A recepção dos calouros do Curso Técnico em Alimentos do Colégio Politécnico foi marcada pela análise sensorial. Cerca de 20 estudantes participaram de uma atividade que uniu duas disciplinas do curso para produção de morangos do amor.


Proposta pelas docentes Ana Paula Daniel e Lidiane Viera Machado, responsáveis pelas disciplinas de Práticas Alimentares Sensoriais e Química de Alimentos, respectivamente, foram preparados morangos do amor na versão tradicional, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de degustar pela primeira vez. A partir da atividade, alguns estudantes já tiveram novas ideias como a versão PANC (plantas alimentícias não-convencionais) do amor, com flores comestíveis e brigadeiro de capim-limão desenvolvido pro uma de nossas alunas. A atividade promoveu a integração dos(as) novos(as) estudantes não só entre si e com docentes, mas também com os alguns espaços de estudos práticos que o curso utiliza.
O curso Técnico em Alimentos tem duração de 1 ano e meio e as aulas são realizadas no turno da manhã. A formação habilita profissionais capazes de atuar no processamento de alimentos de origem animal e vegetal, bem como no controle de qualidade e análises de alimentos, contribuindo para a oferta de alimentos seguros. Depois de formado, o profissional pode atuar em laboratórios, unidades agroindustriais, indústrias de alimentos e tratamentos de resíduos. Também poderá atuar em órgãos de assistência técnica, unidades de elaboração e comercialização de produtos alimentícios (mercados, açougue e casas de carnes, padarias, restaurantes, cafeterias, cantinas e cervejarias, entre outros), bem como em órgãos de fiscalização sanitária e defesa dos consumidores, além da possibilidade de empreender.


Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 4º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos: arquivo docente
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM