Ir para o conteúdo LASCA Ir para o menu LASCA Ir para a busca no site LASCA Ir para o rodapé LASCA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Revista LEPA

A Revista LEPA nasce da iniciativa do Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal de Santa Maria, sob coordenação do Professor Saul Eduardo Seiguer Milder, abrir um espaço de divulgação não apenas das atividades de pesquisas desenvolvidas no laboratório, mas, principalmente, da disseminação do conhecimento científico nas áreas de Arqueologia e Patrimônio. Destina-se a publicar trabalho acadêmicos com o objetivo de apresentar e discutir novos conteúdos fomentando o interesse científico e acadêmico arqueológico e em âmbito do patrimônio material.

PDF

A Revista LEPA é uma publicação do Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da UFSM (LEPA/UFSM) com periodicidade anual, com apenas um número em cada volume, para propagar o conhecimento científico e técnico das áreas de Arqueologia e Patrimônio, publicado em duas sessões: (1) artigos, (2) comunicação de pesquisas de alunos de Iniciação Científica e (3) relatórios e notícias institucionais do LEPA.
O periódico também visa publicar textos relacionados à sistematização de acervos arqueológicos e de divulgação do patrimônio material arqueológico através da educação patrimonial, turismo, exposições museológicas e outras formas de comunicação. A finalidade é disseminar o conhecimento e as técnicas que vêm sendo aplicadas na gestão e pesquisa do patrimônio material arqueológico. 
A política editorial fundamenta-se nas seguintes primícias: 
• Não há restrições quando a abordagem e a abrangência das temáticas propostas;
• O apoio à conscientização da importância da preservação do patrimônio material, os quais são objetos de estudo da Arqueologia; 
• Difusão de pesquisas de autores brasileiros e estrangeiros e contribuições tangentes a teoria, metodologia, educação, legislação, e questões afins; 
• Divulgação dos trabalhos de estudantes de iniciação científica;
• Apresentação de resultados das pesquisas empreendidas pelo LEPA; 
• Enfoque nos estudos e pesquisas desenvolvidas no Sul do país;
• Ênfase na interdisciplinaridade.

ISSN 2318-1303

A Editoria será constituída por um editor-responsável e dois editores adjuntos, integrantes do corpo docente da Universidade Federal de Santa Maria.
São funções da Editoria:
-Responder pela execução e administração da Revista;
-Convocar, quando necessário, reunião do Conselho Editorial. 

O Conselho Editorial será composto pelo editor-responsável e por até mais sete (7) integrantes indicados pela Editoria. Compete ao Conselho Editorial:
-Colaborar na definição da política editorial;
-Expedir, sempre que requisitado, no âmbito de sua competência acadêmica, pareceres científicos em trabalhos enviados para publicação;
-Apresentar-se, quando convocado para reuniões da Editoria.

O mandato dos membros do Conselho Editorial será de cinco (5) anos, sendo possível sua reestruturação. Caso seja preciso substituir um Conselheiro, deve ser determinado pela Editoria.

A Secretaria Editorial será composta por um ou mais membros integrantes da equipe de pesquisadores, técnicos e estagiários do LEPA, indicados pelo editor responsável. Compete à Secretaria Editorial:
-Programação e editoração da revista;
-Contatos e correspondências por meio eletrônico.

 

ISSN 2318-1303

Os originais devem ser encaminhados à Secretaria Editorial através do e-mail revistalepa@gmail.br. em duas vias (uma delas sem identificação de autoria), na sua forma definitiva, revisados e obedecendo às normas editoriais abaixo:
Os textos enviados deverão se enquadrar nas seguintes sessões:
1. Artigos: Serão publicados artigos nas áreas de Arqueologia e Patrimônio, com o máximo de 50 laudas;
2. Comunicação de pesquisas de alunos de iniciação de pesquisas 
com o máximo de 03 laudas.
3. Relatórios e artigos institucionais do LEPA: Serão aceitos exclusivamente textos produzidos por pesquisadores vinculados ao LEPA, referentes a pesquisas desenvolvidas pelo laboratório, com o máximo de 50 laudas. 
A revista LEPA publica artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, cabendo ao Conselho Editorial decidir se o mesmo deverá ser editado na língua original ou traduzido para o português.
Os dados e conceitos são de exclusiva responsabilidade do autor.
Ao enviar seu trabalho para a Revista LEPA, o(s) autor(es) cede(m) automaticamente seus direitos autorais para eventual publicação do artigo. 
O autor deve enviar, juntamente com seu artigo, para o e-mail da revista, um documento assinado cedendo os direitos autorais para publicação do mesmo. 
Os trabalhos deverão ser inéditos no Brasil, observando as características técnicas.

Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação dos trabalhos.
Cabe ao Conselho Editorial a decisão sobre a publicação das contribuições recebidas. Todos os textos serão submetidos a dois pareceristas. No caso de haver um parecer contrário, o Conselho Editorial enviará o trabalho a um terceiro consultor. Em casos especiais, a Editoria poderá enviar trabalhos específicos para parecerista ad hoc, não-integrante ao Conselho, observando a titulação mínima de Doutor e/ou a notória especialização, bem como especialidade na área do trabalho em questão.
A data de entrega dos textos será até o dia 30 de Junho.
Todas as propostas para publicação devem ser enviadas, aos cuidados da:
Secretaria Editorial da Revista LEPA.
Textos de Arqueologia e Patrimônio.
Para o seguinte endereço:
e-mail: revistalepa@gmail.com

ISSN 2318-1303

Já estão abertas as chamadas para trabalhos para serem publicados no volume II, 2014. Os trabalhos devem ser enviados até julho de 2014. Interessados, por gentileza enviar o material de acordo com as normas editorias estabelecidas para o endereço revistalepa@gmail.com e as cópias impressas para o LEPA, conforme consta endereço físico no site.

 

ISSN 2318-1303

Não há edições anteriores.

Edição Atual

O primeiro número da Revista procura trazer estudos concernentes as duas temáticas centrais da publicação, Patrimônio e Arqueologia. Composto por oito artigos, com contribuições de autores reconhecidos em suas áreas de pesquisa, como a museóloga Heloísa Helena e o arqueólogo Saul Milder, profissionais e mestres atuantes, como o historiador Angelo Pohl e o arqueólogo Lúcio Lemes, e jovens pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria como Marjori Pacheco Dias e Bruno Gato da Silva.

Quatro artigos dedicam-se à temática do Patrimônio. O primeiro deles, de autoria de Patrícia Schneider, aborda a valorização do patrimônio arqueológico pré-colonial nas instituições de três municípios da região do Vale do Taquari/RS. A autora apresenta neste texto, o diagnóstico dos objetos pertencentes à cultura material pré-colonial nestes lugares de memória e, também, busca apontar se existe alguma presença de tratamento diferenciado em relação aos materiais históricos.

O segundo artigo, de Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da Costa e Luciana Silveira Cardoso, propõe-nos pensar a ampliação das possibilidades de ação e a interação entre patrimônio cultural e gestão museológica, utilizando como estudo de caso o Museu Antropológico Diretor Pestana e as políticas de gestão a serem exercidas.

O terceiro desses artigos, de autoria de Eva Carmem Ribas Pohl, trata da divulgação dos resultados das pesquisas arqueológicas realizadas no Município de Quaraí, ainda restritos ao meio acadêmico, através de obra paradidática, objetivando a difusão do patrimônio local.

O último artigo concernente à temática do patrimônio cultural, de autoria de Elane Santos Gonçalves e Luciana Oliveira Messeder Ballardo, trata de um conjunto de reflexões inéditas sobre o museólogo e suas práticas em instituições museológicas, após a criação da Política Nacional de Museus.

Este primeiro exemplar da Revista LEPA apresenta ainda quatro artigos de Arqueologia. O primeiro deles, do mestre Angelo Ignácio Pohl, apresenta um debate sobre o conceito de estilo na etnoarqueologia, e a contribuição para a interpretação da variedade de artefatos no registro arqueológico.

O segundo artigo traz os dados relativos às pesquisas arqueológicas da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, usando as prerrogativas do fator geo como referência para a pesquisa arqueológica, de autoria do Lúcio Lemes e de Bruno Gato da Silva.

O terceiro artigo, de um campo de estudos arqueológicos ainda pouco explorado no Brasil, relacionado à curadoria de acervos arqueológicos, apresenta métodos curatoriais aplicados às peças arqueológicas desde a coleta em campo até a inserção destes no acervo no Laboratório pela equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal de Santa Maria (LEPA-UFSM) desde 2012.

O último artigo, de autoria de Saul Eduardo Seiguer Milder, apresenta um histórico do Projeto Paleoindígena, voltado ao estudo de caçadores-coletores antigos, elaborado pelo arqueólogo Eurico Miller, incluindo a apresentação do conteúdo das fontes primárias encontradas Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul.

RESUMO

O presente trabalho trata da valorização do patrimônio arqueológico pré-colonial, lotado nas instituições de preservação, guarda e exposição de três municípios da região do Vale do Taquari/RS. Os três municípios selecionados para a pesquisa são Arvorezinha, Lajeado e Taquari e as instituições são, respectivamente, Museu Municipal de Arvorezinha, Museu Histórico Bruno Born e Casa Costa e Silva. O objetivo principal da pesquisa foi diagnosticar o espaço e tratamento dispensado à cultura material pré-colonial nestes lugares de memória e verificar se recebem um tratamento diferenciado em relação aos materiais históricos. O trabalho foi realizado por meio de levantamento de dados em pesquisa de campo, com preenchimento de uma Ficha Diagnóstico, previamente elaborada. O resultado a que se chegou é que nas instituições pesquisadas o material encontra-se desprestigiado em contraponto aos materiais históricos, não estando devidamente contextualizado, sendo visto como objeto de curiosidade, excentricidade, sem relação com a comunidade que os expõe.

Palavras-chave: acervo arqueológico; lugares de memória; patrimônio.

ABSTRACT

This study handles over the appreciation of the pre-colonial archaeological heritage, placed in institutions of preservation, guard and exposition of three towns in Vale do Taquari/RS region. The three selected towns are Arvorezinha, Lajeado e Taquari and the institutions are, respectively, the Museu Municipal de Arvorezinha; Museu Histórico Bruno Born and Casa Costa e Silva. The main purpose of the present research was to diagnose the space and the treatment dispensed to pre-colonial material culture in these places of remembrance and to verify if they receive a different treatment in relation to historical materials. The study was accomplished through data collection, based on field research method, with the filling out of a diagnosis form, previously elaborated. The result achieved suggests that, in the institutions researched, the archaeological materials are discredited, in opposition to the historical ones, and

they aren’t correctly contextualized, being observed as curious and eccentric objects, without any relation to the local community.

Key Words: archaeological collections; places of remembrance; heritage

Texto Completo: PDF

RESUMO

 

Este artigo apresenta os trabalhos realizados para a concretização do Projeto Arqueológico no Município de Quaraí/RS – Projeto Salamanca, desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal de Santa Maria (LEPA/UFSM), na área abrangida pelo município de Quaraí, no Estado do Rio Grande do Sul, na região de fronteira com o Uruguai. Os resultados da pesquisa, que abrange diversos aspectos do local, como vestígios de atividades domésticas, metais, ferramentas pré-históricas, entre outros componentes inerentes aos estudos arqueológicos, ainda são restritos ao meio acadêmico. Com o intuito de mudar essa realidade, os trabalhos realizados serão compilados e transformados em uma obra paradidática, que terá ampla divulgação, pretendendo atingir a um público maior e diversificado, com o incentivo da Prefeitura Municipal do Município de Quaraí.

Palavras-chave: patrimônio cultural, memória, Projeto Salamanca.

 

ABSTRACT

 

This text presents the work carried to the achievement of the Archaeological Project in the Municipality of Quaraí/RS – Projeto Salamanca, developed by the Laboratory for Archaeological Studies and Research of the Federal University of Santa Maria (LEPA / UFSM) in the town of Quaraí in the State of Rio Grande do Sul, in the region of the border with Uruguay. The results of the research that covers various aspects of the region, as traces of domestic activities, metals, prehistoric tools, among other components inherent to archaeological studies, but are still restricted to academia. Aiming to change this realitythe work carried out will be compiled and converted into a work paradidactics that have wide dissemination in order to reach a larger audience and diverse, with the encouragement of the City Municipality Quaraí.

 

Key-words: cultural heritage, memory, Projeto Salamanca.

Texto Completo: PDF

RESUMO

 

O presente artigo traz à discussão a contribuição da disciplina “Patrimônio, História e Memória em Museus” para o desenvolvimento e aporte teórico do projeto “Museu como instrumento de Gestão do Patrimônio Cultural: Desenvolvimento do Plano Museológico no Museu Antropológico Diretor Pestana” (MADP), apresentado ao Programa de Pós Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A partir dos conceitos trabalhados em sala buscou-se novos olhares sobre o tema da pesquisa, bem como a ampliação das possibilidades de ação e a interação entre patrimônio cultural e gestão museológica. Sempre considerando o Museu Antropológico Diretor Pestana e as políticas de gestão a serem exercidas.

Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Gestão Museológica, Museu Antropológico Diretor Pestana.

ABSTRACT

 

This article presents a contribution to the discussion of the discipline “Heritage, History and Memory in Museums” for the development and theoretical project “Museum as an instrument of Cultural Heritage Management: Plan Development Museológico the Anthropological Museum Director Pestana” (MADP) presented to Vocational Graduate Program in Cultural Heritage Federal University of Santa Maria / RS. From the concepts used in the classroom we sought new perspectives on the topic of research, as well as the expansion of the possibilities of action and interaction between cultural heritage and museum management. Always considering the Anthropological Museum Director Pestana and management policies to be exercised.


Key-words:
 Patrimônio Cultural, Gestão Museológica, Museu Antropológico Diretor Pestana.

Texto Completo: PDF

RESUMO

Esse artigo apresenta um breve panorama do debate existente na etnoarqueologia sobre a questão do conceito de estilo, especificamente nesse caso, o estilo iconológico e o estilo isocréstico, e sua aplicação na interpretação da variedade de artefatos no registro arqueológico, pois, há um bom tempo, se fazem presentes discussões entre arqueólogos e etnoarqueólogos sobre esse assunto. É possível afirmar que tais diferenças ainda deverão perdurar por um razoável lapso de tempo, devido à profundidade das divergências e a ampla possibilidade de interpretações existentes.

Palavras-chave: Etnoarqueologia, Estilo Arqueologia.

ABSTRACT

This article presents a brief overview of the existing debate on the issue in ethnoarchaeology the concept of style, specifically in this case, the iconological style and isocrestic style _, and its application in the interpretation of the variety of artifacts in the archaeological record, because for a long time, are present discussions among archaeologists and ethnoarchaeologists on this subject. It can be argued that such differences should still last a reasonable period of time due to the depth of the divergences and the existence of broad possibility of interpretations.

Key-words: Ethnoarchaeology, Style, Archeology.

Texto Completo: PDF

RESUMO

 

Este artigo apresenta algumas reflexões, questionamentos e inquietações geradas durante o processo de amadurecimento profissional, relacionadas à relevância do museólogo e de suas práticas em instituições museológicas e ainda, sobre as dificuldades que este profissional encontra no exercício das atividades laborais, mesmo após a criação da Política Nacional de Museus.

 

Palavras-chave: Museólogo, Instituição Museológica, Política Nacional de Museus.

 

Abstract

 

This text presents some thoughts, questions and concerns raised during the ripening professional process related to the relevance of museologist and their practices in museum institutions and also about the difficulties that this work is in the performance of work activities, even after the creation of the Museum National Politics.

 

Key-words: Museologist, Museological Institution, Museum National Politics.

Texto Completo: PDF 

RESUMO

 

Neste artigo, são apresentados os dados referentes aos termos físicos como a geologia, a pedologia, a geomorfologia, como também as características vegetacionais da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Também apresentamos os sítios arqueológicos encontrados na área de nossa pesquisa. Para tanto, foi utilizado o Modelo Locacional de Milder (2000), ou seja, através de um modelo preditivo, de antemão, sabe-se o tipo de sítio a ser encontrado. Para tanto, usamos as prerrogativas do fator geo como referência fundamental e indispensável para a pesquisa arqueológica.

 

Palavras chaves: Arqueologia, Dados físicos, Fronteira.

 

 

ABSTRACT

 

In this text, we present data concerning physical terms as geology, pedology, geomorphology, as well as the characteristics of the vegetation of the western border of Rio Grande do Sul. We also present the archaeological sites found in the area of our research. For this, we used the Locational Model of Milder (2000), through a predictive model, beforehand, we know the type of site to be found, therefore, use the prerogatives of geo factor as a fundamental reference and indispensable for archaeological research.

 

Key-words: Archaeology, Physical Data, Border.

Texto Completo: PDF

RESUMO

 

Esse artigo tem por objetivo apresentar métodos curatoriais aplicados às peças arqueológicas desde a coleta em campo até a inserção destes no acervo no Laboratório, descrevendo o acondicionamento, a locomoção do sítio arqueológico para instituição, o registro das informações de campo, a maneira como são tratados os materiais na chegada ao laboratório, conservação e preservação de acordo com os procedimentos de curadoria. Além disso, o trabalho também visa à descrição dos métodos de curadoria e documentação dos materiais encontrados nas intervenções realizadas pela equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal de Santa Maria (LEPA-UFSM), estado do Rio Grande do Sul, Brasil desde 2012.

 

Palavras chaves: Métodos, Curadoria, Arqueologia.

 

 

Abstract

 

This text aims to present curatorial methods applied to archaeological pieces when they are collecting from the field until to their insertion in the collection at the Laboratory, describing the conditioning, locomotion from the archaeological site to the institution, the record of the information field, how they are treated on arrival at the laboratory, conservation and preservation in accordance with the procedures of curation. In addition, the work also aims at the description of the curatorial methods and documentation of the materials found in interventions by the staff of the Laboratory for Archaeological Studies and Research of the Federal University of Santa Maria (LEPA-UFSM), Rio Grande do Sul, Brazil, since 2012.

 

Key-words: Methods, Curation, Archeology.

Texto Completo: PDF

RESUMO

 

O presente artigo apresenta um histórico da pesquisa realizada pelo arqueólogo Eurico Miller, conhecido como PROPA ou Projeto Paleoindígena, cujo objetivo era o estudo de caçadores-coletores antigos. O trabalho traz o conteúdo de fontes primárias encontradas durante nossa pesquisa no Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul, tais como fichas de sítios e relatórios do projeto.

 

Palavras-chave: Arqueologia, Projeto Paleoindígena, documentos primários.

 

ABSTRACT

 

This article presents a historical research conducted by archaeologist Eurico Miller, known as Project PROPA or Paleo-Indian, whose objective was the study of antique hunter-gatherers. In this text, we bring the content of primary sources found during our research at the Archaeological Museum of Rio Grande do Sul, such as chips of sites and project reports.

 

 

Key Words: Archaeology, Paleo-Indian Project, primary documents.

Texto Completo: PDF

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Reitor:

Prof. Felipe Martins Müller

Vice-Reitor:

Prof. Dalvan José Reinert

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Diretor:

Prof. Dr. Rogério Ferrer Koff

Vice-Diretor:

Prof. Dr. Mauri Leodir Löbler

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Chefe Depto:
Prof. Dr. Diorge Alceno Konrad 
Subchefe:
Prof. Dr. Carlos Henrique Armani

LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS

Coordenador:

Prof. Dr. Saul Eduardo Seiguer Milder

Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas Editores
Rua Floriano Peixoto, 1184, anexo ao prédio da 
Antiga Reitoria, Centro – Santa Maria, RS

CEP 97015-372

Fone/fax:(55) 3220 9240

e-mail: revistalepa@gmail.com

EDITORIA – Revista LEPA

Editor Responsável:

Prof. Dr. Saul Eduardo Seiguer Milder

Conselho Editorial:

Prof. Dr. Saul Eduardo Seiguer Milder

(UFSM)

Ms.Angelo Inácio Pohl

(UFSM)

Dr. Rossano Lopez Bastos

(IPHAN)

Prof. Drª. Neli Galarce Machado (UNIVATES)

Ms. Lucio Lemes (ACC)

Prof. Dr. Júlio Ricardo Quevedo dos Santos (UFSM)

Profª. Drª. Denise de Souza Saad (UFSM)

Prof. Dr. Átila Augusto Stock da Rosa  (UFSM)

Secretaria Editorial:

Luciana Messeder Ballardo

Editoração e Projeto Gráfico:

Luciana Messeder Ballardo

Revisão

Eva Carmem Ribas Pohl

 ISSN 2318-1303