Solicitação de Qualificação
Descrição
A Defesa de Qualificação deve ocorrer no prazo máximo de 18 meses após o ingresso;
O processo de marcação da Defesa de Qualificação é realizado pelo próprio aluno, via PEN-SIE, seguindo as orientações abaixo:
1) O discente deve preencher o formulário de solicitação de banca de qualificação com todos os dados solicitados. Depois, deverá abrir o processo de qualificação de dissertação de mestrado no PEN-SIE (tipo documental: Processo de qualificação de dissertação de mestrado (134.324)), anexar e assinar digitalmente o formulário, e tramitar o processo para o orientador. Esse processo deve ser aberto com, no mínimo, 20 dias de antecedência da data da qualificação. Salientamos que a assinatura do formulário se dará por meio do sistema de assinatura do PEN. Além disso, o CPF, a instituição e o e-mail do(s) membro(s) externo(s) devem constar no formulário, sem prejuízo dos demais dados solicitados no documento;
2) O orientador deverá analisar o formulário. Se houver necessidade de correção, o processo deverá ser devolvido para ajustes ao discente, sem a assinatura do formulário por parte do orientador. Caso não exista necessidade de correções, o orientador deverá assinar o formulário e tramitar o processo para CURSO-PROGRAMA PG MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE – 05.10.16.00.0.0 (Unidade administrativa).
3) A secretaria analisará o processo. Na hipótese de haver necessidade de correções, o processo será devolvido ao discente ou ao orientador. Se não forem necessárias, a composição da banca será incluída na pauta do Colegiado, que deliberará sobre ela. Não há óbice para a realização do exame de qualificação antes da deliberação do Colegiado, sendo que a composição da banca será aprovada ad referendum do órgão. No entanto, caso o Colegiado rejeite a banca, o exame de qualificação deverá ser refeito.
Concomitantemente, a secretaria abrirá o processo de homologação de ata de banca de defesa de pós-graduação, contendo a minuta da ata, e enviará para os membros da banca, organizados em comissão.
Se a composição for aprovada, a ata da reunião do Colegiado correspondente será anexada ao processo de qualificação. Caso contrário, o processo retornará ao aluno para ajustes.
4) Após a realização do exame, o presidente da banca deverá preencher a minuta e anexar, no processo de homologação da ata, a ata preenchida. Na sequência, ela deverá ser assinada digitalmente pelo orientador e demais membros da banca e enviada, após todos os membros assinarem, para o PPGTER;
5) Depois de a secretaria receber o processo contendo a ata assinada, será emitido, por meio do processo aberto no PEN-SIE, o atestado de participação em banca de pós-graduação, o qual, após a assinatura da coordenação, será tramitado para os membros da banca, que serão notificados da emissão. Em seguida, o presidente da banca poderá arquivar o processo de ato de emissão de atestado de banca de pós-graduação;
Ao mesmo tempo, a secretaria anexará a ata do exame no processo de qualificação e o arquivará, caso o discente seja aprovado. Além disso, o processo de homologação de ata de banca de defesa de pós-graduação também será arquivado. Em caso de reprovação, a ata será anexada e o processo de qualificação será devolvido ao discente, para posterior inclusão de novo formulário de solicitação com a nova data do exame de qualificação.