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Produtos das Dissertações

Um Programa de Mestrado Profissional busca qualificar seus discentes para potencializar sua atuação no contexto profissional, ou seja, tem como missão formar mestres que possam utilizar as pesquisas e trabalhos desenvolvidos no âmbito do curso de forma a agregar valor e conhecimento em suas práticas profissionais.  Dentro das principais características de um mestrado profissional, encontra-se o desenvolvimento de um produto, sendo que, no caso do PPGTER, este  refere-se a um produto de natureza educacional, envolvendo desenvolvimento ou gestão educacional, mediada por tecnologias. 

O produto, que deve ser resultante da pesquisa de mestrado e, consequentemente, da dissertação, é o resultado palpável e tangível de uma atividade que foi desenvolvida dentro do contexto da pesquisa realizada. Deve ser apresentado em separado à dissertação defendida, entendido integralmente, sem a necessidade de se recorrer à dissertação para a sua compreensão, utilização ou manipulação. Ou seja, deve possuir uma “identidade própria” e ser disponibilizado pelo programa, para que possa ser compartilhado com a comunidade/sociedade, de forma a publicizar e disseminar os conhecimentos gerados no âmbito do programa.

Os produtos do PPGTER encontram-se aqui disponíveis, de forma a atender esse requisito, sendo que entre os exemplos de produtos educacionais desenvolvidos podem ser citados: propostas de ensino (planos de aula, unidades instrucionais ou de estudo), formalização de processos para desenvolvimento ou gestão envolvendo tecnologias educacionais, modelos conceituais, desenvolvimento de softwares ou aplicativos educacionais, produção de mídias educacionais (vídeos, áudios, etc.), materiais didáticos (impresso, digital, audiolivro), formalização de diretrizes, normas ou técnicas para gestão educacional, jogos educacionais, artefatos que envolvam o desenvolvimento, análise e gestão de ambientes de ensino e aprendizagem, produção de Recursos Educacionais Abertos (REA), projeto e desenvolvimento de oficinas ou cursos (formalização, gestão e produção de conteúdos educacionais).

Mapeamento e utilização dos laboratórios de informática educacionais nas escolas do campo da 8ª CRE. Autores: Cintia Moralles Camillo e Liziany Müller Medeiros (Orientadora). Janeiro de 2019. [Arquivo]

Potencialidades do uso do moodle na gestão educacional de bolsas capes do sistema Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria. Autores: João Juliano Monteblanco Castro e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Fevereiro de 2019. [Arquivo]

Implementação de sistema de autoatendimento acadêmico por meio de terminais de acesso como ferramenta de gestão educacional e administrativa na Universidade Federal de Santa Maria. Autores: Marcos Vinicius Dutra Alencastro e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Fevereiro de 2019. [Arquivo]

O uso do avea moodle na capacitação da gestão das secretarias administrativas das unidades de ensino da UFSM. Autores: Alexandre de Souza Javorsky e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Fevereiro de 2019. [Arquivo]

Role playing game (RPG) no ensino fundamental: uma aventura em busca do desenvolvimento psíquico e intelectual. Autores: Karine Josieli Köning Meyer e Taís Fim Alberti (Orientadora). Fevereiro de 2019. [Arquivo]

Recursos Educacionais Abertos: Estudo de Caso da Editora Aberta EduMIX –PE/UFSM. Autores: Raquel Scremin e Rosane Rosa (Orientadora). Fevereiro de 2019. [Arquivo]

Um Framework para o Desenvolvimento de Jogos Sérios Ubíquos. Autores: Garibaldi da Silveira Júnior e Roseclea Duarte Medina (Orientadora). Março de 2019. [Arquivo]

Moodle como ferramenta de Gestão e Comunicação entre as Coordenações de Cursos de Graduação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. Autores: Alice Lameira Farias e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Julho de 2019. [Arquivo]

Políticas para o Repositório Institucional do Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Panambi. Autores: Débora Cristina Daenecke Albuquerque Moura e André Zanki Cordenonsi (Orientador).  Agosto de 2019. [Arquivo]

Customização do AVA moodle para o Ensino de Línguas a Distância. Autores: João Roberto Ricalde Gervásio e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2019. [Arquivo]

Desafios Linguísticos Multimodais para o ensino de língua portuguesa por meio de dispositivos móveis
e-book do professor. Autoras: Dariane de Castro Bitencourt e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2019. [Arquivo]

A [TRANS] formação dos funcionários da Educação Básica em educadores e cogestores escolares. Autoras: Ana Lúcia dos Santos e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Agosto de 2019. [Arquivo]

Proposta de implantação de uma rede de colaboração entre setores da UNIPAMPA para elaboração, compartilhamento e disponibilização de materiais digitais acessíveis para alunos com deficiência visual. Autoras: Cátia Rosana Lemos de Araújo e Taís Fim Alberti (Orientadora). Agosto de 2019. [Arquivo]

Produção  de  Videotutoriais como Apoio à Gestão do Portal de Projetos SIE – WEB da UFSM. Autoras: Lovaina Aparecida Batista Ribeiro Menin, Taís Fim Alberti (Orientadora) e Giliane Bernardi (Coorientadora). Agosto de 2019. [Arquivo]

Democratização do Direito Autoral na Educação. Autores: Gabriele dos Anjos Schmitz e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Agosto de 2019. [Arquivo]

SloT. Autores: Rafael Raffaelli e Roseclea Duarte Medina (Orientadora). Dezembro de 2019. [Arquivo]

Monitoramento da interação e colaboração no ambiente MOODLE: Guia de ferramentas para Learning Analytics. Autores: Leomar Monego Cassol e Frederico Menine Schaf (Orientador). Dezembro de 2019. [Arquivo]

GibiQuim: a química contada em quadrinhos. Autoras: Vanessa Klein e Cláudia Smaniotto Barin (Orientadora). Fevereiro de 2018. [Arquivo]

A Produção Audiovisual no Ensino Fundamental: Uma Aposta na Autoria e Coautoria dos Estudantes. Autoras: Lilian Roberta Ilha Saccol e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Março de 2018. [Arquivo]

Escolas Conectadas? Um Novo Modelo de Redes Computacionais. Autores: Guilherme dos Santos Giuliani e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Abril de 2018. [Arquivo]

iPermanency: Aplicativo para gestão de evasão na EaD com Mineração de Dados Educacionais. Autores: Jáder Adiél Schmitt, Giliane Bernardi (Orientadora) e Gustavo Zanini Kantorski (Co-orientador). Junho de 2018. [Arquivo

Atualização da Legislação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal: PPP, Regimento e elaboração de uma normativa que dispões sobre o NTEM. Autores: Maritê Medianeira Moro Neocatto, Luiz Ernani Bonesso de Araujo (Orientador) e Karla Marques da Rocha (Coorientadora). Julho de 2018. [Arquivo]

Organização E Integração Das Tecnologias Digitais Na Prática Educativa Da Educação Infantil: O Produto. Autores: Cristiane Inês Bremm e Ilse Abegg (Orientadora). Julho de 2018. [Arquivo]

Tutoriais Das Atividades Didáticas Do Projeto Aluno Monitor Da Sala De Informática. Autoras: Eunice Pereira Azenha e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Julho de 2018. [Arquivo]

Guia Produção de Videoaulas com Softwares Livres. Autoras: Lóren Kellen Carvalho Jorge e Elena Maria Mallmann (Orientadora). Julho de 2018. [Arquivo]

Repositório para Produção Acadêmica – RPA. Autores: Cristiano Sasse dos Santos e Frederico Menine Schaf (Orientador). Agosto de 2018. [Arquivo]

Aprendendo Orientação a Objetos com Greenfoot. Autores: Cleitom José Richter e Giliane Bernardi (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

Diretrizes para o uso e desenvolvimento de Jogos Digitais. Autores: Anderson José Machado Link e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

STOP MOTION NA SALA DE AULA: Utilizando fotografias em movimento como estratégia de construção do conhecimento em uma escola do campo de Santa Rosa-RS. Autoras: Maritê de Oliveira e Liziany Muller Medeiros (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

Diagnóstico de indicativo de uso do Google Maps como uma ferramenta para a Educação. Autoras: Valquiria Conti e Liziany Muller Medeiros (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

Desenvolvimento de material didático digital de Língua Inglesa na perspectiva de sala de aula invertida. Autores: Edoardo Pletsch e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

Diretrizes para o Uso de Aplicativos de Leitura e Escrita na Educação Especial. Autoras: Karolina Waechter Simon e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

Diretrizes para Acessibilidade de Estudantes com Dislexia no Ensino Superior. Autoras: Liziane Forner Bastos e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

Curtir, Compartilhar, Aprender e Ensinar: Possibilidades de Uso do Facebook como Ambiente de Ensino-Aprendizagem no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Autoras: Mariângela Barichello Baratto e Taís Fim Alberti (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

Desenvolvimento de Material Didático Digital para o Ensino de Língua Portuguesa na Perspectiva de Gêneros e Multiletramentos. Autoras: Marileia da Silva Marchezan e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]

Tecnologias da Informação e Comunicação: Recursos para as Aulas de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Autoras: Miriam Preissler de Oliveira e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Novembro de 2018. [Arquivo]

Gestão de revistas científicas acadêmicas: implantação de um template nas revistas Educação e Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Autores: Clenio Perlin Berni e Elena Maria Mallmann (Orientadora). Novembro de 2018. [Arquivo]

Formação de professores: integrando TIC às práticas de pesquisa (e-book). Autores: Melise Peruchini e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Junho de 2017. [Arquivo]

Manual Wikipampa: Guia prático. Autores: Marlucy Farias Medeiros e Elena Maria Mallmann (Orientadora). Julho de 2017. [Arquivo]

Manual de orientações para criação de documentos digitais acessíveis  Microsoft Word 2010 e Manual de orientações para criação de documentos digitais acessíveis no LibreOffice Writer. Autores: Daniele dos Anjos Schmitz e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Julho de 2017. [Arquivo 1; Arquivo 2]

Recursos e atividades do moodle em dispositivos móveis para educação aberta: Tutorial docente. Autores: Patrícia Araujo Pujol e Fábio da Purificação de Bastos (Orientador). Agosto de 2017. [Arquivo]

Produção de Material Didático Acessível para surdos no Moodle. Autores: Mara Rúbia Roos Cureau e Josiane Pozzatti Dal Forno (Orientadora). Agosto de 2017. [Arquivo]

MMAR: Sistema web para modelagem molecular tridimensional utilizando realidade aumentada. Autores: Alex Eder da Rocha Mazzuco e Giliane Bernardi (Orientadora). Setembro de 2017. [Arquivo]

Proposta Pedagógica Baseada em Pesquisa: Oficina de Produção de Videoaula com Software Livre de Captura de Tela Kazam. Autores: Lilian Cervo Benetti e Elena Maria Mallmann (Orientadora). Novembro de 2017. [Arquivo]

Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa à distância. Autores: Fabiane Mernak Aita e Tais Fim Alberti (Orientadora). Dezembro de 2017. [Arquivo]

E-book de aulas práticas de ciências. Autores: Geovane Rafael Theisen e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Dezembro de 2017 [Arquivo]

Nossa Santa Maria: Manual de Melhores Práticas – Implantação e Execução. Autores: Andrewes Pozeczek Koltermann e Elena Maria Mallmann. Outubro de 2016. [Arquivo]

Sala de Aula Invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. Autores: Elieser Xisto da Silva Schmitz e Susana Crisina dos Reis. Dezembro de 2016. [Arquivo]

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