Ir para o conteúdo LABSILVI Ir para o menu LABSILVI Ir para a busca no site LABSILVI Ir para o rodapé LABSILVI

Inaugurada nova câmara fria para a Bolsa de Sementes

No dia 08 de agosto, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) celebrou os 32 anos do Verde é Vida, programa de ação socioambiental e educação rural. Porém, quem recebeu o presente foi a Bolsa de Sementes, uma ação realizada pelo Verde é Vida com as escolas parceiras e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi inaugurada, junto ao Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal do Centro de Ciências Rurais da Universidade, a nova câmara fria, onde ficam armazenadas as sementes coletadas pelos alunos das escolas parceiras.

O secretário da Afubra, Marco Antonio Dornelles, ao lembrar dos 20 anos de atividades da Bolsa de Sementes, destacou a aproximação da entidade com a universidade. “Desde a fundação da Afubra, há 68 anos, se incentiva a diversificação e a preservação ambiental. A parceria com a Universidade oportuniza levar conhecimento aos nossos alunos. A Bolsa de Sementes tem dado resultados positivos, oportunizando, por meio da produção de mudas, a recuperação de nascentes e outras ações”.

Para a professora Maristela Araújo, coordenadora do Laboratório e do Viveiro da UFSM, o momento é de agradecimento pela parceria com a Afubra. Ela destacou a importância da relação da Universidade com entidades e empresas e explicou que, com a nova câmara, o armazenamento das sementes será melhorado.

O reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, se disse orgulhoso pela Universidade fazer parte da caminha da Bolsa de Sementes, desde o seu início, há 20 anos, “o que significa que estamos no caminho certo. A educação ambiental e a produção de mudas de espécies nativas é fundamental, assim como a integração com as escolas e comunidades”.

Texto: Jornalista Luciana Jost Radtke