel Scremin e Rosane Rosa (Orientadora). Fevereiro de 2019. [Arquivo]

 

Um Framework para o Desenvolvimento de Jogos Sérios Ubíquos. Autores: Garibaldi da Silveira Júnior e Roseclea Duarte Medina (Orientadora). Março de 2019. [Arquivo]

GibiQuim: a química contada em quadrinhos. Autoras: Vanessa Klein e Cláudia Smaniotto Barin (Orientadora). Fevereiro de 2018. [Arquivo]

 

A Produção Audiovisual no Ensino Fundamental: Uma Aposta na Autoria e Coautoria dos Estudantes. Autoras: Lilian Roberta Ilha Saccol e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Março de 2018. [Arquivo]

 

Escolas Conectadas? Um Novo Modelo de Redes Computacionais. Autores: Guilherme dos Santos Giuliani e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Abril de 2018. [Arquivo]

 

iPermanency: Aplicativo para gestão de evasão na EaD com Mineração de Dados Educacionais. Autores: Jáder Adiél Schmitt, Giliane Bernardi (Orientadora) e Gustavo Zanini Kantorski (Co-orientador). Junho de 2018. [Arquivo

 

Atualização da Legislação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal: PPP, Regimento e elaboração de uma normativa que dispões sobre o NTEM. Autores: Maritê Medianeira Moro Neocatto, Luiz Ernani Bonesso de Araujo (Orientador) e Karla Marques da Rocha (Coorientadora). Julho de 2018. [Arquivo]

 

Organização E Integração Das Tecnologias Digitais Na Prática Educativa Da Educação Infantil: O Produto. Autores: Cristiane Inês Bremm e Ilse Abegg (Orientadora). Julho de 2018. [Arquivo]

 

Tutoriais Das Atividades Didáticas Do Projeto Aluno Monitor Da Sala De Informática. Autoras: Eunice Pereira Azenha e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Julho de 2018. [Arquivo]

 

Guia Produção de Videoaulas com Softwares Livres. Autoras: Lóren Kellen Carvalho Jorge e Elena Maria Mallmann (Orientadora). Julho de 2018. [Arquivo]

 

Repositório para Produção Acadêmica – RPA. Autores: Cristiano Sasse dos Santos e Frederico Menine Schaf (Orientador). Agosto de 2018. [Arquivo]

 

Aprendendo Orientação a Objetos com Greenfoot. Autores: Cleitom José Richter e Giliane Bernardi (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

 

Diretrizes para o uso e desenvolvimento de Jogos Digitais. Autores: Anderson José Machado Link e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

 

STOP MOTION NA SALA DE AULA: Utilizando fotografias em movimento como estratégia de construção do conhecimento em uma escola do campo de Santa Rosa-RS. Autoras: Maritê de Oliveira e Liziany Muller Medeiros (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

 

Diagnóstico de indicativo de uso do Google Maps como uma ferramenta para a Educação. Autoras: Valquiria Conti e Liziany Muller Medeiros (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

 

Desenvolvimento de material didático digital de Língua Inglesa na perspectiva de sala de aula invertida. Autores: Edoardo Pletsch e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

 

Diretrizes para o Uso de Aplicativos de Leitura e Escrita na Educação Especial. Autoras: Karolina Waechter Simon e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

 

Diretrizes para Acessibilidade de Estudantes com Dislexia no Ensino Superior. Autoras: Liziane Forner Bastos e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

 

Curtir, Compartilhar, Aprender e Ensinar: Possibilidades de Uso do Facebook como Ambiente de Ensino-Aprendizagem no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Autoras: Mariângela Barichello Baratto e Taís Fim Alberti (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

 

Desenvolvimento de Material Didático Digital para o Ensino de Língua Portuguesa na Perspectiva de Gêneros e Multiletramentos. Autoras: Marileia da Silva Marchezan e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

 

Tecnologias da Informação e Comunicação: Recursos para as Aulas de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Autoras: Miriam Preissler de Oliveira e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Novembro de 2018. [Arquivo]

 

Gestão de revistas científicas acadêmicas: implantação de um template nas revistas Educação e Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Autores: Clenio Perlin Berni e Elena Maria Mallmann (Orientadora). Novembro de 2018. [Arquivo]

Manual Wikipampa: Guia prático. Autores: Marlucy Farias Medeiros e Elena Maria Mallmann. Julho de 2017. [Arquivo]

 

Recursos e atividades do moodle em dispositivos móveis para educação aberta: Tutorial docente. Autores: Patrícia Araujo Pujol e Fábio da Purificação de Bastos. Agosto de 2017. [Arquivo]

 

Produção de Material Didático Acessível para surdos no Moodle. Autores: Mara Rúbia Roos Cureau e Josiane Pozzatti Dal Forno (Orientadora). Agosto de 2017. [Arquivo]

 

MMAR: Sistema web para modelagem molecular tridimensional utilizando realidade aumentada. Autores: Alex Eder da Rocha Mazzuco e Giliane Bernardi (Orientadora). Setembro de 2017. [Arquivo]

 

Proposta Pedagógica Baseada em Pesquisa: Oficina de Produção de Videoaula com Software Livre de Captura de Tela Kazam. Autores: Lilian Cervo Benetti e Elena Maria Mallmann. Novembro de 2017. [Arquivo]

 

Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa à distância. Autores: Fabiane Mernak Aita e Tais Fim Alberti. Dezembro de 2017. [Arquivo]

 

E-book de aulas práticas de ciências. Autores: Geovane Rafael Theisen e Ana Cláudia Oliveira Pavão. Dezembro de 2017 [Arquivo]

Nossa Santa Maria: Manual de Melhores Práticas – Implantação e Execução. Autores: Andrewes Pozeczek Koltermann e Elena Maria Mallmann. Outubro de 2016. [Arquivo]

 

Sala de Aula Invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. Autores: Elieser Xisto da Silva Schmitz e Susana Crisina dos Reis. Dezembro de 2016. [Arquivo]

Em construção