Foi realizado, no dia 29 de setembro, no Colégio Politécnico, uma atividade organizada pelos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem. Sob orientação dos docentes Nadianna Marques e Guilherme Pinheiro, os estudantes desenvolveram as ações como parte da disciplina de Cuidados em Saúde Mental.
A atividade na escola deriva de uma experiência dos estudantes do técnico no município de Restinga Seca/RS, com uma proposta similar: as cartinhas de saúde mental. Para a ação no Colégio Politécnico, o grupo escolheu a temática “transtornos e adolescência” e abordou formas de lidar com as novas emoções que surgem nesse período da vida.

Como proposta de intervenção, os estudantes de ensino médio foram convidados a depositar qualquer sentimento ruim na urna das emoções. A partir disso, os acadêmicos do Técnico em Enfermagem pretendem que, com essa atividade, o psicólogo do Politécnico tenha acesso aos papéis, como forma de identificar demandas e realizar intervenções com esses alunos.

O resultado da atividade foi surpreendente para os acadêmicos Vitória Priebe, Bianca Dorneles, Júlia Sarzi Sartori, Clara Kaufman e Miguel Henrique Dias: “a gente achou que eles não iam se abrir tanto, mas eles se abriram super (…) a gente só quer que eles entendam que tá tudo bem não estar bem sempre (…) e que a gente não tá aqui para trazer a solução para os problemas deles, mas sim Incentivar o autocuidado”, contam.
A professora Nadianna Marques conta que sentiu a necessidade de abordar o tema para além da disciplina teórica. “Estamos formando profissionais de saúde e, dentro da área, muitos vão trabalhar com educação e saúde e a demanda da saúde mental existe tanto no nível primário, secundário, terciário da saúde (…) desde a unidade básica de saúde até o hospitalar”.
Para ela, poder dialogar com os sujeitos e com o sistema de saúde desperta uma discussão sobre o autocuidado em saúde mental, essencial para identificar como cada um lida com suas emoções. Por isso, os alunos do técnico construíram suas atividades sob a perspectiva de educação e saúde; “veio a proposta, pensando também no Setembro Amarelo, que a gente pudesse desenvolver aqui dentro da escola (…) então tentamos unir esse cuidado em saúde mental com o ensino médio e com os alunos”.

Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 4º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos e revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM