Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso Técnico em Fruticultura realiza visitas técnicas na região da Serra e da Quarta Colônia



 

Um dos diferenciais do Curso Técnico em Fruticultura EAD são as visitas técnicas em diferentes propriedades com foco na Fruticultura no Sul do Brasil

Entre as preocupações na formação dos estudantes do Curso Técnico em Fruticultura, encontra-se a utilização de metodologias de ensino aprendizagem que aproximem os estudantes da realidade dos fruticultores. Essa aproximação contribui para a formação de profissionais mais preparados para atuarem no setor da fruticultura, ao mesmo tempo em que aproxima o setor produtivo da Universidade. Para tanto, uma das metodologias utilizadas no ensino aprendizagem são as visitas técnicas em unidades produtivas envolvidas com a produção de frutas. Elas permitem uma abordagem contextualizada, capaz de entender oportunidades, problemas e desafios.

Na sexta, 14/04, aconteceu uma visita técnica conduzida pelo Prof. Renato Trevisan, do Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM. Foram visitadas três propriedades rurais com enfoque em produção agroecológica e sustentável.

Começamos nossa jornada na propriedade do seu Pedro Lovatto em Farroupilha. Ele é um dos percursos da Agroecologia na região da serra e foca na produção de pequenas frutas como morango, mirtilo, amora e framboesa. Sua propriedade é uma referência para a região e seu trabalho é inspirador.

Foto: Estudantes do 3º semestre na Propriedade de Pedro Lovatto em Farroupilha, RS. 

Em seguida, fomos à Fazenda Syntropic Ltda em Montenegro, com mais de 200 hectares. A produção principal é de citros para extração de óleos essenciais e sucos, além de implantação de novas cultivares que ainda não existem no Brasil para extração. Foi uma oportunidade única de aprender sobre novas tecnologias e culturas.

Foto: Estudantes do 3º semestre na Fazenda Syntropic Ltda em Montenegro, RS

Na sexta, ainda, visitamos a Zita Orgânicos em Garibaldi. A propriedade tem apenas 1,5 hectares, mas é uma referência na produção de hortaliças, plantas panc e frutíferas. A venda é realizada com entrega direta para os consumidores ou retirada na propriedade. Aprendemos muito sobre produção em pequena escala e sobre a importância de valorizar os produtores locais.

Foto: Estudantes do 3º semestre na Zita Orgânicos em Garibaldi, RS. 

Essa visita técnica foi uma experiência incrível e enriquecedora para os estudantes do Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM. 

No sábado, 15/04, os estudantes do 1º semestre do Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM realizaram uma visita técnica a duas propriedades rurais da região, com o objetivo de aprender sobre os desafios e técnicas utilizadas na produção de pitayas e bananas. 

Pela manhã, visitamos a Pitayas Efraim, uma referência na produção de pitayas na região. Os alunos puderam compreender como um fruticultor inicia um projeto de fruticultura, as necessidades da pitaya em relação ao solo e à fitossanidade, e os desafios enfrentados nessa atividade.

Foto: Estudantes do 1º semestre na propriedade de Pitayas Efraim em Palma, Santa Maria, RS. 

Já na parte da tarde, visitamos a Delícias da Banana, uma propriedade focada na bananicultura na região da Quarta Colônia, RS. Lá, os estudantes puderam aprender sobre o sistema de produção da banana, os tratos culturais necessários para seu cultivo, bem como a cadeia produtiva e seus consumidores.

Foto: Estudantes do 1º semestre na Propriedade Delícias da Banana em São João do Polêsine, RS. 

Ambas as frutas são muito apreciadas pelo seu sabor e valor nutricional. Na produção de pitayas e bananas, é importante seguir técnicas adequadas de cultivo e manejo, a fim de garantir a qualidade e a produtividade das frutas.

Essa visita técnica foi uma grande oportunidade para os alunos do Curso Técnico em Fruticultura colocarem em prática o que estão aprendendo em sala de aula e se aprofundarem no conhecimento técnico da produção de pitayas e bananas.

(Texto: Coordenação Curso Técnico em Fruticultura)

…….

Acompanhe mais ações do Curso Técnico em Fruticultura EAD no site e nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-328

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes