

O curso Técnico em Enfermagem, junto ao Colégio Politécnico da UFSM, celebrou o dia do técnico em enfermagem em um evento na última quarta-feira, 21. A roda de conversa, organizada pela coordenação do Técnico em Enfermagem, contou com falas de profissionais da área da saúde, inclusive egressos(as) do curso.
A coordenadora do curso, professora Cintia Flôres, explica que os técnicos de enfermagem constituem o maior grupo de trabalhadores na linha de frente nos serviços de saúde. Para ela, o evento é, também, sobre valorizar a importância desses profissionais. A coordenação buscou fugir do formato acadêmico tradicional e trazer convidados para compartilhar experiências e falar sobre a valorização da profissão em diferentes cenários de atuação.
Convidada pela organização para falar sobre sua experiência de trabalho e docência, a professora Neida Pellenz refletiu sobre a importância de um trabalho interdisciplinar e do reconhecimento da importância da especialidade de cada profissional no trabalho do cuidado. Para ela, “o olhar humanizado e sensível é o que fortalece o trabalho em saúde”.


A professora e vice-coordenadora do Técnico em Enfermagem, Rhea Soares, explica que a enfermagem é constantemente associada à rigidez de seus protocolos. Apesar de direcionarem o cuidado, hoje eles são colocados lado a lado com a avaliação clínica humanizada e que tem um diferencial na qualidade do atendimento.
Quatro egressos do curso técnico participaram da segunda mesa do evento e compartilharam suas experiências após a conclusão do curso. A coordenação explica que a escolha dos profissionais aconteceu baseado nas suas áreas de atuação. As professoras colocam que os convidados estarem em cenários que não fazem parte da formação curricular é essencial para estimular os(as) estudantes e para “mostrar que existem outras possibilidades que são tão enriquecedoras e tão importantes quanto aquilo que é programado para a formação deles”, explica a professora Rhea Soares.

Sobre o curso Técnico em Enfermagem do Poli
Fundado em 2018, o curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico está em sua oitava turma. O curso forma profissionais com os conhecimentos e as competências necessários para o exercício profissional da Enfermagem.
A coordenação reforça a importância da flexibilidade do curso, com um currículo que pode ser adaptado de acordo com o que se mostra mais importante naquele período, como foi o caso da abertura do campo de UTI para estágios e práticas. Os campos de estágio estão situados principalmente no Hospital Universitário (HUSM) e nas unidades de saúde de Santa Maria. Um diferencial do curso é a presença de docentes nos espaços de prática, o que possibilita assistência aos estudantes durante suas atividades.
O curso agora tem planos de trazer temas de saúde para o espaço do Colégio Politécnico em atividades com os servidores e alunos(as) em eventos abertos ao público geral.
Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos e revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM