Ir para o conteúdo LABLER Ir para o menu LABLER Ir para a busca no site LABLER Ir para o rodapé LABLER
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

LINC: Desenvolvimento de material didático para qualificação do acesso á educação em inglês como língua adicional

Ação de Extensão: Programa de Extensão

 

A educação linguística é um direito de aprendizagem (Artigo 23 e 26 da Declaração Universal dos Direitos Linguísticos). Nesse contexto, inglês é uma língua  adicional, que deve ser acrescida a outras que já integram o repertório da comunidade e sua aprendizagem é recurso necessário ao exercício da cidadania contemporânea, de modo que essas línguas sejam comobilizadas para a interlocução local e transnacional, seja no mundo do trabalho, seja no da cultura e lazer, não se circunscrevendo a e não sendo propriedade de um território específico.

No Brasil, historicamente, a aprendizagem de línguas adicionais (LAs) tem sido realizada de modo insuficiente para atendimento desse direito. Em certa medida a aprendizagem de LAs tem sido delegada à iniciativa privada e, portanto, reduzindo o potencial de acesso a elas. No momento em que a formação de professoras/es da educação básica recebe especial atenção dos órgãos governamentais, faz-se necessário incluir a formação continuada de professoras/es da rede pública como parte de uma agenda de desenvolvimento linguístico-cultural dos estudantes. 

Ao fomentar o diálogo entre professoras/es em formação inicial e em formação continuada e professoras pesquisadoras da área de ensino de língua inglesa, o presente programa visa ampliar e potencializar os letramentos voltados ao planejamento, elaboração e avaliação de material didático (doravante, MD) inovador e de qualidade para as aulas de inglês como língua adicional em escolas da educação básica. 

As atividades previstas para o desenvolvimento do projeto envolvem três fases distintas: 1) Planejamento; 2) Elaboração e 3) Avaliação.

Planejamento: a) sondagem para adesão ao programa entre professoras/es de escolas públicas utilizando contatos e canais já estabelecidos em com esse público em projetos anteriores do LabLeR; b) organização do cronograma de atividades com as(os) professoras(es) participantes; c) realização, no âmbito do LabLeR, de minicursos e oficinas de estudo e reflexão sobre teoria e prática de ensino de língua adicional e avaliação de metodologias e ferramentas para a produção de MD;

Elaboração: a) levantamento de interesses e necessidades de aprendizagem dos contextos de ensino; b) desenho de programa de ensino; c) coleta de insumos de linguagem; d) criação e produção de material didático (produto); d) diagramação e revisão de material didático; e e) publicação de material didático.

Avaliação: a) pilotagens do material didático; b) análise e revisão do MD e de sua pilotagem; c) eventos de partilha de resultados e avaliação do MD e do programa no LabLeR; d) elaboração e publicação de trabalhos em eventos e revistas científicas e de relatórios do projeto.

 

 Coordenação: Profª. Drª. Roséli Gonçalves do Nascimento e Profª. Drª. Maísa Helena Brum