Ir para o conteúdo LASCA Ir para o menu LASCA Ir para a busca no site LASCA Ir para o rodapé LASCA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação
As pesquisas arqueológicas começaram a ser desenvolvidas na UFSM no ano de 1982, no Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória (NEPA), que deu origem ao Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas (LEPA), criado oficialmente em 1985, vinculado ao Departamento de História da UFSM. O primeiro coordenador e fundador do LEPA foi o prof. Victor Hugo Oliveira da Silva, que também era o responsável pelos projetos de pesquisa arqueológica realizadas na UFSM, de 1982 até 1990. Neste período foram realizadas diversas escavações em sítios arqueológicos em Santa Maria e municípios vizinhos. Inicialmente o LEPA ocupava duas salas, no terceiro andar do Prédio de Apoio, na Rua Floriano Peixoto, nº 1750, no centro de Santa Maria/RS.
 
No ano de 1990, com a aposentadoria do prof. Victor Hugo, o prof. Dr. Teófilo Otoni Vasconcelos Torronteguy assumiu a coordenação do LEPA até o ano de 1994, em um período em que foi realizado o primeiro trabalho de organização e classificação do acervo arqueológico.
 
Em 1994, o prof. Dr. Saul Eduardo Seiguer Milder assumiu a coordenação do LEPA e começou a desenvolver novos projetos de pesquisa arqueológica, envolvendo sítios históricos e pré-coloniais. O prof. Dr. Saul Milder coordenou o LEPA até 2014, ano de seu falecimento. Esse período ficou marcado pela expansão dos projetos de pesquisa no LEPA, que culminaram em uma extensa produção acadêmica e no aumento exponencial do acervo arqueológico. No ano 2000, o LEPA mudou-se para um novo espaço físico, maior e mais adequado para comportar os materiais que chegavam de campo a cada projeto, localizado no prédio anexo à Antiga Reitoria da UFSM, Rua Floriano Peixoto, 1184.
 
Ainda em 2014, o prof. Dr. André Luis Ramos Soares, coordenador do Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória (NEP) assumiu a coordenação do LEPA. Em 2016, pesquisas arqueológicas voltaram a ser desenvolvidas no LEPA.
 
O NEP, por sua vez, desenvolvia projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão para o resgate e valorização dos bens culturais, arqueológicos, naturais, históricos, entre outros. Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se as atividades de Educação Patrimonial, desenvolvidas em diversos municípios da região central do Rio Grande do Sul.
 
A fusão do LEPA com o NEP, que possuíam o mesmo coordenador, ocorreu nos meses de julho e agosto de 2019, com mudança dos acervos e mobiliário para a casa onde funcionava a Assistência Judiciária da UFSM, ao lado do prédio da Antiga Reitoria. A fusão dos órgãos deu origem, portanto, ao Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA), que foi inaugurado em 14 outubro de 2019, com a abertura da exposição itinerante “A Trajetória da Arqueologia no Rio Grande do Sul”.
Notícias
Visita do arqueólogo Eric Boëda ao LEPA
O Laboratório recebeu a ilustre visita do pesquisador e arqueológo francês Eric Boëda. O professor Boëda tomou conhecimento da existência da coleção de artefatos líticos datados de mais de 12 mil anos, encontrados na fronteira de Quaraí – RS e…
10/10/2013
Educação Patrimonial com alunos da Escola Estadual Professora Naura Teixeira Pinheiro
A turma 52, 5ª série da Escola Estadual Professora Naura Teixeira Pinheiro visitou o LEPA-UFSM nesta semana. Além de conhecer a exposição, eles também aprenderam um pouco do que é Arqueologia e participaram de duas Oficinas de arqueologia experimental: uma…
16/09/2013
Introdução a Arqueologia
O laboratório sempre desenvolve atividades de treinamento para os novos pesquisadores que desejam se inserir no trabalho de pesquisa arqueológica. Os alunos que se interessam em pesquisar o acervo disponível no LEPA recebem orientações teóricas e práticas para desenvolverem seus…
06/10/2012
Projeto de Documentação do LEPA
A primeira parte do processo de Documentação do acervo LEPA está concluída. Entre as atividades desenvolvidas neste período estão o acondicionamento do acervo num lugar exclusivo para a salvaguarda dos objetos a partir da criação da Reserva Técnica do Laboratório,…
06/09/2012