Procedimentos Pós-Defesa
Descrição
No caso de aprovação na Defesa de Dissertação, a mesma deverá ser entregue à Coordenação do Programa, na forma digital, via processo aberto pelo PEN-SIE, de acordo com o tutorial disponibilizado em anexo, juntamente com o documento de autorização para disponibilização on-line da dissertação. Além da dissertação e da autorização para disponibilização, os seguintes arquivos devem ser inseridos no processo:
- Produto da dissertação, em sua totalidade, sendo que se o mesmo for um software, os códigos-fontes devem ser enviados também. Caso o sistema não permita o envio do produto em decorrência do formato, tamanho, ou devido a qualquer outro problema, o mesmo deve ser enviado para o e-mail do programa (ppgter@ufsm.br). Se o produto estiver em processo de registro de patente, colocar o mesmo com acesso restrito no processo.
- Comprovante de submissão de artigo resultante da dissertação à Revista Científica qualificada segundo o Qualis/CAPES, área Interdisciplinar, de acordo com o exigido pelo Regimento do Programa, art. 65, § 10.º, em formato pdf;
Atentamos para os itens 12 e 13 do Tutorial que especificam atividades do orientador e do PPG/CPG, conforme:
“12 – Orientador recebe na cx postal e confere se o trabalho foi devidamente corrigido conforme definido em banca de defesa: – feita a correção deve tramitar para a coordenação do PPG/CPG; – não estando de acordo com o aprovado pela banca, retornar ao acadêmico(a) para efetuar os ajustes conforme definido no ato da defesa.
13- A Coordenação do curso, ao receber em sua cx postal o processo de entrega do trabalho final, faz a verificação do título do trabalho se está exatamente conforme consta da ata de defesa aprovada, insere uma cópia da ata de defesa contendo as assinaturas dos membros e tramita para Biblioteca Central (pois o trabalho final já foi homologado pelo orientador). Caso haja discrepância entre o título do trabalho final e o constante na a ata de defesa, o processo deverá retornar ao acadêmico(a) para a correção e retorno via orientador.”
Importante:
- A dissertação não deve conter nenhuma assinatura no processo;
- A Folha de Aprovação permanece no corpo da dissertação, mas não precisa mais ser assinada pelos membros da banca, pois a ata irá acompanhar o processo, sendo anexada ao mesmo pela secretaria do Programa;
- O orientador, no ato da verificação dos documentos, deve observar se o título da dissertação é idêntico ao título informado no documento de liberação;
- Caso tenha havido mudança do título, por sugestão da banca (informado na ata, em campo específico para tal), o novo título deve constar em todos os documentos;
- O PDF da dissertação não pode estar protegido.
- A Ficha Catalográfica é obrigatória e sua geração é efetuada na página da Biblioteca Central.
Além disso, deverá ser preenchido um Relatório Pós-Defesa, que encontra-se disponível no link: Relatório_Pós_Defesa. Após o preenchimento do mesmo, um comprovante será enviado ao e-mail do aluno, que deverá encaminhar este comprovante para o programa, através do e-mail ppgter@ufsm.br, com o assunto: “Relatório Pós-Defesa PPGTER – NOME_DO_ALUNO”, junto com o restante da documentação.